🔴 SAVE THE DATE: 22/07 – FERRAMENTA PARA GERAR RENDA COM 1 CLIQUE SERÁ LIBERADA – CONHEÇA

Mande sua pergunta!

Prazo para dívida caducar pode voltar a contar do zero se algum valor do devedor for apreendido pela Justiça?

Ele foi condenado na Justiça a pagar um valor, mas não tem dinheiro e ficou inadimplente – mas uma quantia que caiu em sua conta bancária foi apreendida

29 de junho de 2024
8:00 - atualizado às 17:07
Logo da coluna A Dinheirista
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

As dívidas de pessoas físicas, no Brasil, em geral “caducam” em cinco anos, isto é, após passado esse prazo, o credor não pode mais cobrá-las na Justiça, apenas de forma extrajudicial. Além disso, ainda que o débito não tenha sido pago, após a prescrição o CPF do devedor deve ser retirado dos cadastros de inadimplentes.

Mas e no caso das dívidas de reparações que a pessoa física foi condenada na Justiça a pagar – por exemplo, uma indenização? O que acontece se o condenado não tiver dinheiro e ficar inadimplente? A dúvida desta semana, enviada por uma leitora do Seu Dinheiro, trata desse tipo de situação.

Se você quiser fazer como ela e enviar uma pergunta que envolva questões financeiras – dívidas, investimentos, poupança, imóveis, direito do consumidor, herança e por aí vai –, basta mandar sua dúvida por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com ou por mensagem direta privada (DM) no perfil @adinheirista no Instagram.

Um amigo meu foi condenado na Justiça a pagar um valor bem elevado, mas ele não tem recursos, nem bens. Caso caia algum dinheiro na conta bancária dele que não seja sacado imediatamente, o valor acaba sendo apreendido. É verdade que, cada vez que um valor é apreendido, o prazo para caducar a dívida volta a zero? Ele foi informado que esse tipo de débito caduca em dez anos, só que já haviam se passado quatro anos e ele teve um valor apreendido, então o advogado disse que o prazo retornou a dez anos.

Embora o prazo de prescrição das dívidas de pessoas físicas no Brasil seja normalmente de cinco anos, na verdade ele depende do tipo de dívida, conforme estipulado no artigo 206 do Código Civil.

O prazo de dez anos é o prazo de prescrição para as dívidas de natureza não especificada neste artigo. Você não diz exatamente qual é o tipo de dívida do seu amigo, mas pode ser que ele se enquadre neste caso sim.

De acordo com o advogado Fernando Canutto, sócio do escritório Godke Advogados e especialista em Direito Empresarial e Direito Societário, essa renovação do prazo de prescrição de que você fala, seja pela penhora online ou pela apreensão de valores em conta bancária, não é um procedimento automático ou simples.

“O prazo de prescrição pode ser interrompido em alguns casos, como o de reconhecimento da dívida pelo devedor ou uma ação judicial movida pelo credor para cobrá-la. A penhora online ou apreensão de valores, que foi o que aconteceu com o seu amigo, até pode ser interpretada como reconhecimento da dívida, mas isso depende do contexto e da legislação aplicável”, diz Canutto.

O advogado acrescenta que, caso já exista uma ação de cobrança em andamento, o prazo de prescrição volta a ser contado se, após tentativas de execução mal-sucedidas, o processo for suspenso.

Genro quer que sogra doe seu imóvel para ele

Na última edição em vídeo da Dinheirista, publicada no canal de YouTube do Seu Dinheiro, respondi ainda a uma dúvida que chegou pelo Instagram sobre doação de imóvel:

Recebi uma casa de herança (sou a única herdeira) e deixei minha filha morando no imóvel com o marido dela. Agora, ele quer que eu passe a casa para o nome dos dois, alegando que se sente mais confortável assim para fazer as reformas necessárias. Para proteger a minha filha numa futura separação, não seria melhor passar a casa para o nome dela?

Você pode conferir a resposta a essa pergunta na íntegra no vídeo a seguir:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

Mande sua dúvida!

Meus pais fizeram dívidas no meu CPF e fiquei com o nome sujo; terei que processá-los?

20 de julho de 2024 - 8:00

Muitos pais usam o CPF dos filhos menores de idade indevidamente, mas isso pode configurar fraude! Veja o que a vítima deve fazer

Oportunidade?

Previdência privada com ações: vale a pena antecipar os aportes em PGBL para aproveitar a queda da bolsa no ano?

13 de julho de 2024 - 7:57

Se você investe em ações por meio do seu plano de previdência privada, você precisa ler isso…

Reembolso de pensão alimentícia?

Pago pensão alimentícia para o meu filho de 21 anos, mas ele saiu do país; posso parar de pagar e pedir reembolso?

6 de julho de 2024 - 8:00

É possível pedir reembolso de pensão alimentícia? O filho deste leitor cortou laços com a família, e rendimentos não estão mais chegando até ele

Mande sua pergunta!

Minha filha mora com o marido em imóvel que recebi de herança; agora ele quer que eu transfira o bem para ambos, o que fazer?

22 de junho de 2024 - 8:01

Casal quer reformar o imóvel e deseja que leitora passe o bem para o nome deles, mas ela quer proteger sua filha em caso de divórcio

Mande sua dúvida!

Meu imóvel foi invadido, e parece que os ocupantes obtiveram a usucapião; ainda consigo fazer a reintegração de posse?

15 de junho de 2024 - 8:00

É possível “reverter” ou “anular” um processo de usucapião? E invasor pode mesmo conseguir usucapir um imóvel?

Mande sua pergunta!

Quero o divórcio, mas moro nos EUA com visto de acompanhante e nossos bens estão em nome de terceiros; e agora?

8 de junho de 2024 - 8:00

Ela ainda não obteve o green card, e ainda teme ficar sem nada após o divórcio, pois os bens da família não estão no nome do marido

Mande sua dúvida!

Fiz uma compra no AliExpress e paguei no Pix, mas ela foi cancelada por falta de pagamento. Meu dinheiro não voltou, e agora?

1 de junho de 2024 - 8:00

Solução para o problema vai depender se o Pix foi feito dentro ou fora da plataforma do AliExpress, diz advogado de direito do consumidor

Especial de IR

Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?

25 de maio de 2024 - 7:46

Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar