Cade nega recurso da Petlove contra aprovação da fusão Petz-Cobasi; saiba o que acontece agora
Decisão encerra a disputa administrativa, mas mantém em aberto a fase de desinvestimento e monitoramento, que será determinante para o arquivamento definitivo do processo

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu mais um passo rumo ao desfecho da maior fusão do mercado pet brasileiro. Segundo o documento publicado nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União, os conselheiros rejeitaram o pedido da Petlove, que buscava esclarecimentos sobre pontos do acordo que autorizou a união entre Petz e Cobasi.
O relator do caso, conselheiro José Levi Mello do Amaral Jr., foi direto: não existe contradição ou omissão no acordo. Segundo ele, a suposta dúvida levantada pela Petlove pode ter surgido de uma “assimetria informacional” — já que parte do documento é confidencial e não está disponível na versão pública.
Para o tribunal, não havia nada a ser explicado. Levi reforçou ainda que a possibilidade de haver mais de um comprador para os ativos a serem vendidos é apenas uma exceção. Os demais conselheiros acompanharam seu voto.
O que vem pela frente
O presidente do Cade, conselheiro Gustavo Augusto, explicou que o julgamento dos embargos encerra a análise do caso, mas abre a fase de execução das obrigações impostas. Entre elas, está a venda de lojas e o monitoramento do cumprimento do acordo.
“Enquanto o desinvestimento não for concluído, e o acordo não for inteiramente cumprido, o caso não é arquivado”, destacou em entrevista ao Valor Econômico.
Com isso, a Petlove esgota todas as possibilidades administrativas dentro do Cade. Qualquer nova contestação à fusão só poderá ser feita na Justiça.
Leia Também
A fusão Petz-Cobasi
A união entre Petz e Cobasi foi aprovada em dezembro de 2025, condicionada à assinatura de um Acordo em Controle de Concentração (ACC). O documento prevê a venda de 26 lojas em São Paulo, que representaram 3,3% do faturamento conjunto das companhias nos 12 meses anteriores ao terceiro trimestre.
Em janeiro de 2026, a fusão foi oficialmente concluída: nasceu a União Pet, gigante do setor que passou a operar na B3 sob o ticker AUAU3. A Petz tornou-se subsidiária da Cobasi, e juntas as marcas consolidaram uma nova líder no mercado brasileiro.
Terceira maior varejista do setor, a Petlove entrou no processo como interessada desde 2024. Seu argumento era de que o acordo permitia a venda dos ativos a mais de um comprador, o que poderia gerar alienações em momentos diferentes.
Para a empresa, isso contradizia manifestações de conselheiros que defendiam a venda a um único comprador.
*Com informações do Estadão Conteúdo
DO BRASIL PARA O MUNDO?
Nubank estreia nos EUA, lança aposta para dinheiro sem fronteiras e testa se sua fórmula pode ganhar o mundo
10 de setembro de 2026 - 13:41CARA OU COROA?
BB Seguridade (BBSE3) pode subir pouco, mas cair muito: o risco que fez o Citi recomendar a venda das ações
10 de setembro de 2026 - 11:33NÃO SÃO OS PANDAS QUE VOCÊ IMAGINA
Vale (VALE3) pode abraçar os panda bonds? Veja o que o CFO disse sobre a emissão de títulos na China
10 de setembro de 2026 - 10:52EMPRESAS DE TELEFONIA
É o fim dos planos de celulares de R$ 20? Por que as operadoras estão deixando ofertas ultrabaratas para trás
9 de setembro de 2026 - 17:57SEMANA CHEIA
Maior queda de hoje: Tenda (TEND3) cai mais de 6% após mudança de comando e estreia no Ibovespa
9 de setembro de 2026 - 15:48ALOCAÇÃO DE CAPITAL
O que o Banco do Brasil (BBAS3) está vendo na Argentina para continuar colocando dinheiro no país?
9 de setembro de 2026 - 14:27ALTA DOS PREÇOS
Fim da crise no agro está próximo? JP Morgan elege ação favorita no setor, que pode subir até 36,5%
9 de setembro de 2026 - 11:17MUDANÇAS NA BOLSA
INBR32 dá adeus à B3: Inter prepara mudança nos BDRs e deixa uma decisão importante para os investidores
9 de setembro de 2026 - 9:39CRESCIMENTO BOM PRA CACHORRO
Petz Cobasi (AUAU3) tem mais dinheiro em caixa — vêm mais dividendos por aí? Entenda os planos da empresa para gerar mais retorno
9 de setembro de 2026 - 6:11FAXINA NO ARMÁRIO
Enjoei (ENJU3) vai desapegar dos centavos com grupamento de ações na razão de 10 para 1
8 de setembro de 2026 - 20:04TROCA DE GUARDA
Marcos Cruz assume oficialmente como CEO da Tenda (TEND3); saiba o que muda na construtora
8 de setembro de 2026 - 19:15TESOURA NAS ESTIMATIVAS
BofA corta apostas em bancos, mas vê espaço para alta em Itaú, BTG e mais 3 ações; veja quais
8 de setembro de 2026 - 18:24EXPANSÃO INTERNACIONAL
Inter chega à Argentina com conta em dólar e acesso a Wall Street; veja o que está por trás da estratégia
8 de setembro de 2026 - 16:23ASSÉDIO ELEITORAL?
“Vocês vão ter que arranjar outro emprego”: a frase que levou o MPT para cima do “Véio da Havan”.
8 de setembro de 2026 - 11:11INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Sucessor de Warren Buffett diz como Berkshire Hathaway vai ganhar dinheiro com IA (a resposta não está só na bolsa)
7 de setembro de 2026 - 15:35FILHA DO DIVÓRCIO
Farm vale mais que a Azzas (AZZA3) na bolsa? Marca deve receber propostas neste mês após ruptura entre Arezzo e Soma, diz jornal
7 de setembro de 2026 - 10:35FALÊNCIA
190, 192 e 193: Anatel autoriza venda da telefonia fixa da Oi (OIBR3) por R$ 60 milhões
7 de setembro de 2026 - 9:20DE OLHO NAS DÍVIDAS
Adeus, CSN Cimentos? Novo CEO da CSN (CSNA3) prepara venda de ativos bilionários, diz jornal
6 de setembro de 2026 - 12:55PODCAST TOUROS E URSOS
Por que tantas empresas estão quebrando no Brasil?
6 de setembro de 2026 - 11:15AGENTES DE IA