🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Fernando Pivetti

Fernando Pivetti

Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.

SEU DINHEIRO GUIA

Tesouro Direto: Selic, IPCA ou Prefixado? Veja como escolher o título

O governo disponibiliza diferentes tipos de títulos públicos, que se diferenciam pelo prazo e condições de remuneração

Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
12 de outubro de 2018
6:32 - atualizado às 22:21
Guia do Tesouro Direto - Imagem: Seu Dinheiro com Shutterstock

Uma das principais dúvidas do investidor de Tesouro Direto tem é na hora de escolher qual título comprar para chegar nos melhores rendimentos. Atualmente o governo disponibiliza dez tipos diferentes de aplicação, que se diferenciam pelo prazo e condições de remuneração. Você pode comprar o Tesouro Direto Selic, prefixado ou atrelados ao IPCA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Seu Dinheiro fez um guia completo para te ajudar a compreender tudo sobre o nosso amigo TD. Nos próximos dias você vai saber:

Quais os tipos de títulos

Antes de avaliarmos cada uma dessas modalidades, acho que vale a pena entendermos algumas das condições que serão colocadas na mesa no momento em que você for comprar seu título.

Na lista de títulos do Tesouro você vai se deparar com duas alternativas básicas de rentabilidade:

  1. os títulos prefixados
  2. e os pós-fixados.

Os prefixados são aqueles cujo investidor conhece a taxa de rendimento que terá no momento da aplicação. Essa taxa é fixa até o fim do contrato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já os títulos pós-fixados possuem rentabilidades desconhecidas na hora de fechar o negócio. No caso do Tesouro Direto, os pós-fixados utilizam como referência, principalmente, o IPCA ou a Selic.

Leia Também

Para escolher o melhor, você deve pensar sobre qual a finalidade do seu investimento. Nessa linha, o diretor de investimentos do Itaú Unibanco, Martín Iglesias, afirma que seu principal conselho para seus clientes é diversificar suas aplicações com vários tipos diferentes de títulos.

“O investidor na forma geral fala de Tesouro Direto como se fosse uma coisa só. E não é. Existem riscos e variáveis diferentes e, para se proteger, vale diversificar. Recomendamos, por exemplo, ter sempre 85% do seu investimento total em Tesouro Selic, que rende menos, mas é mais estável”.

Títulos prefixados

O Tesouro Direto oferece dois tipos de títulos prefixados: o Tesouro prefixado (LTN) e o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F). Entenda como cada um funciona e para quem eles são mais indicados:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tesouro Prefixado (LTN)

Os LTN’s são títulos com taxas de juros definidas no momento em que você assina o contrato. O pagamento dos juros ocorre apenas no fim do período de investimento. Isso torna essa aplicação mais atraente caso você não tenha pressa em resgatar o dinheiro e não necessite completar a renda no curto prazo.

Também é possível retirar o dinheiro do Tesouro antes do prazo estabelecido. Mas nesse caso o governo vai te pagar o valor de mercado do título naquele momento, o que pode ser maior ou menor que a rentabilidade contratada, dependendo da expectativa da taxa de juros futura naquele momento.

Atualmente, o site o Tesouro Direto disponibiliza duas opções de LTN’s: com vencimentos em 2021 e 2025. Se você acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa Selic no período, esse investimento será seu campeão. Do contrário, é mau negócio.

Vale uma nota de rodapé importante: por terem rentabilidade pré-definida, o rendimento das LTN’s é nominal. Ou seja, na hora de fazer as contas, você precisa descontar a inflação para obter o rendimento real da aplicação. Há também a cobrança de taxas e impostos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)

A diferença das NTN-F’ para as LTNs está no pagamento dos rendimentos: enquanto as LTN’s pagam os juros de uma só vez no fim do período do contrato, nas NTN-F’s o governo paga rendimentos semestrais.

Com essas condições, o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais é mais indicado caso você busque completar a sua renda com esses rendimentos do Tesouro Direto ou pretende reinvestir os juros em outro Tesouro Direto ou outra modalidade de investimento. Hoje o Tesouro disponibiliza contratos com vencimento em 2029.

Nova nota de rodapé: em cada um dos rendimentos semestrais que você receberá incidirá Imposto de Renda. Isso compromete reduz sua rentabilidade quando comparamos com as aplicações que pagam juros apenas no fim do período.

Títulos pós-fixados

Na categoria de pós-fixados, você encontra três opções de aplicação via Tesouro Direto: o Tesouro Selic (LFT), o Tesouro IPCA+ (NTN-B principal) e o Tesouro IPCA+ com juros semestrais (NTN-B). Veja as características de cada investimento:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tesouro Selic (LFT)

A aplicação de Tesouro Direto Selic utiliza como base para seu rendimento diário a taxa Selic - atualmente em 6,5% ao ano. Os juros acumulados no contrato só são pagos ao fim do período, sem a opção de resgate semestral.

O Tesouro Selic é uma boa indicação se você possui um perfil mais conservador quando o assunto é investir. Isso acontece porque a volatilidade dos juros é baixa, tendo em vista que a Selic não sofre alterações muito elevadas em um curto espaço de tempo. No caso de resgate antecipado, a chance de o título se desvalorizar é muito menor do que nos casos em que há uma taxa prefixada ou vinculada ao IPCA. Atualmente o Tesouro disponibiliza atualmente o título com vencimento em 2023.

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

Essa é uma das opções de investimentos pós-fixados que o Tesouro mais vende atualmente. Aplicando aqui você vai ficar atento a duas taxas: a primeira é uma taxa de juros definida na hora em que você fechar o negócio. A outra é a inflação oficial, medida pelo IPCA. A soma desses dois valores será seu rendimento final.

Assim como o Tesouro Selic convencional, essa opção só libera o dinheiro dos rendimentos no fim do período de contrato. Por falar nesse período, no Tesouro IPCA+ eles costumam ser mais longos: atualmente você pode comprar títulos com vencimentos em 2024, 2035 e 2045.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com essas condições de resgate e de juros, muita gente jovem usa essas aplicações para aposentadoria ou para guardar dinheiro para a faculdade dos filhos. Mas se você precisar sacar o valor antes, tudo bem: o governo vai te pagar o valor de mercado do título no momento da retirada (que pode ser menor ou maior do que você contratou).

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B)

Esse investimento segue os mesmos princípios do item anterior: pós-fixado, com rendimentos definidos por uma taxa de juros mais o acumulado do IPCA no período.

A grande diferença é na retirada dos rendimentos. O NTN-B libera semestralmente os rendimentos daquele período ao invés de liberar o valor acumulado no vencimento do contrato. Essa condição pode ser uma boa caso você queira juntar um dinheiro para a aposentadoria, porém precise completar sua renda ao longo desse tempo. Mas fique atento: em cada pagamento desses juros semestrais, você terá que pagar Imposto de Renda.

Assim como a NTN-B Principal, você também pode resgatar o dinheiro aplicado antes do fim do contrato. Nesse caso será pago o valor de mercado do título naquele momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não sabe qual título escolher?

Deu pra perceber que são várias as opções e condições de mercado nesse universo chamado Tesouro Direto. Ficou perdido e não conseguiu ter segurança em qual aplicação deve colocar seu dinheiro? Sem problema: na própria página do Tesouro Direto existe um Orientador Financeiro.

Lá você vai responder algumas perguntas sobre seus objetivos e receberá algumas opções que mais se encaixam no seu perfil. É só acessar a página do Tesouro Direto e responder ao questionário.

Quer receber nosso conteúdo gratuito por e-mail? Cadastre-se aqui para receber nossa newsletter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
APREENDIDO

Falcon 7X: como é o jato de R$ 200 milhões no qual dono do Banco Master teria tentado fugir do Brasil

21 de novembro de 2025 - 10:01

Fabricado pela francesa Dassault Aviation, o Falcon 7X combina autonomia intercontinental, tecnologia derivada da aviação militar e configurações de luxo

A QUÍMICA RENDEU

Adeus, tarifas: governo Trump retira sobretaxa de 40% sobre importações brasileiras de mais de 200 produtos

21 de novembro de 2025 - 9:12

EUA retiram a tarifa adicional de 40% sobre carne, café, suco de laranja, petróleo e peças de aeronaves vindos do Brasil

NA PISTA

Vai precisar de CNH para andar de bicicleta? Se for ela motorizada, a resposta está aqui

21 de novembro de 2025 - 8:54

Contran atualiza as regras para bicicletas elétricas, ciclomotores e equipamentos motorizados; entenda quando será obrigatório ter CNH, placa e licenciamento.

PROGRAMA SOCIAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 5

21 de novembro de 2025 - 5:49

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

ATUAL ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO

Terceira indicação de Lula ao STF neste mandato: conheça Jorge Messias, o nome escolhido pelo presidente para a vaga de Barroso

20 de novembro de 2025 - 15:40

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias ocupa o cargo de advogado-geral da União desde de janeiro de 2023

FOGO NA COP30

Grande incêndio na COP30: chamas se alastram e levam autoridades a evacuar área; veja vídeo

20 de novembro de 2025 - 14:50

Chamas atingiram a BlueZone, área que reúne pavilhões de países; segurança evacuou o local e autoridades afirmam que o incêndio já foi controlado

REVERBERAÇÕES DO CASO 'MASTER'

Conselho do BRB elege novo presidente após afastar o antigo em meio à liquidação do Banco Master e prisão de Daniel Vorcaro

20 de novembro de 2025 - 10:30

O Banco de Brasília (BSLI4) indicou Nelson Antônio de Souza como presidente da instituição bancária e destituiu, com efeito imediato, Paulo Henrique Costa do cargo de presidente

UM GÁS A MAIS

Botijão grátis? Confira se você tem direito ao vale-recarga do novo Programa Gás do Povo

20 de novembro de 2025 - 9:47

Gás do Povo chega para substituir o Auxílio Gás; meta do governo é atender mais de 50 milhões de pessoas até março de 2026

AUTOSSUFICIÊNCIA

Fome na colônia, fartura no Quilombo: Como era a economia de Palmares, da qual o líder Zumbi inspirou o Dia da Consciência Negra?

20 de novembro de 2025 - 6:39

O Quilombo dos Palmares resistiu por quase um século graças à autossuficiência econômica da comunidade; entenda como funcionava a organização

EMPREENDEDORISMO

Mais dinheiro e menos trabalho: as ilusões do empreendedorismo no Brasil

20 de novembro de 2025 - 6:00

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

NÃO CAIA EM GOLPES

Golpistas surfam no caos do Banco Master; confira passo a passo para não cair nas armadilhas

19 de novembro de 2025 - 18:31

Investidores do Banco Master agora têm direito ao FGC; saiba como evitar golpes e proteger o bolso

BATALHA DE GIGANTES

Black Friday: Apple chega a 70% OFF, Samsung bate 60%; quem entrega os melhores descontos? 

19 de novembro de 2025 - 18:06

A Apple entra com 70% OFF, pagamento dividido e entrega rápida; a Samsung equilibra o duelo com 60% OFF, mais categorias e descontos progressivos

APOSENTADORIA EM RISCO

Do Rio de Janeiro ao Amapá, ninguém escapou do Banco Master: fundos de pensão se veem com prejuízo de R$ 1,86 bilhão, sem garantia do FGC

19 de novembro de 2025 - 17:05

Decisão do Banco Central afeta 18 fundos de previdência de estados e municípios; aplicações feitas não têm cobertura do FGC

É RARO, MAS ACONTECE

Lotofácil vacila e Dia de Sorte faz o único milionário da noite; Mega-Sena encalha e volta só no sábado

19 de novembro de 2025 - 7:03

Lotofácil acumula pelo terceira vez nos últimos cinco concursos e vai para último sorteio antes de pausa para o feriado com R$ 5 milhões em jogo

FERIADO DÁ AS CARAS

A B3 também vai ‘feriadar’? Confira o que abre e o que fecha no Dia da Consciência Negra

19 de novembro de 2025 - 6:10

Bolsa, bancos, Correios, rodízio em São Paulo… desvendamos o que funciona e o que não funciona no dia 20

AUXÍLIO DO GOVERNO

Caixa paga Bolsa Família nesta quarta (19) para NIS final 4; veja quem recebe

19 de novembro de 2025 - 5:32

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

LIQUIDAÇÃO DO MASTER

CDBs do Will Bank e do Banco Master de Investimento também serão pagos pelo FGC?

18 de novembro de 2025 - 14:48

Ambas são subsidiárias do Banco Master S.A., porém somente o braço de investimentos também foi liquidado. Will Bank segue operando

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Qual o tamanho da conta do Banco Master que o FGC terá que pagar

18 de novembro de 2025 - 13:14

Fundo Garantidor de Créditos pode se deparar com o maior ressarcimento da sua história ao ter que restituir os investidores dos CDBs do Banco Master

ANIVERSÁRIO SEM FESTA

Liquidação do Banco Master é ‘presente de grego’ nos 30 anos do FGC; veja o histórico do fundo garantidor

18 de novembro de 2025 - 12:19

Diante da liquidação extrajudicial do Banco Master, FGC fará sua 41ª intervenção em três décadas de existência

O QUE FAZER

Investiu em CDBs do Banco Master? Veja o passo a passo para ser ressarcido pelo FGC

18 de novembro de 2025 - 10:23

Com a liquidação do Banco Master decretada pelo Banco Central, veja como receber o ressarcimento pelo FGC

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar