Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Dani Alvarenga

Dani Alvarenga

Repórter do Seu Dinheiro, estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) com certificação em curso de Mercado Financeiro pela Ibmec. Possui experiência na cobertura de economia, política e internacional. Atualmente, cobre o mercado imobiliário e de FIIs.

A DISPUTA ESTÁ ACIRRADA

Eletrobras (ELET3): eleição do conselho pega fogo e conselheiro excluído usa o LinkedIn como palco da disputa

Marcelo Gasparino vem divulgando na plataforma informações sobre o processo de eleição e recebeu a terceira advertência da empresa

Dani Alvarenga
Dani Alvarenga
28 de abril de 2025
13:31
eletrobras elet6 elet3
Eletrobras - Imagem: Reprodução

Às vésperas da eleição, que ocorre nesta terça-feira (29), a disputa pelas cadeiras do conselho de administração da Eletrobras (ELET3) está cada vez mais acirrada e ganhou o LinkedIn como palco dos conflitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conselheiro da companhia Marcelo Gasparino vem divulgando na plataforma informações sobre o processo de eleição e recebeu a terceira advertência da empresa pela publicação de “dois documentos de natureza confidencial e sigilosa”.

Segundo documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a infração ocorreu na última sexta-feira (25), quando Gasparino divulgou na rede social uma conversa com uma jornalista da Folha de S.Paulo.

Nas imagens presentes na publicação, o conselheiro teria enviado uma série de documentos para a repórter. “Como a Folha de S. Paulo não retirou do ar a dolosa matéria que me cita, peço que leiam a íntegra da conversa, e cheguem às suas próprias conclusões”, escreveu.

Já a Eletrobras viu a divulgação como uma “violação da cláusula que proíbe a divulgação de informações confidenciais e sigilosas”, o que caracteriza infração ética, “podendo colocar em risco a reputação da companhia”, afirma em documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As publicações de Gasparino no LinkedIn vêm sendo alvo de advertências desde o fim de março, quando a lista dos nomes indicados para os cargos de conselheiros foi divulgada. No documento, não constava o nome de Gasparino, o que vem adicionando pressão na disputa.

Leia Também

Após a divulgação das advertências, a Eletrobras também confirmou a desistência de Guido Mantega para compor o conselho fiscal da empresa. Rumores de que a indicação do ex-ministro da Fazenda para o cargo seria substituída por outro nome surgiram ainda na semana passada.

As mudanças na Eletrobras: um acordo com o governo

A assembleia de acionistas que acontecerá no dia 29 de abril votará um acordo que dá maior participação do governo na administração da Eletrobras. 

Em seguida, será decidido quem serão os conselheiros de administração dos acionistas privados. Atualmente, há 15 candidatos para as 10 vagas no colegiado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta eleição marcará a primeira grande reformulação do colegiado desde a privatização da empresa de energia, concluída em 2022.

Devido a um acordo entre a Eletrobras e a União, o governo terá direito a indicar três representantes no conselho de administração — de um total de dez. Além disso, também poderá indicar um dos cinco membros do conselho fiscal.

Para o conselho de administração, o governo indicou três nomes: Silas Rondeau, Maurício Tomalsquim e Nelson Hubner — todos se posicionaram contra a privatização da Eletrobras.

Já a Eletrobras divulgou a lista de indicados pelo atual conselho, reconduzindo 6 dos 9 conselheiros. A chapa é composta por:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • O consultor Vicente Falconi; 
  • Marisete Pereira, uma especialista do setor que trabalhou mais de 16 anos no Ministério de Minas e Energia; 
  • Felipe Dias, sócio da consultoria Viságio; 
  • O advogado Daniel Alves Ferreira;
  • A advogada Ana Silvia Matte;
  • A conselheira profissional Vanessa Claro Lopes;
  • Carlos Márcio Ferreira, que tem passagens pela CPFL Energia, Energisa e Eneva.

Pedro Batista foi indicado para a vaga de preferencialistas.

A disputa de Gasparino na Eletrobras

Apesar de não estar na lista, Gasparino concorre na disputa como indicado pelos acionistas Geração L. Par, Tempo Capital Principal, RPS e Clave.

Ele vem criticando abertamente as indicações para o conselho e está fazendo campanha nas redes sociais, pedindo votos para si e para José João Abdalla Filho.

Gasparino passou a opinar nas redes sociais logo após a divulgação da lista. Na época, Gasparino publicou uma série de textos no LinkedIn intituladas “Por que sou candidato ao CA da Eletrobras”. Ele descreve situações envolvendo Pedro Batista e a conduta do indicado na empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as publicações, ele propôs a unificação das ações, enquanto Batista teria participado de “todos os debates sobre a formação do preço de conversão de PNs em ONs”, apesar de se “declarar conflitado”.

“Ali notei que existia um conselheiro com muita influência sobre os demais membros”, afirma. Além disso, ele dá detalhes sobre a indicação de Ivan Monteiro para o cargo de CEO, em 2023.

“Fui procurado pelo conselheiro Pedro Batista para me informar que o CEO seria destituído, e que a decisão ocorreria em RCA [reunião do conselho administrativo] no mesmo dia. Às 20h fui surpreendido, não somente com a demissão, mas com a escolha, em caráter definitivo, do PCA [Ivan Monteiro] como novo CEO. Obviamente que as escolhas já tinham ocorrido anteriormente, em reunião prévia e que da qual não participei. Por certo que registrei minha discordância com o processo, mesmo que pessoalmente concordasse”, afirmou em publicação.

 “A partir daquele momento, comecei a sentir que ‘não teria vida fácil’ naquele conselho”, diz. As objeções de Gasparino não estão presentes em ata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As publicações entre os dias 23 e 26 de março levaram Gasparino a receber a primeira advertência da companhia. Segundo a Eletrobras, o conselheiro publicou supostas dinâmicas internas e deliberações internas, que “não guardam relação com a veracidade dos fatos ocorridos e registrados em atas”.

Pressão de todos os lados

Contudo, ele seguiu realizando uma série de divulgações na plataforma LinkedIn. Gasparino utilizou a rede social para rebater a resposta do presidente do conselho de administração, Vicente Falconi, sobre a indicação da Institutional Shareholder Services (ISS).

Isso porque a ISS sugeriu votos em nomes alternativos — incluindo o de Gasperino. Já Falconi afirmou que a empresa discorda da recomendação, que “favorece de forma desproporcional os candidatos dissidentes”.

Em 16 de abril, a Eletrobras voltou a advertir Gasparino devido a divulgação de informações confidenciais. Além disso, a empresa indicou a disseminação de informações e alegações falsas de novo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a última publicação de conversa com jornalista, alvo da nova advertência, também foi alvo de críticas da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que foi anexada ao documento da Eletrobras.

O Seu Dinheiro entro em contato com Marcelo Gasperino, mas não houve resposta até o momento desta publicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
HORA DE ABANDONAR OS PAPÉIS

Ação da Braskem (BRKM5) ainda pode cair pela metade: Bradesco BBI faz alerta para ‘situação insustentável’

22 de abril de 2026 - 15:11

Banco projeta queima de caixa bilionária e alerta para risco na estrutura de capital mesmo com melhora dos spreads petroquímicos

VAREJO FARMACÊUTICO

A virada da Pague Menos (PGMN3): o que está por trás da recomendação de compra do BTG Pactual

22 de abril de 2026 - 14:31

Banco vê espaço para crescimento consistente, ganho de produtividade e impacto relevante dos medicamentos GLP-1

NOVA ESTRUTURA

Sai um, entram dois: Azzas 2154 (AZZA3) reorganiza a casa após baixas no alto escalão; veja como fica agora

22 de abril de 2026 - 13:01

Após saída de executivo-chave e sequência de baixas no alto escalão, companhia reestrutura área de Fashion & Lifestyle e retoma divisão entre masculino e feminino

COSTURANDO UM APORTE

Energisa (ENGI11) anuncia acordo de R$ 1,4 bilhão com Itaú (ITUB4) — e banco entra como sócio em divisão estratégica

22 de abril de 2026 - 11:00

Entrada do Itaú via Denerge dá exposição indireta a distribuidoras e reforça estrutura de capital da elétrica

À FRENTE DA REESTRUTURAÇÃO

Quem devem ser os novos líderes na Braskem (BRKM5), que tentarão recuperar a petroquímica após venda de fatia da Novonor para a IG4

22 de abril de 2026 - 10:27

Os nomes ainda não foram divulgados pela companhia, mas já há especulação no mercado. O mais provável é que os cargos de CEO e CFO sejam ocupados por profissionais ligados à gestora IG4

O QUE FAZER COM A AÇÃO?

Construtora ‘queridinha’ do Minha Casa, Minha Vida se prepara para acelerar em 2026 — e ação deve saltar mais de 34%, segundo o BTG Pactual

22 de abril de 2026 - 10:02

Avaliação do BTG Pactual indica vendas resilientes no início do ano e aponta que mudanças no MCMV podem impulsionar lançamentos e demanda ao longo de 2026

“ELEFANTE BRANCO” SAI DE CENA

Adeus, e-commerce: Sequoia (SEQL3) ‘joga a toalha’ no varejo digital e vende operação ao Mercado Livre (MELI34)

22 de abril de 2026 - 9:12

Após anos de pressão no caixa, empresa se desfaz de ativo-chave e aposta em modelo mais leve; entenda o que muda na estratégia

TEM FUNDAMENTO?

Alta de 115% é pouco? A preocupação de R$ 500 milhões que ronda a Tenda (TEND3), construtora queridinha do momento

22 de abril de 2026 - 6:01

Parte do mercado acredita que essa valorização poderia ser ainda maior se não fosse pela Alea, subsidiária da construtora. É realmente um problema?

ENERGIA SOB PRESSÃO

El Niño pode mexer com o seu bolso — e virar o jogo para as elétricas: as ações que ganham e perdem na bolsa, segundo o Safra

21 de abril de 2026 - 14:21

Relatório do Safra mapeia impactos no setor e aponta as elétricas mais expostas ao clima; confira a tese dos analistas.

CORRIDA BILIONÁRIA

Amazon turbina aposta em inteligência artificial com investimento de até US$ 25 bilhões na Anthropic, dona do Claude

21 de abril de 2026 - 13:14

Parceria com a Anthropic prevê até US$ 100 bilhões em consumo de nuvem e reforça estratégia em infraestrutura

DO AVIÃO PARA A ESTRADA

Por que a alta do petróleo pode destravar potencial de até 30% para a Marcopolo (POMO4), segundo o Safra

21 de abril de 2026 - 11:19

Com passagens aéreas pressionadas, ônibus ganham espaço — e a fabricante entra no radar de compra dos analistas

TENTANDO VIRAR O JOGO

O “plano de resgate” do BRB: banco tenta limpar o balanço com venda de até R$ 15 bilhões em ativos do Master

21 de abril de 2026 - 10:22

Banco aposta em fundo com a Quadra Capital para estancar crise de liquidez enquanto negocia reforço bilionário de capital

ESCOLHA ESTRATÉGICA

Petrobras (PETR4) e Prio (PRIO3): as campeãs da XP para absorver os ganhos do petróleo mais caro

20 de abril de 2026 - 19:51

Uma oferece previsibilidade enquanto a outra oferece retorno quase direto do aumento de preços; entenda cada tese de investimento

SOB A LUPA DOS ANALISTAS

A conta chegou para os bancos digitais? Safra liga alerta para “teste de fogo” de Nubank e Inter no 1T26

20 de abril de 2026 - 19:19

Safra vê 2026 como teste para o setor bancário brasileiro e diz que lucro sozinho já não explica as histórias de investimento; veja as apostas dos analistas

CHEGOU A HORA DE VENDER?

Vale (VALE3) ainda tem lenha para queimar após alta de 25%, mas o pote de ouro ficou mais longe; ação é rebaixada pelo Barclays

20 de abril de 2026 - 18:00

O banco britânico também mexeu no preço-alvo dos papéis negociados em Nova York e diz o que precisa acontecer para os dividendos extras caíram na conta do acionista

REESTRUTURAÇÃO

Azul (AZUL3) estreia novo ticker na bolsa após grupamento — e ação cai no primeiro pregão

20 de abril de 2026 - 16:40

Até então, os papéis eram negociados em lotes de 1 milhão, sob o ticker AZUL53; para se adequar às regras da B3, a aérea precisou recorrer ao grupamento

ANÁLISE

Nvidia (NVDA) tem espaço para crescer, mas também possui 5 riscos, segundo nova tese do BTG Pactual; confira

20 de abril de 2026 - 14:08

O banco prevê um preço-alvo de US$ 237, com um potencial de valorização de aproximadamente 20% em relação às cotações atuais

NOVO CAPÍTULO

Sequoia (SEQL3) reduz dívida tributária em 84% e ações disparam até 42% na bolsa; entenda os detalhes

20 de abril de 2026 - 12:42

Acordo com a PGFN corta passivo de R$ 631,7 milhões para R$ 112,7 milhões e dá novo fôlego à reestruturação da companhia

MUDANÇA NO COMANDO

Fim de uma era na Braskem (BRKM5): Novonor dá adeus, IG4 avança — mas mercado quer saber da OPA

20 de abril de 2026 - 12:37

Venda do controle abre nova fase para a petroquímica, com Petrobras e IG4 no centro da governança e desafios bilionários no horizonte

SAÍDA TRAVADA

Virada para o GPA (PCAR3)? Justiça de SP impede Casino de ‘se livrar’ das ações da varejista brasileira; entenda o que está em jogo

20 de abril de 2026 - 10:43

Bloqueio impede saída do acionista francês em momento de pressão financeira e negociação de dívidas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia