Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Para todos os gostos

3 formas de investir em ações… Qual combina melhor com seu estilo?

Além da compra e venda direta na bolsa, você também pode investir por fundos de investimento em ações e ETFs; conheça cada uma dessas modalidades

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
30 de setembro de 2019
5:30 - atualizado às 9:39
Imagem mostra homem com três tipos diferentes de barba
Investimento em ações pode ser direto ou indireto, por meio de fundos de investimento. Imagem: Shutterstock

Para muita gente, investir em ações pode parecer um bicho de sete cabeças. A maioria das pessoas não se sente à vontade para montar uma carteira própria de ações, pois teme não saber escolher os melhores papéis de acordo com os seus objetivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você não precisa ser um especialista para investir em ações, mas a compra direta dos papéis na bolsa não é a única maneira de expor parte da sua carteira à renda variável.

Investimento ativo vs. investimento passivo

A primeira coisa que você deve saber em relação a esse assunto é que você pode investir em ações de forma ativa ou passiva.

O investimento ativo consiste em escolher ações para tentar superar o desempenho médio do mercado.

No caso do mercado de ações, esse indicador de referência - o chamado benchmark -, é normalmente é um índice amplo, como o Ibovespa ou o IBr-X 100.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o investimento passivo consiste em simplesmente tentar seguir o benchmark, obtendo um retorno similar à média do mercado.

Leia Também

  • Veja mais: Investidores comuns estão aprendendo como antecipar o movimento das ações com um dos maiores analistas técnicos do país. VAGAS LIMITADAS. Corra. Entre aqui.

3 formas de investir em ações

Com isso em mente, podemos listar três formas de investir em ações:

1. Investimento direto

O investimento direto é o que vem à mente da maioria das pessoas quando se fala em investir na bolsa. Consiste na compra direta das ações pelo próprio investidor pessoa física. Em geral, trata-se de um investimento ativo, na tentativa de bater o mercado.

Entenda, em detalhes, o que são ações e como começar a investir em ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O investidor escolhe as ações baseado na sua própria análise ou com a ajuda de analistas profissionais e monta uma carteira personalizada. Para investir, basta ter um CPF e abrir conta numa corretora de valores. Saiba como escolher uma corretora.

Atualmente, a maioria das corretoras com foco no investidor pessoa física dispõe de um home broker - uma plataforma on-line de negociação de ações na bolsa de valores onde o investidor escolhe os ativos e dá as ordens de compra e venda.

O investimento direto em ações está sujeito à cobrança de taxas pagas à corretora (corretagem e custódia) e à bolsa de valores (emolumentos), além de imposto de renda.

A taxa de corretagem e os emolumentos incidem sobre cada operação, sendo cobrados a cada compra ou venda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a custódia é mensal, sendo cobrada durante todo o período em que o investidor mantiver posições em bolsa. Algumas corretoras isentam os clientes de corretagem e/ou custódia, além de montarem pacotes diferenciados de custos, dependendo de como o cliente opera.

O imposto de renda sobre os ganhos obtidos com a compra e a venda diretas de ações deve ser calculado e recolhido pelo próprio investidor. Saiba como fazer isso.

2. Fundos de investimento em ações

Quem não se sentir à vontade para operar por conta própria pode optar por investir em ações por meio de fundos de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os fundos de ações são condomínios nos quais os diversos cotistas unem seus recursos para que um gestor profissional monte uma carteira de ações.

Assim, todos os cotistas podem participar dos resultados do fundo - por exemplo, da valorização das ações - na proporção do número de cotas que cada um possui.

Fundos de ações podem ter gestão ativa ou passiva. Ou seja, em alguns deles o gestor tenta superar um índice de referência (em geral, o Ibovespa); em outros, o gestor tenta somente seguir o benchmark com a maior aderência possível.

Os fundos de ações também podem lançar mão de diferentes estratégias. Os fundos que só compram ações para ganhar com a sua valorização são chamados de long only; já aqueles que fazem operações compradas e vendidas, na tentativa de ganhar com a alta ou a queda do mercado, protegendo o principal do investidor, são chamados de long biased.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existem ainda fundos focados em lucrar com os dividendos distribuídos pelas companhias que costumam pagar bons proventos; fundos que só investem em ações de companhias de baixo valor de mercado, as small caps; além dos fundos setoriais, voltados para ações de empresas de um mesmo setor econômico.

Fundos de investimento cobram uma taxa de administração anual sobre o patrimônio investido, independentemente de haver ganhos ou perdas, que serve para remunerar a gestão e a administração profissionais.

Fundos ativos podem ainda cobrar uma taxa de performance, que é um percentual sobre os ganhos que excederem o benchmark.

Fundos de ações não têm come-cotas, como ocorre com outros fundos de investimento, mas pagam imposto de renda de 15%ou 20%  sobre os ganhos no resgate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IR, no entanto, é recolhido na fonte pela própria instituição financeira. O investidor não precisa se preocupar em recolhê-lo ao efetuar um resgate.

3. ETF (Exchange Traded Funds)

Os ETF também são fundos de investimento, mas são um pouco diferentes dos fundos de ações abertos que você encontra, por exemplo, nas plataformas de investimento. Eles são fundos passivos cujas cotas são negociadas em bolsa como se fossem ações.

Ou seja, para investir num ETF, você precisa ter cadastro em uma corretora e comprar as cotas pelo home broker; se quiser se desfazer do investimento, precisa vender as cotas na bolsa. Não é como num fundo de ações comum, em que você faz aplicações e resgates.

No Brasil, existem ETF de renda fixa e renda variável. Os de renda variável são atrelados a índices de bolsa e procuram replicar, com o máximo de aderência, o desempenho desses indicadores de referência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ETF também são conhecidos como fundos de índice, porque adquirir cotas de um ETF é como investir no próprio índice ao qual ele está atrelado.

Assim, se você quer ter o desempenho do Ibovespa, você pode comprar um ETF atrelado a este índice, como o BOVA11 ou o BOVV11; já se você quiser ter o desempenho do índice de Small Caps, aquelas empresas de menor valor de mercado, basta comprar um SMAL11.

Na bolsa brasileira temos até ETF atrelados ao desempenho do principal índice da bolsa americana, o S&P500.

Por serem negociados em bolsa, os ETF estão sujeitos às mesmas taxas e à mesma tributação da negociação de ações - corretagem, custódia, emolumentos e IR de 15% sobre os ganhos na hora da venda das cotas, recolhido pelo próprio investidor. Saiba como fazer isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, por serem fundos de investimento, também estão sujeitos à taxa de administração.

Em geral, ETF são mais vantajosos que fundos de ações passivos, porque os primeiros tendem a ter custos menores e desempenho mais próximo do benchmark.

Todos os jeitos de investir em ações são acessíveis para o pequeno investidor

Seja qual for a sua escolha para investir em ações, todos os jeitos apresentados são acessíveis ao pequeno investidor, do ponto de vista do valor dos aportes.

A partir de algumas centenas de reais já é possível investir em ações e ETF, e existem fundos de investimento em ações que aceitam aplicações a partir de algo como R$ 100.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A única coisa que o investidor precisa ter em mente é que, antes de começar a investir em renda variável, é aconselhável já ter uma reserva de emergência aplicada em investimentos de renda fixa conservadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOVOS PATAMARES

Qual o próximo passo da JBS na bolsa norte-americana, segundo o BTG? Veja qual a vantagem para o investidor

6 de abril de 2026 - 15:01

Aos poucos, a empresa está amadurecendo seus procedimentos internos e pode se tornar uma candidata a novos patamares nos EUA, como entrar em certos índices de ações

FII DO MÊS

Fundo imobiliário com carteira ‘genuinamente híbrida’ é o favorito para investir em abril — e ainda está com desconto 

6 de abril de 2026 - 6:04

O FII do mês da série do Seu Dinheiro é avaliado como um dos maiores e mais diversificados fundos imobiliários do mercado brasileiro

CARTEIRA RECOMENDADA

Small caps: Minerva Foods (BEEF3) e Azzas 2154 (AZZA3) entram na carteira de abril da Terra Investimentos; veja quem sai

5 de abril de 2026 - 17:52

Foram mantidas C&A (CEAB3), Brava Energia (BRAV3), Suzano (SUZB3), Plano&Plano (PLPL3), Smart Fit (SMFT3) e Intelbras (INTB3)

OPORTUNIDADE NA CARTEIRA

Dividendos em abril: veja as ações recomendadas pelo Safra para turbinar os ganhos

5 de abril de 2026 - 14:48

Segundo o banco, o portfólio busca superar o Índice de Dividendos (IDIV) da B3 no longo prazo

GRINGO NA ÁREA

Nem a guerra do Irã parou a bolsa: mercado brasileiro deve ter melhor 1º trimestre em fluxo de capital estrangeiro desde 2022

4 de abril de 2026 - 13:42

Até o dia 24 de março, a bolsa brasileira já acumulava R$ 7,05 bilhões, e a expectativa é de que o ingresso de capital internacional continue

ENTRE ALTOS E BAIXOS

Natura (NATU3) sai na frente e RD Saúde (RADL3) é ação com pior desempenho; veja os destaques do Ibovespa nesta semana

4 de abril de 2026 - 12:49

Com a semana mais enxuta pelo feriado de Sexta-Feira Santa, apenas oito ações encerraram em queda

ENTENDA

Tombo de quase 80%: Fictor Alimentos (FICT3) vira ação de centavos e recebe alerta da B3

3 de abril de 2026 - 17:41

A Fictor Alimentos recebeu correspondência da B3 por negociar suas ações abaixo de R$ 1, condição conhecida como penny stock. A empresa busca solucionar o caso com um grupamento

O QUE FAZER COM OS PAPÉIS?

Maior alta do Ibovespa na semana: Natura (NATU3) salta 12% com “selo” de gigante global. Vem mais por aí?

3 de abril de 2026 - 14:30

Os papéis da companhia encerraram a semana a R$ 10,35 após o anúncio da Advent International sobre a compra de papéis da Natura; veja o que mais mexeu com as ações e o que esperar

HORA DE COMPRAR?

Ação da Embraer (EMBJ3) tem sinal verde de compra? Empresa aumenta entregas de aviões em 47% e analistas dão veredito

3 de abril de 2026 - 12:52

A Embraer acumula queda na bolsa brasileira em 2026 e analistas dizem se a performance é sinal de risco ou oportunidade de compra

FOCO EM RENDA EXTRA

Não é Auren (AURE3) nem Engie (EGIE3): a elétrica favorita do Santander pode pagar dividendos de até 24%

3 de abril de 2026 - 11:04

Os analistas destacam que a ação preferida no setor elétrico do banco tem um caixa robusto, que pode se traduzir em dividendos extras para os acionistas

ONDE INVESTIR

Onde investir em abril? Os ativos para se proteger do risco geopolítico e ainda ganhar dinheiro; Petrobras (PETR4) se destaca com dividendos no radar

3 de abril de 2026 - 7:01

Confira as recomendações da Empiricus Research em abril para ações, dividendos, fundos imobiliários, ações internacionais e criptomoedas

MERCADOS HOJE

Trump promete força total na guerra contra o Irã e espalha medo, mas Ibovespa consegue se segurar, enquanto petróleo dispara

2 de abril de 2026 - 10:56

Em discurso à nação na ultima quarta-feira (1), Trump prometeu “levar o Irã de volta a Idade da Pedra”. Com isso, os futuros do Brent dispararam, mas bolsas ao redor do mundo conseguiram conter as quedas. Ibovespa encerrou o dia com leve alta de 0,05%, a 188.052,02 pontos

AÇÃO DO MÊS

Axia Energia (AXIA6) segue nos holofotes com dividendos no radar — mas não é a única; confira as favoritas dos analistas para investir em abril

2 de abril de 2026 - 6:04

A Axia Energia teve que abrir espaço para uma outra empresa do setor, além de dividir o pódio com duas companhias do setor bancário e de aluguel de carros

PORTFÓLIO INTERNACIONAL

Tchau, Ozempic? Empiricus corta Novo Nordisk e outras gigantes de carteira para abril — e reforça aposta em IA, streaming e petróleo

1 de abril de 2026 - 18:33

Revisão da carteira internacional mostra uma guinada estratégica para capturar novas oportunidades no mercado global; veja quem saiu e quem entrou no portfólio

VEJA O CASO A CASO

Guerra no bolso: BofA rebaixa Azzas 2154 (AZZA3) e corta projeções de Magazine Luiza (MGLU3), GPA (PCAR3) e mais — veja quem sofre e quem escapa no varejo

1 de abril de 2026 - 17:28

O banco cortou a recomendação da dona da Hering de compra para neutra, enquanto revisou estimativas para uma série de outras empresas brasileiras diante da guerra e juros elevados

QUEM VAI SE DAR MELHOR

Sai Prio (PRIO3), entra Petrobras (PETR4): dividendo com o fim da guerra é o alvo do BTG para abril

1 de abril de 2026 - 15:51

Banco vê estatal mais protegida em um possível cenário de petróleo mais barato e traz Embraer de volta à carteira do mês

RENDA EXTRA NÃO VALE A PENA?

Cyrela (CYRE3) pode ativar ‘gatilho’ que pagaria até R$ 1,9 bilhão em dividendos extraordinários — mas o lucro não deve chegar ao bolso do acionista; por quê?

1 de abril de 2026 - 15:15

JP Morgan calcula que a venda de subsidiárias poderia gerar renda extra para os acionistas da Cyrela, mas a operação não seria tão benéfica; entenda

LOCATÁRIOS DE PESO

Alianza Trust Renda (ALZR11) traz Fleury (FLRY3) para o portfólio de inquilinos com compra de imóvel — e Shopee pode ser a próxima

1 de abril de 2026 - 13:59

As operações reforçam a estratégia do ALZR11 de ampliar a exposição a contratos com inquilinos de grande porte

AÇÕES SOBEM FORTE

Braskem: Citi muda de ideia sobre BRKM5 e eleva recomendação logo antes de notícia sobre possível proteção contra credores

1 de abril de 2026 - 11:50

Banco vê alívio com alta dos spreads petroquímicos em meio à guerra no Oriente Médio e eleva preço-alvo para R$ 10, mas incertezas sobre dívida e possível proteção contra credores seguem no radar. Segundo a Bloomberg, falência não está descartada

ESPAÇO E IA

SpaceX, de Elon Musk, reúne 21 bancos para o maior IPO da história, diz Reuters; um deles é brasileiro

1 de abril de 2026 - 10:24

A empresa é controlada pelo fundador e presidente-executivo Musk, que já é o mais rico do planeta com US$ 817 bilhões no bolso, e a captação de ainda mais valor no mercado pode fazer esse valor explodir.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia