É possível vender um imóvel sem a concordância de um dos proprietários?
Leitor é dono de armazéns em condomínio com parentes e deseja vender os imóveis. Porém, um dos condôminos – seu tio – não concorda
Quando falamos de imóveis com mais de um proprietário, vendê-los pode se tornar um desafio, pois é preciso ter a anuência de todos os donos para fechar o negócio. Mas e quando um dos proprietários se nega a vender?
Foi o que aconteceu na família do leitor que enviou a pergunta desta semana para a Dinheirista. Ele e alguns parentes são donos, em condomínio, de um conjunto de armazéns. A família deseja vendê-los, mas um dos condôminos – seu tio – não está de acordo.
Se você tem alguma dúvida sobre dinheiro que envolva investimentos, bens, planejamento financeiro ou sucessório e questões financeiras familiares, você pode fazer como este leitor e enviar sua pergunta por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com ou via mensagem direta privada (DM) na página @adinheirista no Instagram. Aproveita e me segue lá!
Eu, minha irmã, dois primos e dois tios somos proprietários, em condomínio, de alguns armazéns. Cada tio e cada primo é dono de um quinto dos imóveis, sendo que eu divido o quinto restante com a minha irmã. Recebemos diversas propostas de compra, mas um dos tios não aceita. Ou seja, os proprietários de quatro quintos dos bens são a favor e o dono de apenas um quinto, não. Dá para vender sem ele concordar?
De acordo com o advogado Renan De Quintal, especialista em direito imobiliário, tentar forçar a barra para seu tio aceitar a venda não seria uma boa estratégia, pois um contrato de compra e venda assinado por alguém que se sentiu pressionado a vender pode acabar sendo anulado futuramente.
Caso estes imóveis sejam divisíveis, De Quintal sugere que se faça a divisão na Justiça, abrindo-se matrículas diferentes para esses armazéns e repartindo-os entre os diferentes proprietários, mantendo-se as proporções de cada um na propriedade.
Por exemplo, caso sejam cinco armazéns idênticos, seria possível tirar uma matrícula individualizada por imóvel. Cada um dos seus tios e primos ficaria com um armazém, e o quinto restante poderia ser dividido entre você e sua irmã.
Leia Também
Usucapião: quando é possível obter, como impedir e como retirar invasores de um imóvel
Ao fazer isso, cada proprietário fica livre para vender ou fazer o que quiser com seu próprio pedaço.
Agora, se o conjunto de imóveis não for divisível, pois as unidades só fazem sentido e só têm valor de venda se forem uma coisa só, então o procedimento teria que ser diferente, diz o advogado.
Primeiro, é preciso saber se seu tio realmente não deseja vender os imóveis de jeito nenhum ou se ele apenas não concorda em vender pelos preços que vêm sendo ofertados.
Afinal, como condômino, ele tem direito de preferência na compra das partes dos demais. Assim, ao receber uma proposta, vocês devem primeiro verificar se ele aceitaria comprar as parcelas de vocês por um valor igual ou superior ao ofertado.
- Perrengue financeiro? Aqui não. A Dinheirista, "nossa especialista em BO's", elaborou um guia exclusivo sobre herança e planejamento sucessório para os leitores do Seu Dinheiro. Clique AQUI para conferir.
Caso ele não aceite cobrir a proposta nem queira que a venda seja realizada para terceiros – ou caso não queira vender de jeito nenhum –, uma opção, segundo De Quintal, seria entrar com uma ação na Justiça para que o imóvel seja levado a leilão. Assim, o valor resultante da venda seria dividido proporcionalmente entre os proprietários.
“Só que este não é um caminho muito interessante, pois os valores pagos em leilão geralmente são menores que os valores de mercado dos imóveis leiloados”, alerta Renan De Quintal.
Veja este conteúdo também em vídeo na última edição da Dinheirista, publicada no canal de YouTube do Seu Dinheiro:
A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.
Da taxa de condomínio à indenização do seguro: nova lei padroniza juros e correção monetária em dívidas sem convenção
Nova regra entra em vigor em setembro e estabelece juros e correção monetária no caso de pagamentos sem taxa estabelecida previament
Meus pais fizeram dívidas no meu CPF e fiquei com o nome sujo; terei que processá-los?
Muitos pais usam o CPF dos filhos menores de idade indevidamente, mas isso pode configurar fraude! Veja o que a vítima deve fazer
Previdência privada com ações: vale a pena antecipar os aportes em PGBL para aproveitar a queda da bolsa no ano?
Se você investe em ações por meio do seu plano de previdência privada, você precisa ler isso…
Pago pensão alimentícia para o meu filho de 21 anos, mas ele saiu do país; posso parar de pagar e pedir reembolso?
É possível pedir reembolso de pensão alimentícia? O filho deste leitor cortou laços com a família, e rendimentos não estão mais chegando até ele
Prazo para dívida caducar pode voltar a contar do zero se algum valor do devedor for apreendido pela Justiça?
Ele foi condenado na Justiça a pagar um valor, mas não tem dinheiro e ficou inadimplente – mas uma quantia que caiu em sua conta bancária foi apreendida
Minha filha mora com o marido em imóvel que recebi de herança; agora ele quer que eu transfira o bem para ambos, o que fazer?
Casal quer reformar o imóvel e deseja que leitora passe o bem para o nome deles, mas ela quer proteger sua filha em caso de divórcio
Meu imóvel foi invadido, e parece que os ocupantes obtiveram a usucapião; ainda consigo fazer a reintegração de posse?
É possível “reverter” ou “anular” um processo de usucapião? E invasor pode mesmo conseguir usucapir um imóvel?
Quero o divórcio, mas moro nos EUA com visto de acompanhante e nossos bens estão em nome de terceiros; e agora?
Ela ainda não obteve o green card, e ainda teme ficar sem nada após o divórcio, pois os bens da família não estão no nome do marido
Fiz uma compra no AliExpress e paguei no Pix, mas ela foi cancelada por falta de pagamento. Meu dinheiro não voltou, e agora?
Solução para o problema vai depender se o Pix foi feito dentro ou fora da plataforma do AliExpress, diz advogado de direito do consumidor
Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?
Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…
Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?
Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança
Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior
A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda
Meu filho de 30 anos faz mestrado e não trabalha; ele pode ser meu dependente na declaração de imposto de renda?
O filho dela é estudante, e ela arca com suas despesas; será que tem como abatê-las no IR 2024?
Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?
Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?
Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?
O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?
Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?
Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024
Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?
Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles
Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?
Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda
Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?
Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?
Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?
Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?