🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Se quer paz, prepare-se para a guerra

Se você perdeu a sexta-feira, meu caro, isso pode fazer um grande diferencial em seu retorno anual — sim, poucos dias fazem a diferença. É por isso que você precisa aguentar o tranco.

14 de outubro de 2019
12:55 - atualizado às 11:23
Guerra comercial entre China e Estados Unidos
Imagem: Shutterstock

“Napoleão não precisava da conquista, mas propriamente da guerra como meio de excitação, como a embriaguez (…) A circulação sanguínea de Napoleão era irregular e extremamente lenta (…) Só no meio da guerra ele se sentia bem, seu pulso começava a bater regularmente e com velocidade normal.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse é um trecho da “Crônica do Exterior”, de Leon Paul, publicada pelo jornal Gólos em 7 de abril de 1865. Em alguma medida, pode ser visto como uma variação do clássico ditado romano “Si vis pacem, para bellum” (Se quer paz, prepare-se para a guerra), atribuído a Flávio Vegécio. Ou, quem sabe, até mesmo como uma alternativa para a antifragilidade talebiana. Precisamos amar a volatilidade. A partir do choque, podemos chegar a um resultado mais positivo. O crescimento não vem do marasmo, da ausência de risco, da não incorrência em estresse. “No pain, no gain.”

Eis um trecho desta coluna da última quinta-feira:

“Apesar de não achar que todos nossos problemas serão resolvidos com a visita chinesa aos EUA — na verdade, acho que só haverá um dia em que teremos resolvidos todos os nossos problemas: quando deixarmos a vida —, ainda espero que seja evitado um grande desastre, com alguma notícia positiva na margem, sem escalada das tensões ou, ao menos, com algum compromisso, mesmo que parcial, no sentido de conter retaliações recíprocas adicionais.”

E eis um excerto de uma matéria do site InfoMoney do dia subsequente:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira (+1,98%). A grande notícia do dia foi que Estados Unidos e China finalmente chegaram a um acordo comercial parcial.”

Leia Também

Por que recupero essas citações?

Hoje, a julgar pelo comportamento dos mercados futuros, o Ibovespa deve interromper o otimismo e voltar a cair. O motivo? Indicações de que o governo chinês quer novas negociações antes de efetivamente formalizar a assinatura da “fase 1” do acordo comercial. O que era certeza na sexta-feira, de acordo com o Twitter de Donald Trump, agora passa a ser apenas uma (boa) possibilidade.

A tormenta antes da calmaria

Minha leitura — e essa é a mensagem central de hoje — aponta para a necessidade de um certo recrudescimento das relações antes do apaziguamento. Como um casal que fortalece o matrimônio só depois de uma consideração concreta do divórcio. Ou como um homem que passa a viver de forma mais intensa depois de uma experiência de quase-morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você precisa olhar o abismo para sair da direção dele. A presidente Dilma só sofreu impeachment porque, como resumiu brilhantemente Luis Stuhlberger à época nas foscas Páginas Amarelas, de fato, flertávamos com o precipício — bom, isso é assunto para uma outra hora.

Se você lesse as manchetes na iminência das negociações concretas entre EUA e China, provavelmente concluiria que as coisas caminhavam bem mal. Trump aumentaria ainda mais as restrições às empresas de tecnologia chinesas, colocando-as numa lista negra. Também imporia regras mais rígidas aos imigrantes chineses. E novas tarifas estariam a caminho. A China, por sua vez, voltaria com sua comitiva na própria quinta-feira, já antevendo completo fracasso das negociações.

Então, a conclusão óbvia seria vender seus ativos de risco. E, se você perdeu a sexta-feira, meu caro, isso pode fazer um grande diferencial em seu retorno anual — sim, poucos dias fazem a diferença. É por isso que você precisa aguentar o tranco.

Não quero dizer, com isso, que as coisas estejam resolvidas em definitivo. Se a China pede novas conversas, aguardemos as novas conversas, com sabedoria e diligência. Aqui, felizmente, não sabemos o futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como diria Amos Tversky, “é assustador pensar que você pode não saber algo. Mas é ainda mais assustador pensar que, de uma forma geral, o mundo é comandado por pessoas que acreditam saber exatamente o que está acontecendo”. Ou, nas palavras de J. Kenneth Galbraith: “Nós temos dois tipos de previsores: aqueles que não sabem e aqueles que não sabem que não sabem”.

O comportamento dos mercados na semana passada nos oferece claramente lições materiais — nada de interpretação, suposições, ilações ou opiniões pessoais; são questões concretas mesmo, que devemos levar para sempre conosco.

Depois de grande preocupação com as notícias ruins sobre baixa probabilidade de resolução para questões comerciais entre EUA e China, o Ibovespa terminou a semana passada com ganho de 1,25%; e por conta do otimismo com o acordo comercial.

Hora da verdade

Corolário 1: cuidado com as manchetes de jornal. Estamos no meio de um processo negocial. Cada parte tenta puxar para si termos melhores. Quem desdenha quer comprar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembre-se do livro “A Arte da Negociação”, do próprio Donald Trump: “Deprecie retoricamente seu ativo-alvo”. Ele está nos dizendo publicamente como atua em processos negociais.

Corolário 2: recrudescimentos das tensões podem não significar o que parecem num primeiro momento. Talvez só cheguemos a um acordo depois de analisar concretamente a alternativa, que é simplesmente nos jogar do precipício.

E, lá embaixo, com recessão em 2020, Trump não se reelege e Xi Jinping, hoje listado entre os grandes líderes chineses ao lado de nomes como Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping (esse último incluído nos estados do Partido Comunista apenas depois de sua morte; só Mao também atuou como “Grande Timoneiro”), pode não conter as pressões sociais. Vendas generalizadas causadas por notícias e especulações da imprensa podem abrir boas oportunidades de compra.

Corolário 3: não há bala de prata. Não há, nem haverá resolução definitiva. A novela da guerra comercial, mesmo depois de eventualmente assinada a fase 1 do acordo, continuará no ar, com direito a vale a pena ver (e rever) de novo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muita gente achou que a coisa estava resolvida na sexta. Não está, nem estará. Essa disputa vai ficar por meses e anos nos assombrando, porque ela envolve mais do que meses e anos de dominância tecnológica e hegemonia política, com a China tentando recuperar o protagonismo que exercia até 1820. Aprenda a conviver com isso.

Investir não se trata de não correr risco ou encontrar um ambiente de marasmo e total previsibilidade. Os grandes retornos vêm justamente da escolha de ativos ou mercados sobre os quais paira uma certa nuvem e, conforme essa nuvem se dissipa, aparece o sol. É exatamente a mudança climática que promove o maior retorno.

Corolário 4: se você entendeu que se trata de um jogo de longo prazo — espero que tenha entendido —, não adianta querer ter retornos de curto prazo. É uma impossibilidade lógica. Necessariamente vai haver retrocessos e volatilidade no meio do caminho. Olha a chuva… já passou… Vai ser essa a dinâmica. Muito ruído no meio de alguns poucos sinais.

Amarre-se ao mastro e passe cera nos ouvidos. Assim atravessaremos a tempestade e resistiremos ao canto da sereia, apegados ao fundamento estrutural. Se a China quer conversar mais, ok para isso — sempre fui um sujeito aberto à conversa, com quem quiser. O meu mandarim está meio enferrujado, mas a gente dá um jeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Olhando com a devida perspectiva, se percebe como estamos melhores hoje na questão da guerra comercial frente há uma semana.

Essa semana

Mercados iniciam a segunda-feira influenciados pela predominância do mau humor externo, embora ainda tentem manter os ganhos da semana passada. As variações são modestas, ponderando a falta de certeza sobre um acordo entre EUA e China e algum otimismo com a melhora mais sistêmica.

A balança comercial chinesa veio abaixo do esperado, mas dados de produção industrial superaram as projeções, impedindo maior preocupação.

Por aqui, IBC-Br é o grande destaque do dia, com aumento de 0,07% na comparação mensal, frente a uma estimativa de 0,2%. Relatório Focus trouxe revisão da mediana das projeções para taxa Selic em 2020, de 5,00% para 4,75%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa Futuro registra baixa de 0,05%, dólar tem leve alta e juros futuros caem em reação ao IBC-Br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TEM ATÉ PORTA-AVIÕES

Forças Armadas dos EUA se preparam para operações no Irã que podem durar semanas

14 de fevereiro de 2026 - 16:30

Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã

VAZAMENTO DE DADOS

Banco Central alerta: quais dados foram expostos em vazamento de mais de 5 mil chaves Pix do Agibank?

