Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Rodolfo Amstalden: Lições da renda fixa — um intervalo assimétrico

De 2010 para cá, mediante a ajuda da balança comercial, a maturação do Copom e a lapidação das metas fiscais, os juros reais passaram a respeitar uma zona limítrofe de 3% a 6%, com raras exceções

bloquinhos com o símbolo de porecentagem, indicando elevação da taxa Selic e dos Juros; renda fixa | Selic
Imagem: Shuterstock

Uma heurística bastante simples costuma governar as alocações de renda fixa no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em tese, deveríamos vender PU de juros reais a 3% e comprar a 6%.

Fazendo isso, estamos descartando tanto as visões extremamente otimistas quanto as extremamente pessimistas sobre o futuro brasileiro.

O gráfico de juros reais baseado no Tesouro IPCA 2035 corrobora empiricamente essa regra tosca, mas efetiva.

De 2010 para cá, mediante a ajuda da balança comercial, a maturação do Copom e a lapidação das metas fiscais (work in progress), os juros reais passaram a respeitar essa zona limítrofe de 3% a 6%, com raras exceções (estrepulias do governo Dilma).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, precisamos notar uma assimetria importante na dinâmica das regiões de fronteira.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O pânico com a montanha-russa dos mercados, como analisar as falas do Copom e o que mais mexe com a bolsa hoje

SEXTOU COM O RUY

A alta de 10% da WEG (WEGE3) em um único dia prova que o longo prazo não é uma soma de curtos prazos — hora de comprar a ação?

Quando o juro real brasileiro flerta com os 3%, ele o faz por meio de um "efeito ricochete". Ou seja, ele bate no piso e volta rapidamente, só para nos fazer lembrar que ainda não merecemos isso, que se trata de um experimento muito à frente do seu tempo.

Já no namoro com os 6%, a coisa fica mais séria. Podemos passar anos e anos embrenhados com o topo do intervalo, até que as commodities voltem a bombar, beneficiando o nosso câmbio, ou até que um milagre político consiga equilibrar melhor as contas públicas.

Ainda assim, parece fazer sentido comprar as Bs longas a taxas próximas de 6%, como no caso atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não estamos invalidando a heurística.

Mas precisamos contar a história completa.

Pode acontecer de você comprar a 6% e ter que esperar, esperar e esperar para lucrar de verdade.

  • Existe renda fixa “imune” à queda da Selic? Analista recomenda títulos que podem render bem mais do que o IPCA e do que CDI. Baixe o relatório gratuito aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 21 de julho de 2026 - 7:34
20 de julho de 2026 - 8:18
Bandeira do Brasil pendurada em uma parede ao fundo da imagem. Em primeiro plano, a cabine de votação das eleições no Brasil. 15 de julho de 2026 - 19:58
Imagem feita com inteligência artificial mostra uma mulher ao centro abrindo um pote de ouro que reluz. Ao seu redor estão maquetes de centros logísticos e prédios comerciais e há papéis sobre investimentos em fundos imobiliários na mesa à sua frente. 14 de julho de 2026 - 8:46
Imagem da palavra SELIC seguida do símbolo de porcentagem e uma moeda de R$ 1 14 de julho de 2026 - 7:37

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Há espaço para cortar a Selic, não para baixar a guarda

14 de julho de 2026 - 7:37
9 de julho de 2026 - 9:35
Ilustração sobre inteligência artificial 8 de julho de 2026 - 19:59
8 de julho de 2026 - 8:36
Imagem vetorizada mostra dois robôs brancos correndo com uma cidade futurística ao fundo 7 de julho de 2026 - 8:45
Nota 100 Reais Rasgada Inflação IPCA deflação agenda econômica ipca 7 de julho de 2026 - 7:27
Ferramentas de IA gratuitas 6 de julho de 2026 - 19:03
Onde Investir no segundo semestre de 2026. À esquerda, Lais Costa, analista da Empiricus Research. À direita, Alexandre Muller, sócio-fundador e CIO da Leto Capital. 6 de julho de 2026 - 8:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar