O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Levantamento da Abrasel indica que 73% dos empresários do setor esperam faturar mais do que no Carnaval do ano passado
A folia do Carnaval também tem potencial de engordar o caixa de bares e restaurantes — e os empreendedores estão otimistas.
Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgado nesta sexta-feira (23) indica que 73% dos empresários do setor esperam faturar mais do que no Carnaval do ano passado, entre aqueles que planejam abrir durante a folia.
Segundo a pesquisa, 72% dos estabelecimentos pretendem operar normalmente no período, sinalizando confiança no potencial de consumo da festa. Entre os que projetam crescimento, a maioria trabalha com aumentos moderados: 25% estimam alta de até 5% no faturamento, enquanto 24% esperam crescimento de até 10%.
Outros 12% projetam avanço de até 20%, e 10% acreditam em um salto mais expressivo, de até 50%. Há ainda uma parcela menor (2%) que prevê resultados acima desse patamar.
Nem todos, porém, compartilham do otimismo. Cerca de 19% não esperam crescimento nas vendas, enquanto 5% projetam queda em relação a 2025. Outros 3% não operavam no Carnaval anterior.
As expectativas mais positivas encontram respaldo nos números do turismo. De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval de 2026 deve movimentar R$ 14,48 bilhões em receitas no país, um crescimento de 3,8% em relação a 2025 e o maior volume desde o início da série histórica, em 2013.
Dentro desse total, bares e restaurantes aparecem como os principais motores da geração de receita, impulsionados tanto pelo público local quanto pelo aumento da presença de visitantes de fora do país.
A CNC projeta a entrada de 1,42 milhão de turistas estrangeiros durante o Carnaval, número 4% superior ao registrado no ano passado.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o impacto do turista estrangeiro vai além dos dias oficiais da festa.
“O turista costuma permanecer mais tempo nas cidades, consumir com maior frequência e circular por diferentes tipos de estabelecimentos em busca de experiências ligadas à nossa cultura. Isso faz com que o efeito do Carnaval se espalhe por mais dias e alcance um número maior de negócios”, afirma.
Além do impulso sazonal, o setor chega ao Carnaval com indicadores financeiros mais equilibrados. Dados da Abrasel mostram que 47% dos empresários fecharam dezembro de 2025 com lucro, enquanto 36% operaram no ponto de equilíbrio.
Apenas 16% encerraram o mês no prejuízo, e 1% ainda não existia no período. O percentual de empresas no azul é o mais alto dos últimos dois anos.
Segundo Solmucci, esse cenário cria uma base mais sólida para o início de 2026.
“O verão e o Carnaval são apenas o ponto de partida. Ao longo dos próximos meses, o setor ainda deve se beneficiar de datas importantes, como o Dia das Mães e a Semana dos Namorados, além da Copa do Mundo, dos feriados e de um fluxo de turistas que tende a seguir em alta no país”, diz.
Segundo o Sebrae, é possível adotar algumas estratégias para aumentar o faturamento no período de folia.
Mas atenção: é fundamental a adaptar essas sugestões à sua realidade específica, considerando o perfil do seu público-alvo, a localização do seu estabelecimento; Também é importante considerar as regulamentações locais e as medidas de segurança.
Confira abaixo:
Cardápio alinhado ao clima da festa
Ajustar o cardápio ao espírito do Carnaval pode ser uma forma simples de estimular o consumo. Pratos e bebidas criados especialmente para o período ajudam a despertar a curiosidade dos clientes e reforçam a ideia de experiência, algo valorizado por quem circula em busca de opções diferentes durante a festa.
Ofertas pensadas para o alto giro
Promoções específicas para o Carnaval podem aumentar o ticket médio e acelerar o giro de mesas e balcões. Combos de comidas e bebidas, descontos em horários estratégicos ou condições especiais para grupos ajudam a atrair consumidores e a otimizar o faturamento nos momentos de maior movimento.
Ambiente mais atrativo
A ambientação também conta. Investir em uma decoração temática, com elementos e cores que remetam ao Carnaval, pode tornar o estabelecimento mais convidativo. Um espaço visualmente alinhado à festa tende a reter o cliente por mais tempo — e isso se reflete no consumo.
Programação e entretenimento
A realização de eventos, como música ao vivo, DJs ou apresentações temáticas, pode ampliar o fluxo e diferenciar o negócio da concorrência. Além de atrair novos clientes, esse tipo de iniciativa costuma aumentar o tempo de permanência no local, favorecendo vendas adicionais.
Parcerias para ampliar alcance
Estabelecer parcerias com negócios da região — como fornecedores, marcas de bebidas ou empresas de entretenimento — pode ampliar a visibilidade do estabelecimento durante o Carnaval. Ações conjuntas ajudam a diluir custos, fortalecer a divulgação e atrair públicos que talvez não frequentassem o local em outras épocas.
A opção pelo regime tributário deve ser feita exclusivamente pela internet, no portal do Simples Nacional
Sem plano de expansão, Katie Lee criou uma alternativa para continuar operando e ainda firmou um acordo milionário com a Target
Segundo pesquisa da Serasa Experian, modelo ainda é pouco conhecido, mas pode ajudar pequenas e médias empresas a ganhar visão financeira e reduzir burocracia
Negócio fundado por Eduardo Córdova começou a operar no início de 2020 e se destacou como uma opção mais segura para os consumidores durante a pandemia
Documento unifica os modelos municipais, padroniza informações fiscais e cria a base tecnológica para o IBS e a CBS previstos na Reforma Tributária
Eleições, Copa do Mundo e feriados concentrados em dias úteis entram no radar de 2026 e devem influenciar o ritmo da economia e o consumo
Microempreendedores individuais podem encerrar o CNPJ de forma virtual e gratuita