Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-05T09:51:31-03:00
Estadão Conteúdo
Débito ou crédito

Dez empresas disputam leilão para atuar com Banco do Nordeste em maquininhas de cartão

Entre os interessados estariam nomes consolidados como o da Getnet, do Santander, até novatos como o banco digital Cactvs, do ex-vice-presidente do IRB Brasil Re, Fernando Passos

5 de maio de 2021
9:51
Maquininha de cartão
Maquininha de cartão - Imagem: Shutterstock

O Banco do Nordeste (BNB) está no meio de uma concorrência para selecionar um parceiro com o qual atuará no acirrado mercado de maquininhas. O negócio despertou o interesse de dez empresas que atuam no ramo.

Dentre eles, estariam nomes consolidados como o da Getnet, do Santander, até novatos como o banco digital Cactvs, do ex-vice-presidente do IRB Brasil Re, Fernando Passos, apurou o Estadão/Broadcast.

O BNB iniciou o processo de seleção de uma empresa no setor no início do mês passado, conforme informou em comunicado ao mercado. A disputa já estaria na segunda etapa, dizem duas fontes, que pedem anonimato.

A partir de agora, os candidatos partem para as chamadas ofertas vinculantes, ou seja, que representam um compromisso firme com o negócio. Procurado, o BNB informou que dez empresas apresentaram propostas de intenção na parceria, sem revelar os nomes dos candidatos.

O banco diz ainda que todos serão analisados, conforme critérios previamente definidos. A seleção pode envolver mais de uma empresa e não terá exclusividade.

A lista de exigências para o concorrente estar apto inclui: atuar com as principais bandeiras; experiência ou com modelos de negócios inovadores e capacidade de investimento; não ter causado prejuízo financeiro e/ou de reputação ao Banco do Nordeste; não ser contraparte em ação judicial considerada relevante; não apresentar conflito de interesses; e, por fim, atender todas as determinações legais aplicáveis à parceria.

Um dos candidatos que teriam tido interesse ao longo do processo de concorrência, segundo fontes, seria a Cactvs. Fundada em novembro de 2020, a fintech tem como sócios Passos e sua esposa, Kelvia Passos. Ambos tiveram passagem pelo BNB.

Kelvia foi gerente do BNB por 19 anos, deixando o posto no mês passado. Já Fernando Passos teve sua gestão no BNB questionada por supostas irregularidades, durante os anos de 2012 e 2013. Não se sabe, porém, quais dos candidatos que fizeram proposta na primeira etapa darão o lance na segunda.

Disputa acirrada

Nos últimos anos, o mercado de maquininhas foi palco de uma crescente disputa, com a explosão do número de concorrentes. No passado, era restrito a um duopólio formado por Cielo (de Bradesco e Banco do Brasil) e Rede (do Itaú Unibanco). Hoje, são mais de 20 grupos, além de centenas de subadquirentes.

O alvo é o mesmo: o promissor mercado de pagamentos no País. No ano passado, o setor atingiu a marca recorde de R$ 2 trilhões alta de 8,2% ante 2019, segundo informações da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Procurada, a Cactvs não comentou. A Getnet também não se manifestou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia também:

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

ECONOMIA X COVID

Economia monitora variante ômicron da covid-19, mas programas de auxílio dependem da PEC dos Precatórios; pasta evita falar em gastos fora do teto

Ministério da Economia evita falar em crédito extraordinário, como acontece nos casos de guerras ou calamidades públicas

Black Friday em números

Varejo cresce 6,3% na Black Friday e vê crescimento de lojas virtuais com e-commerce aquecido; confira dados

Apesar do aumento em relação à Black Friday de 2020, o patamar de faturamento do varejo foi 9,1% inferior ao registrado em 2019

Desdobramentos da crise

Presidente da Latam, Roberto Alvo diz que recusou oferta ‘incompleta’ e ‘insuficiente’ da Azul

O conteúdo dela é confidencial”, afirmou, em entrevista coletiva. Procurada, a Azul não quis comentar

Solana no MB

Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano

A quinta maior criptomoeda do mundo vem conquistando o mercado porque se coloca como uma blockchain alternativa ao ethereum (ETH)

Pandemia em curso

Variante ômicron da covid-19 já está em dez países, mas chefe da associação médica da África do Sul vê “sintomas médios” da doença em estudo preliminar

Até o fechamento desta matéria, não haviam informações sobre infecções por essa variante da covid-19 nas Américas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies