Menu
2019-03-12T18:57:47+00:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Vídeo

PGBL vs. VGBL: desvende a sopa de letrinhas e saiba qual é o melhor para você

Neste vídeo, eu explico melhor as diferenças entre esses dois tipos de previdência privada e para que perfil de investidor cada um é indicado

11 de dezembro de 2018
12:39 - atualizado às 18:57

PGBL ou VGBL, eis a questão. Você já deve ter tido algum contato com essas siglas antes. Essa sopa de letrinhas representa os dois principais tipos de planos de previdência privada abertos que temos hoje no mercado. Mas você sabe a diferença entre eles? E sabe qual seria o mais adequado para o seu perfil?

Os planos de previdência privada podem ser grandes aliados na construção do seu patrimônio e no planejamento da sua aposentadoria.

Eles contam com incentivos tributários que desestimulam o investimento de curto prazo, mas reduzem o imposto de renda a pagar de quem investe para o longo prazo.

PGBL e VGBL se assemelham em quase tudo, mas há duas diferenças cruciais, que determinam para qual perfil de investidor cada um é indicado. Eu falo mais sobre elas neste vídeo:

Iguais em todo o resto

Tanto PGBL quanto VGBL são planos de previdência abertos, isto é, aceitam a adesão de qualquer interessado. São oferecidos por seguradoras e distribuídos por instituições financeiras como bancos, corretoras e distribuidoras de valores.

Nesta outra matéria, eu falo um pouco mais sobre os dois tipos de previdência privada: os planos abertos e os planos fechados.

Os dois produtos se assemelham quanto às coberturas, aos limites de investimento em cada classe de ativo, aos custos e à forma de pagamento dos benefícios no futuro.

Com exceção das diferenças que eu destaquei no vídeo, os demais incentivos tributários são comuns a ambos os produtos.

Seja PGBL ou VGBL, planos de previdência não têm come-cotas e permitem ao participante escolher entre duas tabelas de tributação: a progressiva e a regressiva.

A ausência de come-cotas, tributação semestral de alguns tipos de fundos de investimento, evita que os recursos saiam do fundo para alimentar o Leão.

Em vez disso, eles permanecem aplicados, para rentabilizar no longo prazo, o que dá uma turbinada nas reservas. A tributação só ocorre na hora de o participante receber os recursos, na forma de resgate ou renda.

Já a tabela regressiva permite ao investidor pagar apenas 10% de IR após dez anos de aplicação, menos que os 15% mínimos das demais aplicações financeiras tributadas.

Nesta outra matéria, você pode saber mais sobre como funciona a previdência privada no que diz respeito aos incentivos tributários.

PGBL ou VGBL: como melhor aproveitar o perfil de cada um

É importante frisar que, para poder deduzir as contribuições para PGBL na sua declaração de IR, você também precisa ser segurado da Previdência Social, do INSS, seja de um regime próprio de servidores públicos.

É possível, ainda, abater contribuições feitas em nome de terceiros, como filhos ou cônjuge. Mas se este terceiro tiver 16 anos ou mais, também é preciso contribuir em seu nome para o INSS para garantir o direito à dedução.

Já o VGBL também pode ser usado por quem já contribui com até 12% da renda bruta tributável anual para um PGBL e deseja investir uma quantia maior em previdência. Ou ainda, por quem ora entrega a declaração completa, ora entrega a simplificada.

Ou seja, você pode contribuir para PGBL ou VGBL dependendo de qual modelo de declaração entregar: quando for a completa, você contribui para o PGBL; quando for a simplificada, você contribui somente para o VGBL.

Ao final de cada ano, você pode simular a sua declaração do ano seguinte no programa antigo da Receita para ter uma noção de qual dos dois modelos será mais vantajoso.

Finalmente, o VGBL também é interessante quando o objetivo é fazer planejamento sucessório, isto é, planejar a transferência do seu patrimônio para os seus futuros herdeiros.

Planos de previdência não entram em inventário, sendo os recursos transferidos automaticamente, em poucos dias, aos beneficiários do plano. A vantagem do VGBL, nesse sentido, é o fato de o IR incidir apenas sobre os rendimentos.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Seu Dinheiro na sua noite

Insiste em zero a zero e eu quero um a um

Você disse que não sabe se não. Mas também não tem certeza que sim. Se Djavan fosse um analista de mercado, representaria o sentimento dos investidores sobre o que vai acontecer com as taxas de juros no país. Para muita gente, não é mais uma questão de “se”, mas de “quando” a Selic vai cair. […]

Tá liberado!

Governo amplia setores autorizados a trabalhar aos domingos e feriados

A partir de hoje, 78 setores estão autorizados a funcionar nesses dias. Entre os novos segmentos está o comércio em geral

Agora vai?

Leilão de ativos da Avianca Brasil acontecerá no dia 10 de julho

Colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo liberou a decisão sobre a na manhã de ontem

Preenchendo a vaga

À espera de aprovação do nome de Montezano, BNDES nomeia presidente interino

Nome do atual diretor de finanças da instituição, José Flávio Ferreira Ramos, foi indicado para ocupar o posto provisoriamente

O rombo em forma de dados

Mansueto: dos 26 Estados mais DF, 14 gastam acima do limite de 60% com pessoal

Percentual abordado pelo secretário o Tesouro Nacional foi estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal

Olha eles aí outra vez

Deputados favoráveis à reforma da Previdência defendem volta da capitalização e de Estados

Sessão para debates sobre o relatório na comissão especial da reforma da Previdência na Câmara contou com várias defesas dos pontos retirados

negócio fechado

Embraer assina cooperação estratégica com a Elta para desenvolver P600 AEW

Com o acordo, as duas empresas criam um novo segmento de mercado, o de AEW; aeronave de última geração foi concebida para atuar em um novo segmento do mercado

acelerou! (um pouquinho)

Preço médio dos imóveis residenciais sobe 0,29% em maio em 10 capitais, diz associação

A Abecip avaliou, em nota, que as altas nos preços dos imóveis residenciais na maioria das capitais ainda não resultam em uma recomposição dos valores dos imóveis em termos reais.

temos um impasse

Virtualmente demitido, presidente dos Correios diz que só deixa o cargo com pedido formal

Bolsonaro disse na última sexta-feira que demitiria o presidente dos Correios pelo comportamento “sindicalista”; mas ele não deixou o cargo: ontem foi trabalhar normalmente e disse, em palestra, que só sai com formalização da demissão

Blog da Angela

Nativos e gringos soltam o verbo e mercados comemoram

Discurso afinado de relator sobre capitalização na Previdência anima; Draghi levanta a bola e Trump corta com categoria – para o Federal Reserve

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements