🔴 TOUROS E URSOS: A AÇÃO QUE QUASE DOBROU E FOI UM TOURO EM 2025 – ASSISTA AGORA

Fernando Pivetti

Fernando Pivetti

Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.

SEU DINHEIRO GUIA

Tesouro Direto: Selic, IPCA ou Prefixado? Veja como escolher o título

O governo disponibiliza diferentes tipos de títulos públicos, que se diferenciam pelo prazo e condições de remuneração

Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
12 de outubro de 2018
6:32 - atualizado às 22:21
Guia do Tesouro Direto - Imagem: Seu Dinheiro com Shutterstock

Uma das principais dúvidas do investidor de Tesouro Direto tem é na hora de escolher qual título comprar para chegar nos melhores rendimentos. Atualmente o governo disponibiliza dez tipos diferentes de aplicação, que se diferenciam pelo prazo e condições de remuneração. Você pode comprar o Tesouro Direto Selic, prefixado ou atrelados ao IPCA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Seu Dinheiro fez um guia completo para te ajudar a compreender tudo sobre o nosso amigo TD. Nos próximos dias você vai saber:

Quais os tipos de títulos

Antes de avaliarmos cada uma dessas modalidades, acho que vale a pena entendermos algumas das condições que serão colocadas na mesa no momento em que você for comprar seu título.

Na lista de títulos do Tesouro você vai se deparar com duas alternativas básicas de rentabilidade:

  1. os títulos prefixados
  2. e os pós-fixados.

Os prefixados são aqueles cujo investidor conhece a taxa de rendimento que terá no momento da aplicação. Essa taxa é fixa até o fim do contrato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já os títulos pós-fixados possuem rentabilidades desconhecidas na hora de fechar o negócio. No caso do Tesouro Direto, os pós-fixados utilizam como referência, principalmente, o IPCA ou a Selic.

Leia Também

Para escolher o melhor, você deve pensar sobre qual a finalidade do seu investimento. Nessa linha, o diretor de investimentos do Itaú Unibanco, Martín Iglesias, afirma que seu principal conselho para seus clientes é diversificar suas aplicações com vários tipos diferentes de títulos.

“O investidor na forma geral fala de Tesouro Direto como se fosse uma coisa só. E não é. Existem riscos e variáveis diferentes e, para se proteger, vale diversificar. Recomendamos, por exemplo, ter sempre 85% do seu investimento total em Tesouro Selic, que rende menos, mas é mais estável”.

Títulos prefixados

O Tesouro Direto oferece dois tipos de títulos prefixados: o Tesouro prefixado (LTN) e o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F). Entenda como cada um funciona e para quem eles são mais indicados:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tesouro Prefixado (LTN)

Os LTN’s são títulos com taxas de juros definidas no momento em que você assina o contrato. O pagamento dos juros ocorre apenas no fim do período de investimento. Isso torna essa aplicação mais atraente caso você não tenha pressa em resgatar o dinheiro e não necessite completar a renda no curto prazo.

Também é possível retirar o dinheiro do Tesouro antes do prazo estabelecido. Mas nesse caso o governo vai te pagar o valor de mercado do título naquele momento, o que pode ser maior ou menor que a rentabilidade contratada, dependendo da expectativa da taxa de juros futura naquele momento.

Atualmente, o site o Tesouro Direto disponibiliza duas opções de LTN’s: com vencimentos em 2021 e 2025. Se você acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa Selic no período, esse investimento será seu campeão. Do contrário, é mau negócio.

Vale uma nota de rodapé importante: por terem rentabilidade pré-definida, o rendimento das LTN’s é nominal. Ou seja, na hora de fazer as contas, você precisa descontar a inflação para obter o rendimento real da aplicação. Há também a cobrança de taxas e impostos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)

A diferença das NTN-F’ para as LTNs está no pagamento dos rendimentos: enquanto as LTN’s pagam os juros de uma só vez no fim do período do contrato, nas NTN-F’s o governo paga rendimentos semestrais.

Com essas condições, o Tesouro Prefixado com Juros Semestrais é mais indicado caso você busque completar a sua renda com esses rendimentos do Tesouro Direto ou pretende reinvestir os juros em outro Tesouro Direto ou outra modalidade de investimento. Hoje o Tesouro disponibiliza contratos com vencimento em 2029.

Nova nota de rodapé: em cada um dos rendimentos semestrais que você receberá incidirá Imposto de Renda. Isso compromete reduz sua rentabilidade quando comparamos com as aplicações que pagam juros apenas no fim do período.

Títulos pós-fixados

Na categoria de pós-fixados, você encontra três opções de aplicação via Tesouro Direto: o Tesouro Selic (LFT), o Tesouro IPCA+ (NTN-B principal) e o Tesouro IPCA+ com juros semestrais (NTN-B). Veja as características de cada investimento:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tesouro Selic (LFT)

A aplicação de Tesouro Direto Selic utiliza como base para seu rendimento diário a taxa Selic - atualmente em 6,5% ao ano. Os juros acumulados no contrato só são pagos ao fim do período, sem a opção de resgate semestral.

O Tesouro Selic é uma boa indicação se você possui um perfil mais conservador quando o assunto é investir. Isso acontece porque a volatilidade dos juros é baixa, tendo em vista que a Selic não sofre alterações muito elevadas em um curto espaço de tempo. No caso de resgate antecipado, a chance de o título se desvalorizar é muito menor do que nos casos em que há uma taxa prefixada ou vinculada ao IPCA. Atualmente o Tesouro disponibiliza atualmente o título com vencimento em 2023.

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

Essa é uma das opções de investimentos pós-fixados que o Tesouro mais vende atualmente. Aplicando aqui você vai ficar atento a duas taxas: a primeira é uma taxa de juros definida na hora em que você fechar o negócio. A outra é a inflação oficial, medida pelo IPCA. A soma desses dois valores será seu rendimento final.

Assim como o Tesouro Selic convencional, essa opção só libera o dinheiro dos rendimentos no fim do período de contrato. Por falar nesse período, no Tesouro IPCA+ eles costumam ser mais longos: atualmente você pode comprar títulos com vencimentos em 2024, 2035 e 2045.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com essas condições de resgate e de juros, muita gente jovem usa essas aplicações para aposentadoria ou para guardar dinheiro para a faculdade dos filhos. Mas se você precisar sacar o valor antes, tudo bem: o governo vai te pagar o valor de mercado do título no momento da retirada (que pode ser menor ou maior do que você contratou).

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B)

Esse investimento segue os mesmos princípios do item anterior: pós-fixado, com rendimentos definidos por uma taxa de juros mais o acumulado do IPCA no período.

A grande diferença é na retirada dos rendimentos. O NTN-B libera semestralmente os rendimentos daquele período ao invés de liberar o valor acumulado no vencimento do contrato. Essa condição pode ser uma boa caso você queira juntar um dinheiro para a aposentadoria, porém precise completar sua renda ao longo desse tempo. Mas fique atento: em cada pagamento desses juros semestrais, você terá que pagar Imposto de Renda.

Assim como a NTN-B Principal, você também pode resgatar o dinheiro aplicado antes do fim do contrato. Nesse caso será pago o valor de mercado do título naquele momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não sabe qual título escolher?

Deu pra perceber que são várias as opções e condições de mercado nesse universo chamado Tesouro Direto. Ficou perdido e não conseguiu ter segurança em qual aplicação deve colocar seu dinheiro? Sem problema: na própria página do Tesouro Direto existe um Orientador Financeiro.

Lá você vai responder algumas perguntas sobre seus objetivos e receberá algumas opções que mais se encaixam no seu perfil. É só acessar a página do Tesouro Direto e responder ao questionário.

Quer receber nosso conteúdo gratuito por e-mail? Cadastre-se aqui para receber nossa newsletter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
COMEÇA ESSE MÊS

Calendário do BPC/LOAS 2026: veja quando o pagamento do benefício cai

6 de janeiro de 2026 - 5:50

Benefício assistencial segue o calendário do INSS e é pago conforme o número final do BPC 

ATENÇÃO AO PRAZO

MEI já pode entregar a declaração anual de faturamento; veja como preencher o documento

5 de janeiro de 2026 - 16:52

O microempreendedor individual deve informar quanto faturou e se teve algum funcionário em 2025 por meio da DASN-SIMEI

ALÉM DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Robôs humanoides, data centers gigantes e biotecnologia: as oito teses que definirão a economia e os investimentos em 2026

5 de janeiro de 2026 - 15:29

Relatório da Global X compilou as tendências globais que devem concentrar capital para desenvolvimento nos próximos anos

BOLETO DO MEI

Valor da contribuição mensal do MEI muda em 2026; veja quanto fica

5 de janeiro de 2026 - 10:40

O aumento do salário mínimo para R$ 1.621 também altera a contribuição mensal do microempreendedor individual

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Calendário do INSS 2026: confira as datas de pagamento e como consultar

5 de janeiro de 2026 - 9:33

Aposentados e pensionistas já recebem com valores corrigidos pelo novo salário mínimo; depósitos seguem o número final do benefício  

ANOTE NO CALENDÁRIO

Feriados 2026: veja quando caem as primeiras folgas do ano

5 de janeiro de 2026 - 7:01

Calendário de 2026 tem maioria dos feriados em dias úteis e abre espaço para fins de semana prolongados ao longo do ano

BOMBOU NO SD

Vencedor da Mega da Virada que jogou o prêmio no lixo, dividendos sendo tributados e mais: as mais lidas do Seu Dinheiro

4 de janeiro de 2026 - 17:30

Mega bilionária, novos impostos e regras do jogo: o que bombou no Seu Dinheiro na primeira semana do ano, entre a corrida pelo prêmio da Mega da Virada e a estreia da tributação sobre dividendos

VEJA O CRONOGRAMA

Eleições 2026: quando o jogo começa para eleitores, partidos e candidatos

4 de janeiro de 2026 - 16:00

Cronograma reúne datas-chave para eleitores, partidos e candidatos ao longo de 2026

POLÍTICA COMERCIAL

Agro cobra reação rápida do Brasil à taxação chinesa para evitar impacto no mercado

4 de janeiro de 2026 - 13:35

Bancada afirma acompanhar o tema com preocupação e alerta para riscos ao mercado e à renda do produtor no início de 2026

CALENDÁRIO 2026

Calendário Gás do Povo 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia o acesso ao gás de cozinha

4 de janeiro de 2026 - 12:08

Novo programa substitui o Auxílio Gás e garante recarga gratuita do botijão de 13 kg para famílias de baixa renda

CALENDÁRIO 2026

Calendário do Pé-de-Meia 2026: confira quando o governo paga os incentivos do ensino médio

4 de janeiro de 2026 - 6:51

Programa funciona como uma poupança educacional, paga até R$ 9.200 por aluno e tem depósitos ao longo do ano conforme matrícula, frequência, conclusão e participação no Enem

BOLSA FAMÍLIA 2026

Calendário do Bolsa Família 2026: confira quando começam os pagamentos e quem pode receber

4 de janeiro de 2026 - 6:30

Pagamentos começam em 19 de janeiro e seguem até o fim do mês conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

REPRECUSSÕES DA OPERAÇÃO

Do petróleo ao bitcoin (BTC): como o ataque dos EUA à Venezuela mexe com os mercados

3 de janeiro de 2026 - 18:40

O conflito pode elevar a percepção de risco de toda a América Latina, inclusive do Brasil, segundo analista da RB Investimentos

MAIS UM SORTUDO DE 2026

Lotofácil 3577 faz um novo milionário, enquanto outras loterias ficam pelo caminho; confira os sorteios deste sábado

3 de janeiro de 2026 - 11:02

A Lotofácil volta a correr neste sábado, 3, no valor de R$ 1,8 milhão, porém ela não é a única a sortear uma bolada

TENSÃO NAS AMÉRICAS

Trump diz que Maduro foi deposto e capturado após ataques dos EUA na Venezuela

3 de janeiro de 2026 - 8:47

Segundo autoridades dos EUA, Maduro foi capturado por tropas de elite das forças especiais

PAGAMENTOS 2026

Bolsa Família, Pé-de-Meia, Gás do Povo e mais: veja o calendário completo dos programas sociais do governo para 2026

3 de janeiro de 2026 - 7:04

Do Pé-de-Meia ao novo Gás do Povo, veja como ficam as datas e regras dos principais benefícios federais neste ano  

NA VIRADA DO ANO

A contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) subiu em 2026; veja o novo valor

2 de janeiro de 2026 - 19:02

Aumento do salário mínimo reajusta valor da contribuição, que representa 5% do benefício

FOLGAS E MAIS FOLGAS

Calendário 2026: Ano terá nove feriados durante a semana — veja quando vão cair

2 de janeiro de 2026 - 15:00

Com nove dos dez feriados nacionais caindo em dias úteis, calendário de 2026 favorece emendas e planejamento de folgas ao longo do ano

JÁ ESTÁ VALENDO

Novo salário mínimo já está em vigor: veja o valor e quando o dinheiro cai na conta

2 de janeiro de 2026 - 7:05

Salário mínimo sobe para R$ 1.621 em 2026, entra em vigor em 1º de janeiro e deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia, segundo o Dieese  

REAJUSTE

Novo salário mínimo entra em vigor nesta quinta-feira (1); veja o valor

1 de janeiro de 2026 - 14:55

Reajuste foi de 6,79%, acima da inflação, e impactará trabalhadores da ativa, aposentadorias e benefícios da Previdência Social

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar