🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Camille Lima

Camille Lima

Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap. Hoje, é repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. A cobertura atual é majoritariamente centrada no setor financeiro (bancos, instituições financeiras e gestoras), em companhias maiores listadas na B3 e no mercado de ações.

SAÚDE NA CARTEIRA

JP Morgan recomenda distância de Oncoclínicas (ONCO3), mas revela duas ações atraentes no setor de saúde

Os analistas não veem gatilhos de curto prazo para impulsionar a ONCO3 — mas destacam uma dupla de ações com lucros crescentes e preços atraentes na B3

Camille Lima
Camille Lima
19 de fevereiro de 2025
14:11 - atualizado às 13:18
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3).
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). - Imagem: Divulgação

Diante de taxas de juros elevadas e de um cenário ainda difícil para o setor de saúde brasileiro, o JP Morgan passou a recomendar distância de empresas endividadas — e a Oncoclínicas (ONCO3) foi pega em cheio pelo alerta vermelho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco norte-americano decidiu rebaixar as ações da rede de tratamentos oncológicos de neutro para “underweight”, equivalente à venda. 

Apesar de reconhecerem o potencial do mercado de tratamento de câncer no Brasil, os analistas não veem gatilhos de curto prazo para impulsionar a Oncoclínicas (ONCO3).

Segundo o banco, a dependência de acordos de exclusividade com médicos e parcerias com planos de saúde combalidos financeiramente também pesam contra a empresa, limitando sua capacidade de rentabilizar o Ebitda. 

Para os analistas, a preocupação com a Oncoclínicas jaz tanto no alto nível de alavancagem, estimado em 3 vezes a relação dívida líquida sobre o Ebitda estimado para 2025, como também na dificuldade em gerar fluxo de caixa livre (FCF) no curto prazo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em um modelo de negócio que já apresenta uma baixa conversão de Ebitda para fluxo de caixa, a empresa tem enfrentado fortes ventos contrários de seus pagadores pressionados que têm impulsionado recebíveis mais altos; isso, juntamente com sua alta alavancagem persistente, provavelmente elimina a geração de caixa de curto prazo.”

Leia Também

Oncoclínicas (ONCO3) não é a única ação com alerta vermelho

É por essas mesmas preocupações que os analistas mantiveram recomendação de venda para a Viveo (VVEO3), aliás. 

Na visão do JP Morgan, a estratégia da companhia de focar no ROIC (retorno sobre o capital investido) está levando a um baixo nível de competitividade em produtos que já têm baixos retornos.

Além disso, uma concorrência mais difícil do que o esperado, especialmente em produtos de maior valor, está afetando o crescimento e a margem bruta da Viveo, o que se traduz em alavancagem operacional limitada, restringindo ainda mais o espaço para ganhos de margem de Ebitda nos próximos trimestres. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O JP Morgan também recomenda aos investidores que se afastem de empresas com modelos de negócios desafiadores, como a Qualicorp (QUAL3), também classificada como "underweight".

Os analistas avaliam que o modelo de negócio da empresa está sendo desafiado à medida que os operadores reduzem a exposição ao produto e focam mais na oferta para pequenas e médias empresas (PMEs). 

“Embora apareça como um nome com valuation extremamente descontado, negociada a um múltiplo de cerca de 3 vezes o preço/lucro para 2025, acreditamos que a sustentabilidade dos tais ganhos da Qualicorp é incerta, enquanto seus fluxos de caixa operacionais estão sendo direcionados para pagamentos de dívidas.”

Então, onde investir no setor de saúde?

Apesar da visão negativa sobre a dupla de ações, o JP Morgan ainda vê boas oportunidades para lucrar com o setor de saúde — e aponta caminhos promissores para a Rede D'Or (RDOR3) e a Hapvida (HAPV3), as queridinhas do banco no momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O foco deve permanecer em empresas consolidadoras da indústria com balanços enxutos. Por isso, continuamos a favorecer Rede D'Or e Hapvida, dado o sólido crescimento anual do lucro e geração de fluxo de caixa livre”, avaliaram os analistas. 

Os pontos positivos das ações da Rede D’Or (RDOR3)

Para os analistas, a Rede D'Or se destaca pela dominância nos mercados de saúde privada do Rio de Janeiro e São Paulo, o que confere ao gigante hospitalar um poder de barganha diferenciado com os planos de saúde. 

Isso não significa que não haja incertezas pairando sobre a empresa. A aquisição da SulAmérica e a recente parceria com o Bradesco em torno de projetos greenfield (em estágio inicial) continuam sendo um ponto chave de preocupação para os investidores, dado a robustez dos negócios e do elevado patamar de investimentos necessário para os próximos anos.

Contudo, o JP Morgan tem uma postura construtiva sobre o plano de expansão à luz da estratégia da Rede D’Or de conduzir os tratamentos dos pacientes e da complexidade para suas instalações. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os resultados até o terceiro trimestre indicaram que a estratégia está no caminho certo com boas tendências de precificação, alta ocupação e a implantação de novos leitos operacionais, enquanto a SulAmérica está perto de normalizar sua lucratividade”, disseram os analistas.

“A entrega contínua de resultados deve ser o principal motor das ações”, acrescentaram.

Por trás do otimismo com a Hapvida (HAPV3)

Enquanto isso, a perspectiva otimista quanto à Hapvida (HAPV3) deve-se ao valuation atraente, com as ações negociando a um múltiplo de 10 vezes o preço/lucro de 2025, combinado às perspectivas de crescimento de lucros e de que a empresa deve “permanecer um consolidador chave da indústria”. 

É verdade que os ruídos em torno dos impactos do aumento da judicialização, que levaram a maiores provisões, continuam, mas o banco avalia que essas incertezas devem diminuir, especialmente após a divulgação do balanço do quarto trimestre de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Embora os problemas de judicialização devam atrasar a recuperação completa da sinistralidade, as tendências positivas devem permanecer”, disse o JP Morgan.

Além disso, a Hapvida continuou a fortalecer sua rede de serviços para ter uma oferta de produtos melhor, o que deve impulsionar a alavancagem operacional do negócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
IMPULSO INTERNO E EXTERNO

Usiminas (USIM5) reverte prejuízo no 4T25, mas ação está entre as maiores altas do Ibovespa também por outro motivo

13 de fevereiro de 2026 - 12:41

Além da perspectiva positiva para o primeiro trimestre de 2026, a siderúrgica está sendo beneficiada por uma medida que pega a China em cheio; entenda os detalhes

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Dólar cai a R$ 5,18 e volta a fechar no menor nível em quase 2 anos; na bolsa, o dia foi de recordes

11 de fevereiro de 2026 - 18:50

A narrativa de rotação global de ativos, a partir dos Estados Unidos, segue em curso. S&P 500 e Nasdaq terminaram o dia em baixa.

CEO CONFERENCE 2026

“Upsides pornográficos”: derrota de Lula nas eleições pode fazer a bolsa deslanchar, diz André Lion, da Ibiuna

11 de fevereiro de 2026 - 13:32

Em painel na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o CIO da Ibiuna afirmou que uma eventual alternância de poder pode destravar uma reprecificação relevante dos ativos e pressionar os juros reais para baixo

2026 OU...1996?

Dólar perde terreno: ouro supera Treasurys como reserva internacional pela primeira vez em 30 anos; veja o que levou a isso

11 de fevereiro de 2026 - 11:27

Na última vez que o ouro representou uma fatia maior das reservas globais, a tendência dos mercados ainda era de acumulação do metal precioso

DESTAQUES DO IBOVESPA

O balde de água fria na Eneva (ENEV3): por que as ações despencaram 19% após decisão do governo sobre o leilão de energia

10 de fevereiro de 2026 - 12:59

Preços máximos estabelecidos para o leilão ficaram muito abaixo do esperado e participação da empresa se torna incerta

ENTENDA

B3 (B3SA3) deve se esbaldar com dinheiro gringo e corte da Selic neste ano: UBS BB acredita que é hora de comprar

6 de fevereiro de 2026 - 17:05

Entrada forte de capital estrangeiro e expectativa de queda de juros levam banco a recomendar compra das ações da operadora da bolsa

AÇÕES EM QUEDA FORTE

Amazon (AMZO34) aposta pesado em IA. Por que investimentos de R$ 1 trilhão assusta mercado e até o BTC pagou o pato?

6 de fevereiro de 2026 - 11:58

Amazon combina resultados mistos com a maior aposta em IA entre as big techs, assusta investidores e ações sofrem em Wall Street, com efeitos até no Bitcoin e outras critpomoedas

FII DO MÊS

FII de papel ou tijolo? Em fevereiro, os dois são queridinhos dos analistas; confira os fundos imobiliários no pódio

5 de fevereiro de 2026 - 6:14

Descubra quais são os fundos imobiliários favoritos dos analistas para o mês, e saiba como montar sua carteira de FIIs agora

HORA DE COMPRAR?

A Prio (PRIO3) já deu o que tinha que dar? Depois de subirem 20% no ano, papéis ainda podem disparar; Itaú BBA aponta gatilhos

4 de fevereiro de 2026 - 18:42

A empresa vive seu melhor momento operacional, mas o Itaú BBA avalia que boa parte das principais entregas já está no preço; entenda quais gatilhos podem provocar novas altas

VAI PERDER O BONDE?

“Investidor pessoa física só gosta de bolsa quando já está cara”, diz Azevedo, da Ibiuna

4 de fevereiro de 2026 - 17:31

Gestor participou de evento da Anbima e falou sobre a perspectiva de volta do investidor local à bolsa

TOUROS E URSOS #258

Ibovespa nos 200 mil pontos? Gringos compram tudo — mas cadê os investidores brasileiros

4 de fevereiro de 2026 - 14:00

Bruno Henriques, head de análise de renda variável do BTG Pactual, fala no podcast Touros e Ursos sobre a sua perspectiva para as ações brasileiras neste ano

BRASIL NO CENTRO DO MUNDO

Bolsa com força total: gringos despejam R$ 26,3 bilhões em janeiro na B3 e superam todo o fluxo de 2025

3 de fevereiro de 2026 - 20:00

Entrada recorde de capital internacional marca início de 2026 e coloca a bolsa brasileira em destaque entre emergentes

MAIS ENERGIA PARA A CARTEIRA

Tchau, Vale (VALE3): BTG escolhe nova “vaca leiteira” para sua carteira de dividendos — saiba qual é a ação escolhida para renda passiva

3 de fevereiro de 2026 - 18:35

A Axia (ex-Eletrobras) foi uma das ações que mais se valorizou no ano passado, principalmente pela privatização e pela sua nova política agressiva de pagamentos de dividendos

DA CIDADE PARA O CAMPO

BTAL11 migra para fiagro e terá primeiro programa de recompra de cotas; entenda os impactos para os cotistas

3 de fevereiro de 2026 - 14:02

A iniciativa faz parte da estratégia do BTG Pactual para aumentar a distribuição de dividendos e permitir uma maior flexibilidade para a gestão

MERCADOS HOJE

Ibovespa salta para históricos 187 mil pontos e dólar cai. Corte da Selic é um dos gatilhos do recorde, mas não é o único

3 de fevereiro de 2026 - 12:31

Para a XP, o principal índice da bolsa brasileira pode chegar aos 235 mil pontos no cenário mais otimista para 2026

DEPOIS DE A HOLDING PEDIR RJ

Fictor Alimentos (FICT3) desaba 40% na B3. Por que o mercado não acreditou que a empresa ficará de fora da RJ da holding?

2 de fevereiro de 2026 - 15:34

Discurso de separação não tranquilizou investidores, que temem risco de contágio, dependência financeira e possível inclusão da subsidiária no processo de recuperação

DESTAQUES DA BOLSA

Raízen (RAIZ4) dispara, volta a ser negociada acima de R$ 1 e lidera as altas do Ibovespa na semana; veja os destaques

1 de fevereiro de 2026 - 15:00

Fluxo estrangeiro impulsiona o Ibovespa a recordes históricos em janeiro, com alta de dois dígitos no mês, dólar mais fraco e sinalização de cortes de juros; Raízen (RAIZ4) se destaca como a ação com maior alta da semana no índice

CRIPTOMOEDAS HOJE

US$ 2,4 bilhões liquidados em 24 horas: Bitcoin (BTC) sofre nova derrocada e opera abaixo dos US$ 80 mil. O que explica?

1 de fevereiro de 2026 - 12:01

Queda do bitcoin se aprofunda com liquidações de mais de US$ 2,4 bilhões no mercado como um todo nas últimas 24 horas, enquanto incertezas macro voltam a pesar sobre as criptomoedas

BALANÇO DO MÊS

Ibovespa dispara em janeiro e nenhum outro investimento foi páreo — nem mesmo o ouro

30 de janeiro de 2026 - 19:34

Novos recordes para a bolsa brasileira e para o metal precioso foram registrados no mês, mas as ações saíram na frente

NÃO PERCA O PRAZO

Gol (GOLL54) vai sair da bolsa com OPA, mas adesão ao leilão não é automática; veja o que o investidor deve fazer

30 de janeiro de 2026 - 18:13

A adesão ao leilão não é obrigatória. Mas é mais difícil vender ações de uma companhia fechada, que não são negociadas na bolsa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar