Quando falamos de carros voadores, a referência que logo vem à cabeça é Os Jetsons. Agora, com os eVTOLs - ou aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical - o que era apenas um desenho ou um sonho de criança está cada vez mais perto de se tornar uma realidade. E com um dedo da Embraer (EMBR3).
A Eve, subsidiária da empresa brasileira, recebeu um pedido de mais 40 eVTOLs da Microflite, uma das principais operadoras de helicópteros da Austrália. Os valores não foram revelados.
O acordo foi anunciado nesta quarta-feira (16) no Singapore Airshow e tem como objetivo apoiar o início de novas operações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na Austrália, em 2026.
Embraer e os detalhes da parceria
A Eve e a Microflite planejam iniciar a parceria usando helicópteros como prova de conceito para validar parâmetros que serão aplicados nas futuras operações dos eVTOLs.
Segundo a Embraer, essa parceria também visa desenvolver novos serviços e procedimentos para criar um ambiente operacional seguro e dimensionado para as operações de eVTOL, em conjunto com comunidades e outras partes interessadas da indústria.
““Nossa parceria com a Microflite verá o início progressivo de operações neutras em carbono em preparação para as primeiras entregas de aeronaves de emissão zero em 2026. Esperamos aprender juntos e construir operações seguras e bem dimensionadas com o apoio das comunidades locais”, disse André Stein, co-CEO da Eve.”, afirma André Stein, co-CEO da Eve.