14 de fevereiro de 2026 - 15:21

Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição

QUAL O PROBLEMA

O mundo rico deveria temer a “Brasilificação” da economia, diz The Economist

14 de fevereiro de 2026 - 14:30

O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil

GUARDIÃ

Nem São Paulo nem Rio: a capital com aluguel mais caro do Brasil acaba de substituir Brasília por alguns dias

13 de fevereiro de 2026 - 16:22

Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI

PRESENTE PARA OS CONCURSEIROS

Salários iniciais de até R$ 13 mil e mais de 270 vagas: IFCE divulga concurso público para técnicos e professores

13 de fevereiro de 2026 - 15:34

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos

MERCADO DE TRABALHO

78,1% dos brasileiros estão satisfeitos com o trabalho, mas falta uma coisa para a satisfação ir a 100%

13 de fevereiro de 2026 - 14:04

Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros

CHEGOU A HORA DA FOLIA

Vai ter Mega-Sena, Lotofácil e Quina no Carnaval? Veja o calendário das loterias da Caixa para os próximos dias

13 de fevereiro de 2026 - 12:11

As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.

TEIMOSIA RECOMPENSADA

Apostador da Lotofácil insiste nos mesmos números e acorda milionário em plena sexta-feira 13 pré-Carnaval; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

13 de fevereiro de 2026 - 7:41

Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.

AGENDA DE CARNAVAL

Metrô 24h, B3 de portas fechadas, Correios de folga e mais: Confira o que abre e o que fecha nos dias de folia

13 de fevereiro de 2026 - 5:29

Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público

POLARIZAÇÃO DE VOTOS

População máxima permitida: políticos querem limitar o número de moradores desse país

12 de fevereiro de 2026 - 15:09

Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários

JEFF BEZOS, MARK ZUCKERBERG E MAIS

“Bunker dos bilionários” ganha mais um morador célebre: conheça a ilha artificial em Miami onde moram os super-ricos

12 de fevereiro de 2026 - 12:24

Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar

COMO EVITAR O CROWD CRASH

Carnaval em segurança: confira dicas para se prevenir em situações de superlotação

12 de fevereiro de 2026 - 9:10

Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação

HISTÓRIA DE CINEMA

Apostador joga 1, 2, 3, 4, 5, 6 na loteria e fica milionário; Mega-Sena pode pagar R$ 55 milhões hoje

12 de fevereiro de 2026 - 7:06

O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.

CALENDÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA

Calendário do Bolsa Família: governo começa a pagar hoje (12) a parcela de fevereiro de 2026; confira o cronograma completo

12 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

CEO CONFERENCE 2026

Para os gringos, tanto faz o próximo presidente — a trajetória de crescimento do Brasil está traçada, diz André Esteves

11 de fevereiro de 2026 - 19:05

Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país

CEO CONFERENCE 2026

Brasil vive melhor momento em anos, diz André Esteves — e o próximo presidente só terá um desafio na economia

11 de fevereiro de 2026 - 17:03

Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar

PRESIDENTE DO BC

“Banco Central é um transatlântico”: Galípolo sinaliza cortes da Selic, mas evita decisões precipitadas

11 de fevereiro de 2026 - 16:10

“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC

LINHA GALAXY S

Já era, fofoqueiros: Samsung prepara celular com recurso anticuriosos; veja data de lançamento e como conseguir descontos de até R$ 1.500

11 de fevereiro de 2026 - 11:04

Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung

ATENÇÕES DIVIDIDAS

Lotofácil 3610 faz 5 milionários de uma vez só, mas Dia de Sorte paga o maior prêmio da rodada; Mega-Sena acumula

11 de fevereiro de 2026 - 7:28

Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.

CEO CONFERENCE 2026

Até onde a Selic pode cair? BTG projeta cortes totais de 3 pontos nos juros este ano; questão fiscal é o principal risco

10 de fevereiro de 2026 - 18:32

Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar