🔴 TRÊS AÇÕES LIGADAS À IA PODEM DOBRAR NOS PRÓXIMOS MESES – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

De mal a pior

Deu ruim… Administradora da GWI tem até esta quinta (21) para dar uma resposta para cotistas de fundos

Depois do prazo, a Planner deve realizar uma assembleia em até 15 dias para deliberar entre cinco opções a que deve prevalecer

Cuidado Investidor em Perigo Gafisa - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Assim como comentei ontem, a situação da gestora GWI parece ter adquirido cada vez mais contornos trágicos. Em comunicado publicado no site da GWI na última sexta-feira (15), a administradora Planner diz que fechou todos os quatro fundos de ações que a gestora possui para saque. E desde então, não informou mais nada aos cotistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, de acordo com a instrução número 555 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os cotistas precisam ser informados até esta quinta-feira (21) sobre o que vai acontecer com o dinheiro investido por eles.

Nela, há uma norma que detalha que "caso o fundo permaneça fechado por período superior a 5 (cinco) dias consecutivos, o administrador deve obrigatoriamente, além da divulgação de fato relevante por ocasião do fechamento a que se refere, convocar no prazo máximo de 1 (um) dia, para realização em até 15 (quinze), assembleia geral extraordinária para deliberar".

Depois de seis dias consecutivos, a assembleia geral deve deliberar sobre as seguintes possibilidades: se fará a substituição do administrador, do gestor, ou de ambos; a reabertura ou manutenção do fechamento do fundo para resgate; a possibilidade do pagamento de resgate em ativos financeiros; se fará a cisão do fundo e se vai optar por liquidar o fundo.

Hoje, os quatro fundos que foram fechados para saques são o GWI Classic Fundo de Investimento em Ações, GWI High Value Fundo de Investimento em Ações, GWI Leverage Fundo de Investimento em Ações e GWI Pipes Fundo de Investimento em Ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo dados obtidos pelo sistema da CVM, os quatro fundos possuem 348 cotistas, porém é possível que um cotista seja dono de uma cota em mais de um fundo.

Leia Também

ALÔ, É UM SER HUMANO?

Fim da secretária eletrônica? Empresas terão de oferecer atendimento humano obrigatório no SAC; veja o que muda

O TEMPO FECHOU

Chilli Beans vê o sol se esconder: rede de óculos escuros pede recuperação extrajudicial; entenda os próximos passos da empresa

Histórico dos fundos

Ao que tudo indica, a situação dos quatro fundos já não era nada boa. Segundo informações obtidas no próprio site da GWI, a rentabilidade obtida pelos quatro fundos nos últimos 36 meses até o dia 31 de outubro do ano passado foi negativa. No mesmo período, o Ibovespa rendeu 90,59%. Os valores sempre possuem uma defasagem de três meses.

A pior performance durante o período estudado é a do fundo GWI Leverage, com queda de 71,9%. Em seguida, vem o fundo GWI Classic com desvalorização de 63,7% e depois o GWI High Value, com queda de 55,6%. Em último lugar, está o fundo Pipes com uma performance um pouco menos negativa que os demais, mas equivalente a 37,8%.

Repeteco

E não é a primeira vez que isso ocorre. Em 2008, a crise dos mercado fez a gestora fechar para resgate e para aplicações dois de seus quatro fundos de investimento, o GWI FIA e o GWI Classic.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naquele período, a queda provocada pela crise teve efeito muito negativo na carteira do gestor por conta da alavancagem que ele costumava utilizar ao investir.

E a GWI, o que diz?

Ao ser procurada, a GWI informou - por meio de um advogado que atendeu a minha ligação - que a gestora deve publicar um fato relevante entre hoje e amanhã (20) sobre o que deve acontecer com os cotistas dos quatro fundos. E disse que não ia comentar mais nada sobre o ocorrido.

Cuidados

Antes de buscar um fundo, um dos passos primordiais é verificar o histórico dos gestores responsáveis pela a gestão dos ativos. Como os fundos funcionam como condomínios em que o gestor faz as vezes de um síndico, é preciso saber muito bem a sua experiência no mercado.

Além disso, um detalhe importante é olhar os ativos que compõem a carteira. Mesmo no caso de fundos de ações, é possível dar uma olhada na carteira com uma defasagem de três meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CSN Cimentos IPO CSNA3 CMIN3 recompra de ações 30 de outubro de 2026 - 10:26
Vale 29 de outubro de 2026 - 20:27
Petrobras (PETR4). 29 de outubro de 2026 - 18:50
microsoft msft34 acao internacional bdr inteligencia artificial copilot 29 de outubro de 2026 - 11:53
Celular com logo Nubank 29 de outubro de 2026 - 11:22
Mina da Vale em Ouro Preto (MG) 29 de outubro de 2026 - 6:30
Gilson Finkelsztain, novo CEO do Santander Brasil (SANB11). 28 de outubro de 2026 - 14:32
Interior de centro de distribuição da Shopee em Franco da Rocha (SP). 28 de outubro de 2026 - 10:46
Oceanpact (OPCT3) vence ação contra Petrobras 27 de outubro de 2026 - 17:06
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). Divulgação 27 de outubro de 2026 - 13:09
Daniela de Castro, diretora do Bradesco Principal. 27 de outubro de 2026 - 12:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar