Menu
2018-12-17T16:07:51-02:00
Estadão Conteúdo
Confiança dos industriais

Pesquisa CNI mostra empresário mais otimista neste fim de ano

Índice de confiança medido pela confederação está 5,5 pontos acima do registrado em dezembro do ano passado

17 de dezembro de 2018
16:07

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou aumento de 0,6 ponto em dezembro, na comparação com novembro, atingindo 63,8 pontos, o maior valor desde junho de 2010. Assim, o índice está 5,5 pontos acima do registrado em dezembro do ano passado e 9,6 pontos acima da média histórica, segundo a pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 17, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos, sendo que, quando estão acima de 50 pontos, mostram que os empresários estão otimistas.

"A elevação ocorre após o grande aumento de confiança em novembro. O resultado mostra que os empresários terminam o ano confiantes, com expectativas positivas e percepção de melhora das condições dos negócios. Esperamos que as expectativas otimistas se confirmem, promovendo um maior aumento da atividade e do investimento", afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo, em nota divulgada pela entidade.

Esse aumento da confiança deve-se principalmente pela melhor avaliação das condições de negócios. A pesquisa revelou que tanto o índice relativo à economia brasileira quando o relativo à empresa aumentaram.

Porte

O levantamento mostra que a confiança é maior nas grandes empresas, segmento em que o Icei ficou em 64,1 pontos em dezembro. Nas pequenas empresas, o índice foi de 63,1 pontos e, nas médias, de 63,8 pontos.

A pesquisa revela ainda que a confiança subiu em todas as regiões do País. Em comparação com dezembro de 2017, os maiores aumentos foram verificados nas regiões Sul e Sudeste.

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 12 de dezembro, com 2.500 indústrias.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Especial SD 2 anos

Onde investir R$ 10 mil? Duas ações: uma barata e uma antifrágil na bolsa

Eu compraria poucas ações que, ou estivessem muito baratas olhando um horizonte de 24-36 meses, ou empresas cuja a antifragilidade é tamanha, que tenham saído mais forte dessa pandemia

PANDEMIA NO PAÍS

Covid-19: Brasil registra 863 óbitos e 32.058 novos casos em 24h

Segundo Ministério da Saúde, 86,6% dos paciente estão recuperados

privatização na berlinda

Justiça de Alagoas suspende leilão para concessão de saneamento na B3

No último dia 24, a 1ª Vara da Comarca de Marechal Deodoro negou liminar ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Deodoro (SAAE), que pedia a suspensão do processo licitatório

fatia relevante

Gestora Atmos passa a deter 6,68% das ações preferenciais do Inter

Fundo passou a deter cerca de 25,3 milhões de papéis PN do Inter

seu dinheiro na sua noite

Onde está o Guedes?

Paulo Guedes esteve presente ontem no anúncio do programa Renda Cidadã pelo governo, ao lado de Jair Bolsonaro e lideranças do Congresso. Mas os investidores no mercado financeiro não reconheceram no ministro a figura que prometeu implementar uma agenda de medidas liberais na economia, incluindo privatizações e reformas. A desconfiança sobre como a equipe econômica encaixaria […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements