Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Ô PÁ!

O melhor país para se aposentar no exterior é um destino muito procurado pelos brasileiros

Descubra os países ideais para aposentados, combinando qualidade de vida, segurança e benefícios fiscais

Portugal

Cada vez mais pessoas ao redor do mundo buscam se aposentar fora de seu país de origem. Elas buscam qualidade de vida, segurança e custos menores. Mas com dezenas de programas de visto e regras diferentes, escolher o destino ideal não é fácil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse sentido, alguns países se destacam na preferência de quem quer uma aposentadoria mais confortável, mas um destino bastante popular entre os brasileiros conquistou a liderança nos critérios analisados pelo Global Retirement Report 2025.

E o número 1 no ranking global de aposentadoria é… Portugal! Seguido por Ilhas Maurício e Espanha. 

O levantamento avaliou 44 programas de aposentadoria e visto para renda passiva, usando 20 indicadores divididos em seis subíndices: procedimento, cidadania e mobilidade, economia, otimização fiscal, qualidade de vida e segurança/inserção social. Cada país recebeu uma nota de 0 a 100.

O estudo revela que países das Américas e da Europa dominam o ranking, tanto por vistos de aposentadoria quanto por oportunidades para nômades digitais, com qualidade de vida acima da média.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Dra. Laura Madrid Sartoretto, líder de pesquisa do Global Intelligence Unit da GCS, “um dos motivos que leva as pessoas a se mudarem é buscar um lugar com melhor qualidade de vida, segurança política e acesso à saúde pública e privada de forma eficiente e acessível”.

Leia Também

ALTAS AVENTURAS

“Nunca mais parei”: como a escalada indoor conquistou quem nunca imaginou subir uma parede  

A BORDO

Do Japão à África: os cruzeiros mais surpreendentes para fazer no verão de 2026 e 2027

Portugal: líder absoluto

Portugal atingiu 92,61 pontos no ranking geral. O país ibérico oferece o visto D7, voltado para não europeus com renda passiva estável, como aposentadorias ou aluguéis. 

Em muitos casos, após cinco anos de residência legal em Portugal é possível obter residência permanente, e também candidatar-se à cidadania, desde que satisfeitas condições como o conhecimento da língua portuguesa e idoneidade criminal. 

No sistema fiscal, há regimes especiais (como o residente não habitual) que concedem benefícios para determinados rendimentos estrangeiros. Quanto às heranças e doações, existe o Imposto do Selo, aplicado em 10% nos casos de beneficiários que não sejam parentes próximos (como cônjuge, filhos ou pais) — para esses, há isenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Golden Visa português também segue em alta: já arrecadou mais de US$ 7,2 bilhões desde 2012, com destaque para americanos, e teve 72% de aumento nas aprovações recentemente. 

A sacada aqui é clara: o país atrai aposentados e investidores sem abrir mão de regras de compliance e segurança jurídica.

Ilhas Maurício e alternativas fora da Europa 

Em segundo lugar aparecem as Ilhas Maurício, um arquipélago situado na costa africana do Oceano Índico conhecido por não tributar renda estrangeira, patrimônio nem herança.

Aposentados acima de 50 anos podem obter residência por 10 anos, renováveis, com renda mínima de US$ 2.000/mês. O visto permite incluir cônjuges e filhos dependentes, tornando o país uma opção para famílias que buscam estabilidade e economia tributária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros destinos de destaque para se aposentar

  • Espanha – Qualidade de vida elevada, boa infraestrutura e acesso a saúde pública e privada.
  • Uruguai – Segurança e estabilidade política atraem aposentados sul-americanos.
  • Áustria – Saúde, cultura e sistemas robustos para estrangeiros.
  • Itália – Programas regionais incentivam aposentados a investir e residir no país.
  • Eslovênia, Malta, Letônia e Chile – Também estão entre os 10 melhores destinos, oferecendo combinações de segurança, qualidade de vida e benefícios fiscais.

O que os brasileiros devem considerar

Além de impostos, os aposentados precisam avaliar procedimentos de visto, mobilidade internacional e qualidade de vida. 

A decisão envolve mais do que escolher um paraíso: é sobre assegurar renda passiva estável, segurança jurídica e acesso a serviços essenciais.

No fim das contas, o melhor país para se aposentar no exterior não é apenas aquele com natureza paradisíaca, mas aquele que combina renda segura, impostos controlados e vida tranquila, sem surpresas burocráticas. E Portugal, ao que tudo indica, é imbatível nesse cenário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
turista em aeroporto 31 de julho de 2026 - 8:16
Os 5 livros mais vendidos da Flip 2026 30 de julho de 2026 - 19:00
Eclipse solar total poderá ser visto em boa parte da Espanha 30 de julho de 2026 - 8:16
Receita Federal lançou sistema eletrônico para controle de bens a declarar 29 de julho de 2026 - 18:41
Aos 86 anos, maestro João Carlos Martins faz apresentação inédita na Sala São Paulo 29 de julho de 2026 - 14:02
Alunas dançando em espetáculo de dança em teatro 29 de julho de 2026 - 8:16
Dois teatros brasileiros são reconhecidos patrimônio mundial pela Unesco 28 de julho de 2026 - 17:20
Lilia, no Rio de Janeiro 28 de julho de 2026 - 8:16

RIO DE SABOR

Do Centro à Barra, um raio-x da boa mesa carioca em 2026

28 de julho de 2026 - 8:16
Cientistas desenvolveram método de produzir foie gras sem a necessidade de engordar o animal 27 de julho de 2026 - 16:10
Matt Damon e Zendaya em longa 'A Odisseia' 27 de julho de 2026 - 9:16
Dalton Paula 25 de julho de 2026 - 8:00
Reprodução 24 de julho de 2026 - 21:42
Novo prédio mais alto de São Paulo possui 219 metros de altura e mirante cápsula 24 de julho de 2026 - 15:30
Festival de Vinhos de Inverno 23 de julho de 2026 - 15:01
Barcelona quer limitar para até 16 milhões o número de turistas por ano 23 de julho de 2026 - 12:58
Visto americano 23 de julho de 2026 - 8:16
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar