Embraer na mira do xerife do mercado! A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou nesta quinta-feira, 7, que abriu um Processo Administrativo Sancionador (PAS) contra o diretor de relações com investidores da Embraer, Nelson Krahenbuhl Salgado. Ele é acusado de ter divulgado de forma incompleta o fato relevante que anunciou os termos do acordo com a Boeing.
O processo foi instaurado no dia 23 de janeiro e está em fase de apresentação de defesa. Na acusação, a Procuradoria Federal Especializada (PFE) da CVM relata que o processo decorre principalmente da omissão de informações do Memorando de Entendimentos firmado entre as duas empresas no primeiro fato relevante divulgado sobre as negociações, em 5 de julho do ano passado. Para a CVM, as primeiras informações prestadas ao mercado "não apresentam um retrato objetivo da transação".
"A nosso ver, da forma como foi feita, a divulgação buscou diminuir a importância do fato de que a Embraer terá meios bastante limitados de influir na condução operacional da NewCo (nome dado a empresa que será criada por Boeing e Embraer)", declara a PFE/CVM no documento enviado ao juiz.
O documento é assinado pela procuradora Raquel Passarelli de Souza Toledo de Campos e foi enviado à 24ª Vara Cível antes de a CVM ser citada no processo. Na resposta, a procuradora destaca o interesse político despertado pela operação. "Este é um ponto bastante sensível, principalmente pela variável política que permeia e pode influenciar os rumos dessa operação, ainda mais em um ano em que houve eleições para presidência da República", declara.
*Com Estadão Conteúdo.