🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

19 de outubro de 2025
8:00 - atualizado às 12:50
Mão segurando lâmpada acesa simbolizando brainstorm, inovação e novas ideias
A inovação é um processo, e tudo começa com uma ideia, mas o ambiente faz a diferença para a absorção de ideias. - Imagem: JDawnInk/iStock

Eu vi um gráfico em 2016 no meio do ppt de uma palestra. Não lembro quem era o palestrante, nem a fonte do gráfico. Mas o insight que tive com aquela imagem mudou não só a minha carreira, como a história do Seu Dinheiro, este site de notícias que na época nem existia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A palestra fazia parte de um programa de imersão na universidade de Columbia, em Nova York, para 20 jornalistas estrangeiros.

Mas o que tinha no gráfico? A projeção da verba de marketing nos Estados Unidos destinada para conteúdo. Lembro que o número mostrava uma fatia crescendo de 5% para 15%, o que era um caminhão de dinheiro direcionado para “branded content’ (conteúdo produzido para marcas).

Foi quando tive o insight: “isso é uma baita oportunidade para empresas de jornalismo e para jornalistas.” A ideia ficou na minha cabeça, foi lapidada ao longo de anos e cerca de quatro anos depois criamos um projeto de branded content no Seu Dinheiro focado em vendas para a Empiricus Research, nossa controladora.

Esse projeto trouxe cerca de R$ 60 milhões em receita para nosso grupo nos últimos cinco anos. Além do Seu Dinheiro, foi aplicado também no Money Times, do mesmo controlador, e no site institucional da Empiricus. Assim, conseguimos recursos financeiros para expandir nosso Jornalismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conteúdo digital versus presencial

Até hoje, duas perguntas martelam na minha cabeça:

Leia Também

  1. Se eu não estivesse naquela palestra em 2016, será que teria criado esse projeto em 2020?
  2. Se a palestra fosse 100% online, eu teria captado o insight?

Creio que não, para as duas perguntas. A inovação é um processo. Mas é bem verdade que tudo começa com uma ideia. Sem semente, não tem fruto.

Além disso, o ambiente faz a diferença para a absorção de ideias. Há algo de transformador em sair do seu habitat natural e mergulhar em um tema com atenção plena — algo difícil de fazer quando se ouve um podcast enquanto responde seus e-mails.

A verdade é que o ambiente digital trouxe facilidades para a disseminação de conteúdo, mas ele não substitui completamente a experiência presencial. Além da retenção da atenção, os encontros físicos são espaços de networking, pontos de encontro com pessoas-chave para o seu negócio ou carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se o bate-papo não fosse importante, as gigantes de tecnologia certamente não teriam pressionando seus funcionários a voltarem para o escritório após a pandemia. O contato face a face e a troca de ideias informal no cafezinho fomentam a inovação, e, consequentemente, a rentabilidade do negócio.

Ignorar essa necessidade tem custo. Quando a rotina consome todo o tempo e a curiosidade se apaga, a capacidade de inovar diminui. Não por acaso, o Prêmio Nobel de Economia de 2025 foi concedido a pesquisadores que demonstraram a relação direta entre inovação e crescimento econômico. Empresas que inovam crescem mais e geram mais lucro. As que não inovam, inevitavelmente, ficam para trás.

Como se preparar para gerar ideias e inovação

O líder inovador precisa oxigenar a cabeça, ouvir palestras, ter tempo para refletir, buscar benchmarks e trocar experiências com pessoas fora da sua bolha. Falo isso com alguma propriedade. Depois de anos focada em “arrumar a casa”, senti falta de uma inspiração para projetos novos.

Nos últimos dois anos, direcionei uma parte maior da minha agenda para fora da empresa, voltando a frequentar eventos sobre mercado financeiro, indústria de mídia, tecnologia e liderança. Ingressei também em comitês de discussões setoriais na Associação Nacional de Jornais (ANJ) e no Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O esforço deu resultado. A maioria dos projetos novos do Seu Dinheiro e Money Times teve contribuições diretas ou indiretas desses encontros. Veja 3 exemplos:

SD Lifestyle: lançado em março de 2025

Criar esse vertical de conteúdo no Seu Dinheiro era um sonho antigo. Mas o “empurrão” para tirar o projeto do papel veio de uma conversa informal com um potencial anunciante após uma reunião presencial sobre outro assunto. Lançamos o site em março deste ano (veja o conteúdo neste link) e desde maio o projeto é patrocinado (veja opções aqui).

Criamos em meados de agosto um núcleo de reportagem com foco em audiência, o Trends, para melhorar a nossa monetização via mídia programática, e já estamos colhendo bons resultados.

Como chegamos nessa ideia? Uma conexão da ANJ viabilizou um benchmark com outro veículo de mídia, que por fim nos indicou uma consultoria. Esta consultoria nos ajudou a estruturar o projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eventos presenciais do Seu Dinheiro e Money Times

As trocas com outras lideranças da indústria de mídia também me motivaram a criar uma área de eventos para os nossos sites. Neste ano, promovemos pela primeira vez o evento online Onde Investir 2025, com edições em janeiro e julho.

Em 2026, vamos dar um novo passo — a realização de eventos presenciais para investidores. Serão eventos médios, para 150 pessoas, e mini eventos, para 30 convidados, com maior espaço para interação e networking.

  • LEIA TAMBÉM: Quer se antenar sobre tendências, turismo e estilo de vida? Receba gratuitamente as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro; cadastre-se aqui

O primeiro deles será o Imersão Crypto, no próximo dia 24, promovido pelo Money Times em parceria com a Bitget e a Empiricus Research. O evento já está lotado, mas você poderá acompanhar a cobertura no Money Times.

Para 2026, estão previstos seis eventos. As inscrições ainda não foram abertas, mas a agenda está definida. Neste momento, estamos selecionando parceiros interessados em promover essas discussões e conexões ao nosso lado (veja nosso book comercial aqui).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criamos esta iniciativa com a missão de promover encontros inspiradores, com conexão e conteúdo de qualidade, capazes de gerar boas ideias para quem estiver presente.

PS: dúvidas, comentários ou sugestões, escreva para marina.gazzoni@seudinheiro.com

Um abraço e ótimo domingo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?

19 de novembro de 2025 - 20:00

Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje

19 de novembro de 2025 - 8:01

Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje

18 de novembro de 2025 - 8:29

Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?

18 de novembro de 2025 - 6:03

Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar