🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Camille Lima

Camille Lima

Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap. Hoje, é repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. A cobertura atual é majoritariamente centrada no setor financeiro (bancos, instituições financeiras e gestoras), em companhias maiores listadas na B3 e no mercado de ações.

TRIO DO VAREJO

Varejo em xeque? Como a crise no RS deve bater nos balanços da Renner (LREN3), Carrefour (CRFB3) e Panvel (PNVL3) no 2T24

Para a Genial Investimentos, de 13 varejistas, apenas um trio de companhias estão fortemente expostas ao RS — mas os impactos devem ser diversos nos resultados corporativos do trimestre

Camille Lima
Camille Lima
4 de junho de 2024
17:03 - atualizado às 16:22
Renner, Carrefour e Panvel
Renner, Carrefour e Panvel - Imagem: Reprodução / Canva Pro / Montagem Seu Dinheiro

Faz quase um mês que a catástrofe climática no Rio Grande do Sul chegou ao ápice — e mesmo que a água já tenha começado a baixar nos municípios gaúchos, somente agora é possível prenunciar sobre as reais marcas que os eventos deixaram. No caso das empresas brasileiras, os analistas traçaram as previsões para os impactos causados pelas enchentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na avaliação da Genial Investimentos, do lado do varejo, os efeitos são relativamente restritos devido ao grau de exposição das companhias ao Estado.

Em um termômetro para os impactos, de 13 varejistas, apenas um trio de companhias estão fortemente expostas ao RS, segundo os analistas. São elas o Carrefour (CRFB3), a Lojas Renner (LREN3) e a Panvel (PNVL3).

As ações CRFB3 acumulam queda de 14% na bolsa brasileira em um mês, enquanto os papéis LREN3 caem 20% no mesmo período, e PNVL3 recua 7%.

Já companhias como o Assaí, Pão e Açúcar, Casas Bahia e RD Saúde, dona de marcas como DrogaRaia e Drogasil, por exemplo, praticamente não sofreriam impacto devido à baixa exposição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impactos gerais da crise no Rio Grande do Sul

Apesar de pertencerem ao mesmo setor — o de consumo —, os diferentes segmentos das três abrem espaço para impactos diversos. 

Leia Também

Afinal, estamos falando de rede de farmácias, um grupo de supermercados e uma loja de departamentos

Enquanto duas dessas empresas vendem produtos de primeira necessidade, a outra comercializa principalmente roupas e itens considerados não essenciais.

“Acreditamos que, neste primeiro momento, o bolso do consumidor estará comprometido com as compras de produtos de primeira necessidade – o que deve suavizar o impacto em empresas como a Panvel e o Carrefour”, escreveram os analistas, em relatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a Genial, empresas voltadas para o consumo não discricionário, como o varejo alimentar e o farmacêutico, tendem a sofrer menor deformação neste momento. 

Isso significa que, ainda que a rentabilidade da Panvel (PNVL3) e do Carrefour (CRFB3) possa ser pressionada, as empresas podem se beneficiar do aumento de volume de compras, segundo as projeções da corretora.

Enquanto isso, a Renner deve vivenciar uma compressão da demanda por muito mais tempo antes de voltar à normalidade.

Carrefour (CRFB3) e o impulso com doações 

Na visão da Genial Investimentos, apesar da exposição ao Rio Grande do Sul, o Carrefour (CRFB3) deve vivenciar um efeito positivo no balanço do segundo trimestre de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a varejista possui 99 lojas localizadas no Rio Grande do Sul — de um parque de 1.074 unidades espalhadas pelo país. Segundo os analistas, cerca de 9% das vendas brutas da empresa vêm do Estado.

Do total de unidades localizadas na região gaúcha, cerca de sete lojas precisaram ser temporariamente fechadas, o equivalente a 1% das vendas brutas totais do grupo.

“Vale destacar que todas as 99 lojas do RS possuem apólices de seguro que cobrem danos materiais e lucro cessantes”, ressaltaram os analistas.

Na avaliação da Genial, o Carrefour deve apresentar um trimestre de maior alavancagem operacional, com destaque para o aumento de volume bruto de mercadorias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os analistas, se as lojas permanecerem fechadas por 21 dias, o fluxo para as outras lojas do RS deveria aumentar 25% — o que implicaria em um crescimento de 4,2% na receita bruta do grupo em relação ao segundo trimestre de 2023.

O crescimento de receita bruta ainda resultaria na aceleração sequencial de vendas.

Segundo a corretora, o aumento das doações em todos os estados brasileiros também deve ajudar o Atacadão com um salto no volume de vendas para o grupo e diluindo as despesas com vendas da vertical nesse trimestre.

Panvel (PNVL3): um desempenho misto

Por sua vez, a Panvel (PNVL3) deve registrar impactos agridoces no resultado deste trimestre. A companhia possui 606 lojas espalhadas entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das unidades, a companhia possui dois centros de distribuição, com um deles localizado na cidade de Eldorado do Sul, região bastante afetada pelas enchentes das últimas semanas.

Nas contas da Genial, cerca de 67% das vendas da empresa partem do Estado gaúcho. 

Mas ainda que boa parte do faturamento da Panvel esteja concentrada no RS, os analistas acreditam que a venda de medicamentos e outros serviços farmacêuticos deve ajudar a limitar os impactos na receita bruta.

Os analistas acreditam que 18 lojas da companhia devem continuar fechadas entre 21 e 28 dias — mas se beneficiem do aumento de fluxo de 50% para as outras 390 lojas abertas no Rio Grande do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando que o volume bruto de vendas (GMV) dos outros três estados permaneça inalterado, em termos financeiros, isso poderia implicar em um crescimento de cerca de 12,8% ao ano no faturamento da Panvel no 2T24. 

“Entendemos que se abre uma considerável “janela de oportunidade” para maior consolidação do setor no estado, dado o fechamento de lojas de independentes/associados, devolvendo pontos comerciais ‘interessantes’ para a Panvel aumentar a sua expansão nos próximos anos”, afirmaram os analistas.

Por sua vez, a margem operacional da Panvel deve ser a principal linha afetada no balanço do segundo trimestre de 2024, especialmente devido ao aumento de despesas com a antecipação do 13º salário para colaboradores e maiores gastos com logística.

Como as enchentes devem bater no balanço da Renner (LREN3)

Já a Lojas Renner (LREN3) ocupa o destaque negativo nas projeções da Genial. Atualmente, a empresa possui 75 lojas no Rio Grande do Sul — de 654 lojas no país e 15 unidades no exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Genial estima que cerca de 13% da receita líquida do varejo da companhia venham do estado.

Na visão da corretora, o principal impacto sobre a companhia não deve vir tanto da perda de estoque ou de maiores investimentos na reforma de lojas, mas sim de uma desaceleração de vendas e maiores despesas operacionais, com antecipação de férias, 13º e depósito emergencial.

Esse combo de fatores deve atingir não apenas a margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), como também o lucro do segundo trimestre de 2024.

No momento mais crítico da situação, cerca de 27 lojas ficaram fechadas devido à falta de acessibilidade aos locais. Hoje, aproximadamente 7 unidades continuam fora de operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os analistas estimaram como cenário-base uma redução de 40% no fluxo às outras lojas do Rio Grande do Sul. Com o fechamento das lojas por 21 dias, a receita líquida total do varejo deve recuar 4,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
REFORÇO DE CAPITAL

Após quase triplicar na B3, Banco Pine (PINE4) lança follow-on e quer levantar até R$ 400 milhões na bolsa

23 de fevereiro de 2026 - 11:13

Após um rali expressivo na bolsa nos últimos meses, o banco anunciou uma oferta subsequente de ações para fortalecer balanço; veja os detalhes

DE OLHO NA BOLSA

Cosan (CSAN3) considera IPO da Compass Gás e Energia, em meio a crise na Raízen (RAIZ4)

23 de fevereiro de 2026 - 10:34

A empresa de distribuição de gás surgiu quando a Comgás, maior distribuidora de gás natural do país localizada em São Paulo, foi adquirida pela Cosan em 2012

AMIANTO NO TALCO?

Natura paga US$ 67 milhões para encerrar processo da Avon nos EUA relacionado a acusações de câncer causado por talco

23 de fevereiro de 2026 - 9:40

A Natura diz que o pagamento para encerrar o caso da Avon não se constitui em reconhecimento de culpa; acusação é de que produtos dos anos 1950 estavam contaminados com amianto

ENTREVISTA COM CEO

Exclusivo: CEO do Bradesco (BBDC4) rebate críticas ao resultado: “disseram que não tínhamos mais como crescer, mas mostramos o contrário”

23 de fevereiro de 2026 - 6:12

Após dois anos no comando do banco, Marcelo Noronha detalhou com exclusividade ao Seu Dinheiro o plano para reduzir custos, turbinar o digital e recuperar o ROE

APERTO DE MÃOS

Vale (VALE3) firma acordo de R$ 2,6 bilhões com grupos indianos para impulsionar exportação de minério de ferro

22 de fevereiro de 2026 - 14:43

A mineradora poderá impulsionar a exportação da commodity ao país asiático com o novo projeto

APÓS CRISE DO MASTER

BRB confirma que governo do DF irá capitalizar o banco com 12 imóveis públicos, levantar até R$ 2,6 bilhões e garantir liquidez financeira

22 de fevereiro de 2026 - 12:43

Segundo o governo, os imóveis poderão servir como garantia para a captação de recursos, principalmente num possível empréstimo do Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

NEGÓCIO COMPLEXO

Luz amarela na Braskem (BRKM5): Cade decide aprofundar análise sobre entrada da IG4

21 de fevereiro de 2026 - 15:10

A operação, que chegou ao xerife do mercado em dezembro de 2025, prevê uma mudança radical na estrutura de poder da petroquímica

NOVO CAPÍTULO

Azul (AZUL53) conclui Chapter 11 nos EUA e diz estar pronta para crescer após reestruturação bilionária; dívida foi reduzida em US$ 2,5 bilhões

20 de fevereiro de 2026 - 19:42

Companhia aérea informou que reduziu pagamentos financeiros em mais de 50% e concluiu processo em menos de nove meses

VAI RESOLVER O PROBLEMA DA DÍVIDA?

CSN (CSNA3) vai conseguir se desafogar com venda da CSN Cimentos? Veja a resposta do Safra

20 de fevereiro de 2026 - 15:37

Negociações para vender até 60% da CSN Cimentos ao grupo J&F, por cerca de R$ 10 bilhões, animam analistas e podem gerar caixa para reduzir parte da dívida, mas agências alertam que o movimento, isoladamente, não elimina os riscos de refinanciamento e a necessidade de novas medidas de desalavancagem

ACORDO DE FECHAMENTO

Tchau, Americanas (AMER3): varejista fecha loja no Shopping Iguatemi, em São Paulo

20 de fevereiro de 2026 - 13:05

A varejista deu adeus à loja em um dos shoppings mais luxuosos da cidade e encerrou 193 pontos físicos no último ano

MEDO DA GUERRA

Combate em novos ares: Embraer (EMBJ3) fortalece divisão de defesa com parceria nos EUA para aprimorar o KC-390

20 de fevereiro de 2026 - 10:53

Em meio à escalada das tensões globais, a fabricante brasileira reforça sua presença no mercado internacional de defesa com novos acordos estratégicos e aposta no KC-390 como peça-chave

DINHEIRO NA CONTA

Cyrela (CYRE3) vende ações em leilão na B3 e garante R$ 1 milhão “extra” aos investidores. Quem tem direito?

20 de fevereiro de 2026 - 9:44

Leilão envolveu frações de ações que sobraram após bonificação aos investidores; veja quando o pagamento será depositado na conta dos acionistas

VAI DECOLAR DA BOLSA

De malas prontas: controladora da Gol (GOLL54) chega a 99,95% do capital da aérea após a OPA

20 de fevereiro de 2026 - 8:41

Leilão de OPA na B3 garantiu 75% das ações preferenciais em circulação; veja o que muda para a aérea agora

DINHEIRO NA CONTA DOS ACIONISTAS

Banco do Brasil (BBAS3) detalha pagamento de mais de R$ 400 milhões em JCP; confira prazos e condições

19 de fevereiro de 2026 - 19:48

Investidores precisam estar posicionados até o início de março para garantir o pagamento anunciado pelo banco

RAIO-X DA DÍVIDA

CSN (CSNA3) em tratamento de choque: Moody’s corta rating e alerta para efeitos colaterais

19 de fevereiro de 2026 - 19:24

A agência rebaixou nota de crédito da companhia para B2 e acendeu o alerta sobre a dívida bilionária

SINAL AMARELO

WEG (WEGE3) está cara demais? JP Morgan liga alerta para a ação antes dos resultados do 4T25, e papéis caem quase 4% na bolsa

19 de fevereiro de 2026 - 19:01

Banco mantém visão positiva no longo prazo, mas diz que expectativas altas e trimestre fraco podem mexer com a ação

CRISE NO CARRINHO

GPA (PCAR3) cai forte na bolsa: o que afetou a dona da rede Pão de Açúcar, que vive trocas no comando e alto endividamento

19 de fevereiro de 2026 - 16:36

A companhia tem uma dívida considerada impagável, de R$ 2,7 bilhões, praticamente o dobro do seu valor de mercado

PLANOS APROVADOS?

Acionistas querem a Axia Energia (AXIA6) no Novo Mercado? Ações sobem após proposta da elétrica; veja se é hora de comprar

19 de fevereiro de 2026 - 14:59

À primeira vista, o mercado teve uma leitura positiva da proposta de migração da empresa para o nível mais elevado de governança corporativa da B3; saiba o que muda

METAIS BÁSICOS NO FOCO

Vai destravar valor? O que a joint venture da Vale (VALE3) no Canadá significa para quem tem ações da mineradora

19 de fevereiro de 2026 - 14:15

Operação reúne as empresas Exiro Minerals, Orion Resource Partners e Canada Growth Fund, e prevê investimento de US$ 200 milhões

SOBREVIVENTE

O dia seguinte ao apocalipse de US$ 2 trilhões: Totvs (TOTS3) prova que há vida após o caos da IA e ações podem dar um salto de 22%

19 de fevereiro de 2026 - 13:34

Citi cortou preço-alvo, mas manteve a recomendação de compra graças a uma arma que pode potencializar o negócio da companhia de software

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar