O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Empresa alega que os executivos “em evidente violação aos seus deveres legais e estatutários, participaram da fraude contábil”
Em meio às investigações após a descoberta de um rombo nas finanças da Americanas (AMER3), a companhia tentará responsabilizar os possíveis culpados pela fraude e convocou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para o dia 11 de dezembro de 2024.
Entre outros assuntos, a varejista em recuperação judicial quer autorização para entrar com um pedido de ação de responsabilidade civil contra o ex-CEO, Miguel Gutierrez, e os ex-diretores Anna Christina Saicali, José Timótheo de Barros e Márcio Cruz Meirelles.
De acordo com o documento de convocação da assembleia divulgado nesta quinta-feira (31) na CVM, a empresa alega que os executivos “em evidente violação aos seus deveres legais e estatutários, participaram da fraude contábil”, revelada em janeiro do ano passado.
Segundo a varejista, os atos fraudulentos causaram prejuízos relevantes à Americanas, conforme apurado nas demonstrações financeiras de 2021 e 2022, e nas demonstrações financeiras relativas ao exercício social de 2023, apresentadas em 14 de agosto de 2024.
"Além disso, os elementos identificados no curso das investigações indicam quem foram os autores das condutas consideradas irregulares e a materialidade de tais condutas, partindo-se da análise de documentos que suportam tais conclusões", afirma a Americanas.
Vale lembrar que Miguel Gutierrez e outros 13 executivos e pessoas ligadas à Americanas são alvo da Operação Disclosure, da Polícia Federal, que investiga as fraudes contábeis reveladas no início do ano passado e que levaram a varejista à recuperação judicial.
Leia Também
A investigação revelou fortes indícios da prática dos crimes de manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Gutierrez está na Espanha desde junho de 2023, quando se instalou em Madri e não voltou ao Brasil. Ele chegou a ser preso em Madri no final do mês passado, mas foi solto dias depois. Ele teria entregue seu passaporte às autoridades brasileiras e espanholas.
Em agosto, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) concedeu habeas corpus em favor de Gutierrez. Com a medida, ficou revogado o mandado de prisão contra ele.
O relator aceitou a argumentação da defesa de que não havia intenção de fuga, uma vez que Gutierrez tinha deixado o país quase um ano antes de haver medida judicial contra ele.
Miguel Gutierrez saiu da Americanas em dezembro de 2022. José Timótheo de Barros foi afastado em fevereiro de 2023 e comunicou sua renúncia em 1º de maio de 2023.
Além disso, o conselho de administração determinou, em reunião realizada em junho de 2023, os desligamentos de Anna Saicali, Márcio Cruz Meirelles, Fábio da Silva Abrate, Flávia Carneiro e Marcelo da Silva Nunes, também afastados em fevereiro de 2023.
*Com informações da Agência Brasil
BTG Trends permite operar cenários de alta ou queda em ativos e decisões de juros dentro de ambiente regulado
A empresa de saúde e diagnósticos sofre com leitura negativa do mercado após balanço do quarto trimestre de 2025; entenda os impactos do desinvestimento e as dúvidas sobre a joint venture com a Amil
Companhia destaca que qualquer decisão de investimento passa por análises técnicas e processos formais, tranquilizando investidores da bolsa
Epic Games, empresa criadora do Fortnite, faz corte brutal na equipe e coloca a culpa no principal game da casa
O balanço da companhia foi aprovado sem ressalvas pela auditoria da KPMG; no entanto, houve o registro de uma “incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional da companhia”.
Regulador cita fragilidade financeira e irregularidades; grupo já estava no radar de investigações
Data de corte se aproxima enquanto caixa turbinado muda o jogo para quem pensa em investir na ação da farmacêutica
Projeções de proventos ganham fôlego com revisão do banco; veja o que muda para o investidor
Nova estrutura separa operações e cria uma “máquina” dedicada a um dos segmentos mais promissores do grupo; veja o que muda na prática
A JBS ainda considera que o cenário de oferta de gado nos EUA seguirá difícil em 2026, com o boi se mantendo caro para os frigoríficos devido à baixa no ciclo pecuário
No entanto, enquanto ela olhava para dentro de seu negócio, as concorrentes se movimentavam. Agora, ela precisará correr se quiser se manter como uma competidora relevante no jogo do varejo brasileiro
Em participação no Imersão Money Times, em parceria com a Global X, Caio Gomes, diretor de IA e dados do Magalu, explica quais foram as estratégias para adoção da tecnologia na varejista
Após a recuperação judicial nos Estados Unidos, quase fusão com a Azul e OPA, a companhia vai voar para longe da bolsa
Com papéis na casa dos centavos, varejista tem prazo para reagir; saída de presidente do conselho adiciona pressão
Após reduzir alavancagem, varejista busca agora melhorar a qualidade do funding; entenda
A Americanas estava em recuperação judicial desde a revelação de uma fraude bilionária em 2023, que provocou forte crise financeira e de credibilidade na companhia. Desde então, a empresa fechou lojas, reduziu custos e vendeu ativos
Companhia propõe cortar piso de distribuição para 1% do lucro e abre espaço para reter caixa; investidor pode pedir reembolso das ações
Pagamento anunciado pelo banco será realizado ainda em 2026 e entra na conta dos dividendos obrigatórios
Após tombo de mais de 90% desde o IPO, banco vê espaço adicional de queda mesmo com papel aparentemente “barato” na bolsa; entenda
Apesar de sinalizar uma possível virada operacional e reacender o otimismo do mercado, a Hapvida (HAPV3) ainda enfrenta ceticismo do Citi, que reduziu o preço-alvo das ações