Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
A 'TRETA' DA XP

XP (XPBR31) pode ‘fazer do limão uma limonada’ após acusação de esquema de pirâmide, avalia BTG

Tese apresentada pela casa de análise gring Grizzly Research é “infundada”, e empresa pode transformar desafio em oportunidade, avaliam analistas do banco

XP na Nasdaq
XP na Nasdaq. - Imagem: Reprodução/Twitter XP

A grave acusação que a XP Investimentos (XPBR31) recebeu recentemente de uma casa de análise estrangeira causou agitação no mercado financeiro brasileiro e levou até mesmo concorrentes a saírem em defesa da corretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E na visão da equipe de análise do BTG Pactual, não apenas a acusação dos gringos é infundada, como o episódio pode até mesmo abrir uma oportunidade para a XP. Um caso do tipo "fazer do limão uma limonada".

Na semana passada, a casa de análise Grizzly Research, conhecida por teses short (vendidas), acusou a XP de utilizar seus fundos proprietários em um esquema de pirâmide. Se você não acompanhou o caso, pode ler mais sobre ele aqui. A corretora rebateu as acusações ponto a ponto e disse que deve tomar medidas legais.

O relatório de hoje do BTG afirma, logo de cara, que concorda que “a tese apresentada é infundada”. Os analistas Bruno Henriques, Luis Mollo e Marcel Zambello também avaliam como positiva a forma como a empresa reagiu, divulgando no domingo (16) um comunicado à imprensa em que busca esclarecer as acusações.

Os analistas acreditam que a corretora provavelmente convocará uma conferência nos próximos dias para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A XP tem se empenhado significativamente para aprimorar a divulgação e a comunicação com o mercado, um movimento bem recebido tanto pelos investidores quanto por nós”, escreveram os analistas. 

Leia Também

BOM NEGÓCIO

A venda de fatia da Rumo (RAIL3) resolve os problemas da Cosan (CSAN3)? Veja o que diz o Citi

O TETO AINDA ESTÁ LONGE

Nubank ainda tem muito chão para crescer no Brasil; “pote de ouro” está justamente onde os bancões querem brigar

O BTG avalia, ainda, que a XP pode “transformar esse desafio de curto prazo (ter que lidar com acusações infundadas) em uma oportunidade”. Como seria isso? Na visão dos analistas, a empresa pode basicamente melhorar sua comunicação com o mercado, o que poderia impulsionar a ação.

“Explicar com mais detalhes como e onde a empresa reconhece seus resultados, os motivos por trás de sua alíquota de imposto reduzida e a forma como gerencia sua estratégia ‘agressiva’ em renda fixa (...) deve contribuir para uma melhor compreensão do modelo de negócios. Isso, por sua vez, pode auxiliar na reprecificação da ação (...)”, escreveu o BTG.

Os analistas também destacam que a ação já recuperou completamente as quedas após a divulgação da tese short e apresenta valorização de 30% no ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 16h desta quarta-feira (19), a ação operava perto de US$ 15,80 na Nasdaq, valor acima dos US$ 15,43 de 7 de março, antes do tombo causado pela Grizzly Research.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com fundo de gráfico de ações em vermelho e o logo de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 19:35
Bandeira dos EUA ao fundo, gráfico de ações em queda e o símbolo da Gerdau em primeiro plano 20 de agosto de 2026 - 13:30
branded content 20 de agosto de 2026 - 12:00
Fundo da imagem traz uma cortina vermelha iluminada, como a cortina de um teatro. Ao centro, o logo da T4F 19 de agosto de 2026 - 19:47
copasa CSMG3 19 de agosto de 2026 - 13:45
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 19 de agosto de 2026 - 11:58
Conceito de inteligência artificial (IA) gera um prompt. Barra generativa e de pesquisa na placa-mãe do circuito futurista. 18 de agosto de 2026 - 17:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar