Menu
2019-07-24T14:59:47-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Cartões

Resultado da Cielo afeta ações da Stone e PagSeguro em Nova York

Mais do que o balanço, é a disposição demonstrada pela Cielo em pegar pesado na guerra de preços nesse mercado que deixa os investidores de PagSeguro e Stone com um pé atrás

24 de julho de 2019
14:42 - atualizado às 14:59
Maquininhas de cartão em guerra
Maquininhas de cartão de Stone, Rede, Cielo e PagSeguro - Imagem: Montagem Andrei Morais/Seu Dinheiro

A reação da Cielo na guerra das maquininhas de cartão mexeu com as ações das concorrentes negociadas em Nova York. Por volta das 14h20, os papéis da PagSeguro recuavam 2,05% e os da Stone, 2,93%. Na contramão, as ações da Cielo disparavam 8,44% na B3.

Em sua estratégia de brigar por participação de mercado, e não por rentabilidade, a Cielo começa a entregar o que prometeu. A empresa controlada por Banco do Brasil e Bradesco registrou queda de 33% no lucro no segundo trimestre deste ano. Mas apresentou um aumento de 9% nos volumes negociados em suas maquininhas, ainda que em troca de uma queda nas receitas.

Mais do que os resultados, é a disposição demonstrada pela Cielo em pegar pesado na guerra de preços nesse mercado que deixa os investidores de PagSeguro e Stone com um pé atrás hoje, segundo um analista com quem eu conversei.

Em entrevista coletiva hoje pela manhã, o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, disse que ainda tem "bastante apetite" para continuar nessa disputa. Em outras palavras, a empresa parece disposta a sacrificar ainda mais as margens de lucro para não perder mercado.

Mesmo com a queda de hoje, quem possui ações da PagSeguro ou da Stone não tem do que reclamar. No ano, os papéis da PagSeguro, que são negociados na bolsa de Nova York, acumulam valorização de 144%. Já as da Stone, listadas na Nasdaq, registram um ganho acumulado de 81% em 2019.

A Cielo é o reverso dessa moeda, já que as ações acumulam uma queda de 14,5% no ano mesmo com a forte alta no pregão desta quinta-feira. Nos últimos 12 meses, a empresa perdeu mais da metade do valor de mercado.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

mp 925

Câmara conclui votação de MP da Aviação e texto segue para Senado

A proposta traz ações emergenciais ao setor de aviação civil para mitigar os efeitos da crise gerada pela pandemia

mundo aéreo

Azul vende participação de 6% na TAP para governo português, por R$ 65 milhões

A companhia aérea Azul informou nesta quarta-feira, 8, que vendeu a participação indireta de 6% que detinha na aérea portuguesa TAP, para o governo de Portugal. O valor fechado foi de R$ 65 milhões

Um milhão em três meses

Em meio à pandemia, Banco Inter alcança 6 milhões de clientes da conta digital

No mês de abril, o banco havia informado que tinha alcançado 5 milhões de clientes. Na ocasião, também disse que só no primeiro trimestre o número de novas contas bateu recorde

seu dinheiro na sua noite

Quanto vale um triz? Hoje, 231 pontos

No seu livro de crônicas “Comédias para se ler na escola”, Luis Fernando Verissimo discorre sobre os possíveis significados e origens das expressões “tintim” e “triz” – seriam unidades de medida que caíram em desuso? Subdivisões do espaço e do tempo? – e sai com a ótima tirada de que ambos pertenceriam ao obscuro mundo […]

coronavírus no país

Covid-19: Brasil tem 67,9 mil mortes e 1 milhão de curados

País acumula 1,7 milhão de casos confirmados do novo coronavírus

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements