O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Adriano Rudek de Moura, que conduziu o processo de privatização da companhia no ano passado, deixa os cargos de CFO e DRI que ocupava desde maio de 2017
Já se passou quase um ano desde a oferta de ações que tirou a Copel (CPLE6) das mãos do governo do Estado do Paraná, mas as mudanças na companhia paranaense de energia parecem longe de acabar.
Na manhã desta segunda-feira (1), a ex-estatal anunciou uma troca em sua diretoria executiva — com o ritmo de renovação começando pelo cargo de diretor financeiro (CFO).
Responsável por conduzir o processo de privatização da companhia no ano passado, Adriano Rudek de Moura deixa os dois cargos que ocupava desde maio de 2017: o de CFO e o de diretor de relações com investidores (DRI).
Vale destacar que o executivo havia sido reeleito para as posições para o mandato de 2024-2025 em meados de dezembro.
As ações da Copel iniciaram o pregão de hoje no vermelho. Por volta das 10h20, os papéis CPLE6 registravam leve queda de 0,32%, negociados a R$ 9,27. No ano, os ativos acumulam desvalorização da ordem de 9%.
Em entrevista ao Seu Dinheiro no início do ano, o CEO da Copel (CPLE6), Daniel Slaviero, já havia informado que um dos objetivos para 2024 era “arrumar a casa”.
Leia Também
Na época, Slaviero ressaltou a complexidade da melhoria de eficiência na operação da companhia, especialmente após a fusão de áreas devido ao programa de demissão voluntária (PDV).
O executivo, entretanto, não sinalizou que pretendia realizar uma nova dança das cadeiras — e desta vez, começando pelo topo do quadro de funcionários.
De qualquer forma, a Copel (CPLE6) não revelou os motivos por trás da mudança anunciada nesta manhã — mas já apontou quem deve suceder Rudek de Moura no corpo diretor.
Quem assume as posições de diretor financeiro e DRI é Felipe Gutterres, que até então trabalhava como CEO e cofundador da arara.io, uma fintech americana de fomento ao financiamento sustentável de gestão de riscos ESG.
Gutterres atuou por aproximadamente 12 anos como diretor financeiro da Wilson Sons (PORT3) e foi responsável por liderar a abertura de capital (IPO) da empresa em 2021, levantando US$ 350 milhões através da dupla listagem no Brasil e em Luxemburgo.
O conselho de administração da Copel (CPLE6) ainda elegeu André Luiz Gomes da Silva — que deixou o cargo de CEO da CPFL Transmissão há poucos dias — como diretor de regulação e mercado.
Com mais de 24 anos de experiência no setor elétrico, o executivo já exerceu cargos de liderança em empresas como CPFL Energia (CPFL3) e AES Brasil (AESB3) e na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
De acordo com fato relevante enviado à CVM, os dois recrutamentos na diretoria foram realizados a partir de um processo seletivo conduzido por consultorias especializadas, sob o acompanhamento do Comitê de Gente da Copel.
A empresa de saúde e diagnósticos sofre com leitura negativa do mercado após balanço do quarto trimestre de 2025; entenda os impactos do desinvestimento e as dúvidas sobre a joint venture com a Amil
Companhia destaca que qualquer decisão de investimento passa por análises técnicas e processos formais, tranquilizando investidores da bolsa
Epic Games, empresa criadora do Fortnite, faz corte brutal na equipe e coloca a culpa no principal game da casa
O balanço da companhia foi aprovado sem ressalvas pela auditoria da KPMG; no entanto, houve o registro de uma “incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional da companhia”.
Regulador cita fragilidade financeira e irregularidades; grupo já estava no radar de investigações
Data de corte se aproxima enquanto caixa turbinado muda o jogo para quem pensa em investir na ação da farmacêutica
Projeções de proventos ganham fôlego com revisão do banco; veja o que muda para o investidor
Nova estrutura separa operações e cria uma “máquina” dedicada a um dos segmentos mais promissores do grupo; veja o que muda na prática
A JBS ainda considera que o cenário de oferta de gado nos EUA seguirá difícil em 2026, com o boi se mantendo caro para os frigoríficos devido à baixa no ciclo pecuário
No entanto, enquanto ela olhava para dentro de seu negócio, as concorrentes se movimentavam. Agora, ela precisará correr se quiser se manter como uma competidora relevante no jogo do varejo brasileiro
Em participação no Imersão Money Times, em parceria com a Global X, Caio Gomes, diretor de IA e dados do Magalu, explica quais foram as estratégias para adoção da tecnologia na varejista
Após a recuperação judicial nos Estados Unidos, quase fusão com a Azul e OPA, a companhia vai voar para longe da bolsa
Com papéis na casa dos centavos, varejista tem prazo para reagir; saída de presidente do conselho adiciona pressão
Após reduzir alavancagem, varejista busca agora melhorar a qualidade do funding; entenda
A Americanas estava em recuperação judicial desde a revelação de uma fraude bilionária em 2023, que provocou forte crise financeira e de credibilidade na companhia. Desde então, a empresa fechou lojas, reduziu custos e vendeu ativos
Companhia propõe cortar piso de distribuição para 1% do lucro e abre espaço para reter caixa; investidor pode pedir reembolso das ações
Pagamento anunciado pelo banco será realizado ainda em 2026 e entra na conta dos dividendos obrigatórios
Após tombo de mais de 90% desde o IPO, banco vê espaço adicional de queda mesmo com papel aparentemente “barato” na bolsa; entenda
Apesar de sinalizar uma possível virada operacional e reacender o otimismo do mercado, a Hapvida (HAPV3) ainda enfrenta ceticismo do Citi, que reduziu o preço-alvo das ações
Com o aumento dos investimentos, as margens continuam comprimidas, então o retorno para acionistas não deve vir no curto prazo, acredita o banco. Entrada no segmento farmacêutico também deve ser gradual, com projeto piloto lançado ainda neste ano