O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O governo brasileiro estuda todas as opções para se defender das medidas do governo norte-americano e, embora prefira o diálogo, não descarta acionar os EUA na Organização Mundial do Comércio

Levou pouco mais de três horas para que o Brasil reagisse ao anúncio das tarifas recíprocas de Donald Trump — e, claro, Lula não gostou do que viu.
Embora a ordem do governo brasileiro seja manter o diálogo com os EUA, o Brasil acusou Trump de violar os compromissos assumidos perante a Organização Mundial do Comércio (OMC).
Por isso, Lula mandou avisar: está avaliando todas as possibilidades de ação para assegurar a reciprocidade no comércio bilateral, considerando, inclusive, recorrer à própria OMC “em defesa dos legítimos interesses nacionais”.
Enquanto estuda opções, o governo brasileiro disse também que vai buscar em consulta com o setor privado a defesa dos interesses dos produtores nacionais junto ao governo dos EUA — e aqui, a estratégia é o diálogo.
O Brasil se mantém aberto ao "aprofundamento do diálogo estabelecido ao longo das últimas semanas" com a gestão republicana para reverter as medidas anunciadas e atenuar seus efeitos, diz o Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), em nota conjunta.
Se Trump se baseou em números para aplicar as tarifas sobre os parceiros comerciais, é neles também que Lula acusa Washington de falta de reciprocidade.
Leia Também
Segundo o governo, os EUA registram "recorrentes e expressivos" superávits comerciais em bens e serviços com o Brasil nos últimos 15 anos, por isso, a imposição unilateral da tarifa de 10% com a alegação da necessidade de se restabelecer o equilíbrio e a reciprocidade comercial não reflete a realidade.
E reciprocidade por reciprocidade, o Congresso fez a sua parte nesta quarta-feira (2).
Trump conseguiu que oposição e situação se unissem em torno da aprovação do projeto de lei da reciprocidade econômica, que estabelece critérios para que o Brasil responda a medidas unilaterais adotadas por países ou blocos econômicos que afetem a competitividade brasileira no cenário internacional.
Agora só falta Lula assinar.
ELE ESTÁ VENDIDO
DANÚBIO EM RISCO
Dia do café
ELES VOLTARAM
DOSE ÚNICA É SUFICIENTE?
CONTINENTE DE GELO
TORRE DO RELÓGIO
ASCENSÃO E QUEDA
SINAIS CIFRADOS
PEDÁGIO DA DISCÓRDIA
BLINDANDO O COFRE
ESTREIA AVASSALADORA
MISTÉRIO NO AR
OBRAS ABANDONADAS
NOVOS DESENHOS
TÁ DE GRAÇA?
A CONTA ESTÁ FICANDO CARA...
DEPOIS DA MEIA-NOITE
SEM RUMO?
COPA DO MUNDO FEMININA