Reviravoltas entre as gigantes mundiais de tecnologia ocorreram nesta segunda-feira, 26. A Microsoft ultrapassou a Apple como a companhia de maior valor de mercado dos Estados Unidos na tarde desta segunda-feira, depois de as ações da fabricante de iPhones despencarem na bolsa. Com os papéis da dona do sistema Windows subindo cerca de 2%, o seu valor de mercado atingiu cerca de US$ 810 bilhões, pouco acima do nível da rival.
Essa troca de posições ocorre em meio a especulações de que a Suprema Corte dos Estados Unidos pode permitir que um processo judicial antitruste contra a Apple avance, alegando que a companhia monopolizou injustamente o mercado para a venda de aplicativos para iPhone.
O processo movido por usuários do aparelho está na fase inicial, mas pode forçar a Apple a cortar a comissão de 30% que cobra dos desenvolvedores de software, cujos aplicativos são vendidos exclusivamente na App Store, a loja de aplicativos da Apple.
Como defesa, o argumento da Apple é de que existe apenas um canal entre desenvolvedores de aplicativos e consumidores. Os desenvolvedores definiriam os preços e concordariam em pagar à Apple uma comissão de 30% do que vendem.
*Com Estadão Conteúdo.