Sem trégua: Tarifaço de Trump desata maré vermelha nos mercados internacionais; Ibovespa também repercute Vale
Donald Trump assinou na noite de ontem decreto com novas tarifas para mais de 90 países que fazem comércio com os EUA; sobretaxa de 50% ao Brasil ficou para a semana que vem

A frágil trégua expira e uma maré vermelha se alastra pelo campo de batalha. Ainda que de modo figurativo, é esse o efeito observado nos mercados nas primeiras horas desta sexta-feira (1). O motivo é a guerra comercial de Donald Trump contra o mundo.
As bolsas asiáticas fecharam em queda generalizada, os mercados de ações da Europa iniciaram o dia em baixa e os índices futuros de Wall Street indicam abertura no vermelho nos EUA.
Isso porque a Casa Branca estabeleceu novas tarifas contra mais de 90 países. Elas entram em vigor hoje.
Aqui você confere a lista completa das taxas e dos setores mais afetados pelo tarifaço.
O anúncio coincide com o fim do prazo dado por Trump para que as nações que fazem comércio com os EUA buscassem acordos individuais.
Vizinho dos EUA ao norte, o Canadá viu a tarifa imposta por Trump subir de 25% para 35% — por “inércia”, segundo a Casa Branca. Já o México, vizinho do sul, obteve mais 90 dias de trégua para negociar.
Leia Também
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
O retorno da Petz Cobasi (AUAU3), a crise no STF e o que mais movimenta os mercados hoje
Trump x Brasil
O Brasil, por sua vez, foi contemplado com uma sobretaxa de 50% — não por razões comerciais, mas políticas.
No entanto, as exceções são tantas que a sobretaxa “básica” de 10% seguirá vigente até 6 de agosto. É o prazo que a alfândega norte-americana pediu para ajustar seus sistemas, informa a BBC.
As taxas adicionais passarão a valer em 7 de agosto. Elas atingirão 35,9% da pauta brasileira de exportações aos EUA, segundo dados citados pelo vice-presidente Geraldo Alckmin em entrevista à TV Globo.
Chamou a atenção o fato de as exceções ao Brasil abrangerem centenas de produtos.
Uma das empresas beneficiadas por esse movimento foi a Embraer, cujas ações apresentaram forte recuperação nos últimos dias. Mas ela não foi a única a obter alívio. As isenções estendem-se a diversos setores.
Nesse contexto, uma outra empresa que vende quase 30% de sua produção para os EUA viu suas ações caírem quando as sobretaxas foram anunciadas, mas sem que se recuperassem das perdas quando as isenções foram detalhadas.
Na avaliação do colunista Ruy Hungria, esse papel proporciona uma oportunidade de ganhos na bolsa. Isso porque ele ficou barato, tem apresentado bons resultados e conta com forte demanda interna para o caso de Trump mudar de ideia de novo. Tudo isso sem contar os dividendos.
Confira aqui a análise completa do Ruy.
Esquenta dos mercados
O Ibovespa devolveu ontem os ganhos registrados na quarta-feira.
Os investidores repercutiram a manutenção da taxa básica de juros em 15% ao ano e o dia de fraqueza das commodities.
Diante disso, a bolsa fechou julho com o pior desempenho entre os ativos monitorados mensalmente pelo Seu Dinheiro.
Na outra ponta, embora tenha iniciado agosto em forte queda na esteira do tarifaço, o bitcoin liderou os ganhos do mês passado.
O ranking completo você confere no trabalho da Monique Lima.
Por hoje, enquanto o governo brasileiro estuda como reagir ao tarifaço de Trump, a temporada de balanços segue a todo o vapor.
Outros destaques do Seu Dinheiro
- Um dia após confirmar tarifas de 50% sobre o Brasil, governo dos EUA procura Haddad para agendar reunião sobre tarifaço.
- Os bastidores da reunião entre os chanceleres de Brasil e EUA que Eduardo Bolsonaro tentou evitar a todo o custo.
- Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF.
- Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa.
- Trump anuncia prorrogação de tarifas contra o México, e dá prazo de 90 dias para fechar novo acordo comercial.
- WEG (WEGE3), Minerva (BEEF3) e mais: qual será o impacto da tarifa de 50% nas empresas e setores que não conseguiram isenção.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O FII do mês com desconto e qualidade, as oportunidades de investimento em bancos, o caso Master no STF: o que ler hoje
4 de setembro de 2026 - 8:19SEXTOU COM O RUY
O cenário está cada vez mais difícil para os bancos, mas ainda existem boas oportunidades para investir
4 de setembro de 2026 - 7:02O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O back to basics na bolsa, o quebra-quebra corporativo e o que mais mexe com o mercado hoje
3 de setembro de 2026 - 8:18EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Quem está por cima, e quem está por baixo?
2 de setembro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como a IA mexe com o futuro da Vale, a guerra no Oriente Médio e a relação entre Moraes e Vorcaro: o que mexe com seu bolso hoje
2 de setembro de 2026 - 8:06O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Internacionalização de negócios, pêndulo eleitoral e alta do petróleo: confira tudo o que agita os mercados hoje
1 de setembro de 2026 - 8:37DÉCIMO ANDAR
O elevador mudou de direção: o mau humor já está no preço dos fundos imobiliários?
30 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A pescaria do Tesouro Direto, a virada do Ibovespa em agosto e o evento do Fed nos EUA: o que você precisa ler hoje
28 de agosto de 2026 - 8:21SEXTOU COM O RUY
Você não precisa correr mais rápido que um leão (e nem de um Brasil perfeito) para ganhar dinheiro com a bolsa agora
28 de agosto de 2026 - 7:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A gordura extra do VISC11, a conferência do Fed e os resultados da Nvidia: o que mexe com os mercados hoje
27 de agosto de 2026 - 8:26EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Ibovespa — Entre a ideologia e o ideal, eu fico com os meus pregões de alta
26 de agosto de 2026 - 19:55IA NA PRÁTICA
Testei o Gemini Notebook para explicar inflação para uma criança — e ele criou um vídeo
26 de agosto de 2026 - 15:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O gatilho para dividendos da Vale (VALE3), o alívio que vem do Oriente Médio e o que mais afeta o seu bolso hoje
26 de agosto de 2026 - 8:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
25 de agosto de 2026 - 8:23O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
24 de agosto de 2026 - 8:26RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO