Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
DISPUTA SOCIETÁRIA

Gafisa (GFSA3) obtém tutela de urgência na Justiça e cancela assembleia convocada a pedido da Esh

Trata-se de mais uma vitória da Gafisa e do empresário Nelson Tanure na disputa societária contra a gestora após CVM considerar convocação irregular

Montagem com logo da incorporadora Gafisa (GFSA3)
Montagem com logo da incorporadora Gafisa (GFSA3) - Imagem: Montagem Andrei Morais/Shutterstock

A administração da Gafisa (GFSA3) decidiu cancelar a assembleia de acionistas convocada pela Esh Capital após obter uma tutela de urgência na Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, a companhia e o empresário Nelson Tanure conseguem mais uma vitória na disputa societária contra a gestora.

Antes da decisão da Justiça, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ficou ao lado da Gafisa ao considerar irregular a convocação feita pela Esh para a assembleia, que aconteceria na última segunda-feira (18).

A disputa na CVM se concentrou na data do encontro, já que a Gafisa havia marcado a assembleia para o dia 26 de abril e não reconheceu a convocação da Esh. 

A gestora de Vladimir Timerman pediu o encontro de acionistas para propor uma ação de responsabilidade contra parte do conselho de administração e da diretoria da Gafisa. A pauta previa ainda a proposta de destituição do atual conselho e a eleição de novos membros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gafisa (GFSA3): o que diz a decisão da Justiça

Após a vitória na CVM, a incorporadora conseguiu uma tutela de urgência na 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem da Comarca de São Paulo.

Leia Também

ATO FALHO?

Cofundadora do Nubank (ROXO34) explica mensagem sobre liquidação do banco: “Erro bizarro”, diz Cristina Junqueira

PARCERIA ENTRE ESTATAIS

Petrobras (PETR4) deve assinar primeiros acordos com a Pemex ainda neste mês, diz Magda Chambriard

De acordo com a decisão, a Gafisa deixou de ser obrigada a realizar assembleias para deliberar os temas indicados pela Esh. Isso inclui o encontro que ocorreria no dia 26 de abril.

Vale lembrar que a Lei das S/A autoriza a convocação de uma assembleia por acionistas que possuem pelo menos 5% do capital, como é o caso da Esh.

Mas a Gafisa argumenta, entre outros pontos, que os acionistas já trataram da mesma pauta em outras assembleias — a Esh perdeu em todas as ocasiões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A disputa vem provocando forte volatilidade nas ações da Gafisa na B3. No pregão de ontem, os papéis da incorporadora (GFSA3) desabaram 16,5%.

Mais um aumento de capital

Em meio à disputa societária, a Gafisa aprovou a realização de um novo aumento de capital.

A operação pode movimentar entre R$ 157 milhões e R$ 550 milhões. No limite, pode haver uma diluição de 50% da participação dos acionistas que não colocarem dinheiro novo na companhia.

Aliás, o novo aumento de capital acontece apenas um ano após a última operação do tipo. Desde que o empresário Nelson Tanure investiu na Gafisa, a incorporadora já passou por mais de uma dezena de capitalizações. A CVM investiga as operações.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Oi (OIBR3) no fundo do poço 11 de junho de 2026 - 19:36
Logo do Patria Investimentos em destaque no centro da imagem, sobre fundo minimalista inspirado no setor de saúde ocular. Elementos sutis remetem à oftalmologia 11 de junho de 2026 - 18:58
petroreconcavo recv3 petróleo gás produção petroleira 11 de junho de 2026 - 14:29
Fábrica de cloro-soda da Braskem em Maceió 11 de junho de 2026 - 11:54
Fachada do shopping JK Iguatemi 10 de junho de 2026 - 10:02
Imagem mostra a mina de Capanema, em Ouro Preto, Minas Gerais, e traz o logo da Vale na parte superior da imagem 9 de junho de 2026 - 14:27
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar