Menu
2019-04-20T15:21:51-03:00
Estadão Conteúdo
NOVO GOVERNO

Ensaio para a posse de Bolsonaro tem Rolls Royce e figurante no papel de Michelle

Nova simulação será feita no próximo dia 30. A cerimônia de posse está marcada para o dia 1º de janeiro.

24 de dezembro de 2018
7:04 - atualizado às 15:21
ensaio posso bolsonaro
Equipe de segurança faz ensaio para posse do presidente eleito Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios - Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O cerimonial do Palácio do Planalto realizou neste domingo, 23, o primeiro ensaio geral para a posse do presidente eleito da República, Jair Bolsonaro, marcada para o dia 1º de janeiro. Um segundo será realizado no próximo dia 30.

O icônico Rolls Royce, veículo tradicionalmente utilizado no percurso pela Esplanada dos Ministérios, foi usado na simulação. Dois figurantes fizeram o papel do presidente eleito e da futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

O futuro ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, no entanto, afirmou não haver ainda uma decisão se Bolsonaro desfilará no carro aberto. Ele acompanhou o treinamento no local.

O cortejo presidencial saiu da Catedral Metropolitana de Brasília por volta das 14h30, mesmo horário em que o evento oficial está marcado para começar. Ele seguiu pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, onde Bolsonaro fará seu discurso oficial.

Ali, os figurantes permaneceram por cerca de 45 minutos, tempo estimado para a permanência também de Bolsonaro. O cortejo seguiu então para o Palácio do Planalto, onde Bolsonaro receberá a faixa presidencial das mãos de Michel Temer.

Os dois figurantes chegaram sorridentes e acenando para as poucas pessoas que acompanhavam, curiosas, o ensaio. Eles subiram a rampa, ladeada pelos Dragões da Independência, que hoje vestiam apenas um uniforme militar e não o tradicional uniforme branco de gala.

Depois, os dois figurantes se dirigiram ao parlatório, onde Bolsonaro receberá a faixa presidencial e fará um breve pronunciamento. Mais dois figurantes se juntaram a eles, representando o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, e a mulher, Paula Mourão. A secretaria de imprensa do Planalto informou que os figurantes fazem parte do GSI, mas não informou quem eram.

Durante a simulação, um grupo de três ciclistas passou em frente ao Planalto gritando "Lula Livre". A circulação de automóveis pela região foi bloqueada, mas pedestres e ciclistas não eram barrados.

O cortejo presidencial ainda irá ao Itamaraty nesta tarde. No próximo domingo, 30, um novo ensaio será realizado nos mesmos moldes para acertar os detalhes finais.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

O melhor do seu dinheiro

A B3 terá uma rival? Oportunidades no segmento de tecnologia, energia solar ganhando força e outras notícias do dia

Todo grande herói precisa de um antagonista à altura, nem que seja apenas para realçar seus feitos. Podemos até admitir que Gotham City seria uma cidade muito mais segura sem o Coringa, mas o que o Batman faria se não tivesse o grande inimigo? O mesmo acontece nos esportes. Michael Schumacher venceu sete campeonatos da […]

Fechando o cerco

Bitcoin cai 6% após Banco da China ameaçar encerrar contas envolvidas com criptomoeda

Além disso, a retirada de mineradores do país está afetando a taxa de mineração, que valida e dá segurança para a rede do bitcoin

Interesse estrangeiro

IPOs de grandes empresas devem trazer mais investidor estrangeiro para a Bolsa

Desde janeiro, o saldo de dinheiro estrangeiro na B3, a bolsa de valores de São Paulo, já chega a R$ 44 bilhões – número que contrasta fortemente com o primeiro semestre do ano passado

De volta no mercado

Brasil ‘reestreia’ no mercado de fabricação de TV

Agora o movimento de volta das nacionais é capitaneado por três indústrias com tradição na fabricação de eletroportáteis e eletrônicos: Mondial, Britânia e Multilaser.

Perspectiva de crescimento

Pandemia reaquece setor de terrenos e total de lotes disponíveis despenca

De 2018 para cá, o total de lotes disponíveis recuou à metade: de 125,4 mil para 67,4 mil. Só no ano passado, a queda foi de 33%, de acordo com a Aelo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies