🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Prévia do PIB divide espaço com balanços, com Petrobras (PETR4) em destaque; veja eventos da semana

O exterior conta com poucos indicadores de extrema relevância, a exceção do PIB da Zona do Euro e a inflação dos Estados Unidos

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
12 de maio de 2024
11:44 - atualizado às 8:44
Montagem com fundo verde e amarelo, notas de Real espalhadas e três blocos no primeiro plano, com as letras 'P', 'I' e 'B'; a imagem faz alusão ao PIB no segundo trimestre; itaú eleva projeção / agenda da semana
PIB do Brasil - Imagem: Shutterstock

A agenda econômica dos próximos dias está mais carregada para o cenário doméstico do que para o panorama internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os destaques lá fora vão para a divulgação do PIB da Zona do Euro e dos índices de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. 

Por aqui, a semana já começa com os investidores tendo que digerir o balanço da Petrobras (PETR4) e outras empresas de nomes robustos — como o BTG Pactual, Natura, IRB e Nubank. 

No campo político, os analistas seguem de olho nos recursos destinados à crise envolvendo as enchentes no Rio Grande do Sul.

Parte do mercado entende que a decisão do Copom da semana passada — que cortou os juros em 25 pontos-base — já leva em conta um cenário de aumento do gasto público. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa perspectiva deve se refletir no Boletim Focus, também publicado na segunda-feira. 

Leia Também

Veja como o Ibovespa encerrou a semana passada e acompanhe os principais eventos dos próximos dias:

Cenário local: prévia do PIB e balanços

A semana promete ser intensa no Brasil com destaque para a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), marcado para quarta-feira.

Os dados fornecerão insights vitais sobre a saúde econômica do país em meio a uma análise mais profunda sobre os gastos públicos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a segunda-feira traz o Boletim Focus, uma compilação das expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos. 

No front corporativo, a semana também é carregada de balanços importantes.

Segunda-feira verá grandes empresas como Banco BTG Pactual, Natura, Itaúsa, IRB Brasil RE, Localiza, Petrobras e Raízen divulgarem seus resultados.

Na terça-feira é a vez de Gol, Bradespar, Eneva, JBS, Porto Seguro e Nubank, seguidos por Equatorial Energia e Marfrig na quarta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário Internacional: inflação pelo mundo

Na Zona do Euro, a semana começa com a reunião do Eurogrupo, que se estende para os dias seguintes, seguido de perto pela divulgação do PIB na quarta-feira.

Este será um termômetro para medir a recuperação econômica da região frente aos desafios atuais.

Além disso, indicadores importantes como a produção industrial e os CPI de diversos países serão publicados, fornecendo uma visão abrangente da inflação global.

Nos Estados Unidos, a semana também será marcada por uma série de discursos de membros do Federal Reserve, incluindo o vice-presidente Philip N. Jefferson e a governadora Loretta J. Mester na segunda-feira, que podem oferecer direções sobre futuras políticas monetárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Indicadores chave como o CPI dos EUA e vendas no varejo, ambos na quarta-feira, ajudarão a pintar o panorama da inflação americana e do comportamento do consumidor.

A Argentina, outro ponto de foco, divulgará seu índice de preços ao consumidor na terça-feira, o que é especialmente relevante dada a recente volatilidade econômica e alta inflação no país.

Confira a agenda dos próximos dias. Todos os horários são de Brasília: 

Segunda-feira (13)

HorárioPaís/RegiãoEvento
06h00Zona do EuroProjeções econômicas
07h00Zona do EuroEncontro do Eurogrupo
08h25BrasilBoletim Focus
10h00Estados UnidosDiscurso de Philip N. Jefferson, vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA)
10h00Estados UnidosDiscurso de Loretta J. Mester, membro do Fomc, o Copom norte-americano
12h00Estados UnidosExpectativas de inflação ao consumidor
Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Banco BTG Pactual (BPAC11) (Antes da abertura), Grupo Natura (NTCO3), Itaúsa (ITSA4), IRB Brasil RE (IRBR3), Localiza (RENT3), Petrobras (PETR4), Raízen (RAIZ4) (Após fechamento).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Balanços internacionais: SoftBank Group

Terça-feira (14)

HorárioPaís/RegiãoEvento
03h00Reino UnidoTaxa de desemprego em março
03h00AlemanhaÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de abril
06h00AlemanhaÍndice ZEW de percepção econômica em maio
07h00Zona do EuroEncontro do Eurogrupo
07h00BrasilCrescimento do setor de serviços em março
08h00Estados UnidosRelatório mensal da Opep
09h30Estados UnidosÍndice de preços ao produtor (PPI, em inglês) de abril
10h10Estados UnidosDiscurso de Lisa D. Cook, governadora do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA)
11h00Estados UnidosDiscurso de Jerome Powell, Presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA)
16h00ArgentinaÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de abril
Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Gol (GOLL4), Marisa Lojas SA (AMAR3) (A definir), Bradespar (BRAP4) (Antes da abertura), Eneva (ENEV3), JBS (JBSS3) (Após fechamento), Porto Seguro (PSSA3), Nubank (ROXO34) (Após o fechamento). 

*Balanços internacionais: Sem balanços previstos

Quarta-feira (15)

HorárioPaís/RegiãoEvento
06h00Zona do EuroPIB da Zona do Euro
06h00Zona do EuroProdução industrial em março
09h00BrasilIBC-Br de março
09h30Estados UnidosÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de abril
09h30Estados UnidosVendas no varejo em abril
09h30Estados UnidosÍndice Empire State de atividade industrial
11h30Estados UnidosEstoques de petróleo bruto
11h30Estados UnidosRelatório semanal do EIA de estoques de destilados
14h30BrasilFluxo Cambial Estrangeiro
16h20Estados UnidosDiscurso de Michelle Bowman, Membro do Fomc, o Copom norte-americano
Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Equatorial Energia (EQTL3), Marfrig (MRFG3) (Após fechamento).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Balanços internacionais: Sem balanços previstos

Quinta-feira (16)

HorárioPaís/RegiãoEvento
08h00BrasilIGP-10 de maio
09h30Estados UnidosPedidos iniciais por seguro-desemprego
10h15Estados UnidosProdução industrial em abril
11h00Estados UnidosDiscurso de Michael S. Barr, vice-presidente de Supervisão do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA)
12h30Estados UnidosDiscurso de Loretta J. Mester, membro do Fomc, o Copom norte-americano
16h50Estados UnidosDiscurso de Raphael Bostic, membro do Fomc, o Copom norte-americano
23h00ChinaProdução industrial em abril
23h00ChinaVendas no varejo em abril
23h00ChinaTaxa de desemprego na China em abril
Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Sem balanços previstos

*Balanços internacionais: Sem balanços previstos

Sexta-feira (17)

HorárioPaís/RegiãoEvento
00h00ChinaInvestimento estrangeiro direto no país
06h00Zona do EuroÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de abril
11h15Estados UnidosDiscurso de Christopher J. Waller, membro do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA)
Fonte: Investing.com

*Balanços locais: Sem balanços previstos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Balanços internacionais: Sem balanços previstos

*Este texto contou com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CHUVA DE PROVENTOS CONTINUA

As ações que devem ser as melhores pagadoras de dividendos de 2026, com retornos de até 15%

15 de dezembro de 2025 - 6:05

Bancos, seguradoras e elétricas lideram e uma empresa de shoppings será a grande revelação do próximo ano

LEVANTAMENTO

A torneira dos dividendos vai secar em 2026? Especialistas projetam tendências na bolsa diante de tributação

15 de dezembro de 2025 - 6:05

2025 caminha para ser ano recorde em matéria de proventos; em 2026 setores arroz com feijão ganham destaque

LEI MAGNITSKY

Bancos sobem na bolsa com o fim das sanções contra Alexandre de Moraes — Banco do Brasil (BBAS3) é o destaque

12 de dezembro de 2025 - 17:14

Quando a sanção foi anunciada, em agosto deste ano, os papéis dos bancos desabaram devido as incertezas em relação à aplicação da punição

GIGANTE NA ÁREA

TRXF11 volta a encher o carrinho de compras e avança nos setores de saúde, educação e varejo; confira como fica o portfólio do FII agora

12 de dezembro de 2025 - 11:31

Com as três novas operações, o TRXF11 soma sete transações só em dezembro. Na véspera, o FII já tinha anunciado a aquisição de três galpões

VERSÃO TUPINIQUIM

BofA seleciona as 7 magníficas do Brasil — e grupo de ações não tem Petrobras (PETR4) nem Vale (VALE3)

11 de dezembro de 2025 - 19:21

O banco norte-americano escolheu empresas brasileiras de forte crescimento, escala, lucratividade e retornos acima da Selic

COM EMOÇÃO

Ibovespa em 2026: BofA estima 180 mil pontos, com a possibilidade de chegar a 210 mil se as eleições ajudarem

11 de dezembro de 2025 - 17:01

Banco norte-americano espera a volta dos investidores locais para a bolsa brasileira, diante da flexibilização dos juros

FIIS HOJE

JHSF (JHSF3) faz venda histórica, Iguatemi (IGTI3) vende shoppings ao XPML11, TRXF11 compra galpões; o que movimenta os FIIs hoje

11 de dezembro de 2025 - 14:31

Nesta quinta-feira (11), cinco fundos imobiliários diferentes agitam o mercado com operações de peso; confira os detalhes de cada uma delas

O TEMPO ESTÁ ACABANDO

Concurso do IBGE 2025 tem 9,5 mil vagas com salários de até R$ 3.379; veja cargos e como se inscrever

10 de dezembro de 2025 - 15:00

Prazo de inscrição termina nesta quinta (11). Processo seletivo do IBGE terá cargos de agente e supervisor, com salários, benefícios e prova presencial

DEVO, NÃO NEGO...

Heineken dá calote em fundo imobiliário, inadimplência pesa na receita, e cotas apanham na bolsa; confira os impactos para o cotista

10 de dezembro de 2025 - 12:01

A gestora do FII afirmou que já realizou diversas tratativas com a locatária para negociar os valores em aberto

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Investidor estrangeiro minimiza riscos de manutenção do governo atual e cenários negativos estão mal precificados, diz Luis Stuhlberger 

9 de dezembro de 2025 - 19:12

Na carta mensal do Fundo Verde, gestor afirmou que aumentou exposição às ações locais e está comprado em real

DINHEIRO NO BOLSO

Após imbróglio, RBVA11 devolve agências à Caixa — e cotistas vão sair ganhando nessa

9 de dezembro de 2025 - 14:31

Com o distrato, o fundo reduziu ainda mais sua exposição ao setor financeiro, que agora representa menos de 24% do portfólio total

MERCADOS HOJE

Efeito Flávio derruba a bolsa: Ibovespa perde mais de 2 mil pontos em minutos e dólar beira R$ 5,50 na máxima do dia

9 de dezembro de 2025 - 12:10

Especialistas indicam que esse pode ser o começo da real precificação do cenário eleitoral no mercado local, depois de sucessivos recordes do principal índice da bolsa brasileira

OPERAÇÃO MILIONÁRIA

FII REC Recebíveis (RECR11) mira R$ 60 milhões com venda de sete unidades de edifício em São Paulo

9 de dezembro de 2025 - 11:12

Apesar de não ter informado se a operação vai cair como um dinheiro extra no bolso dos cotistas, o RECR11 voltou a aumentar os dividendos em dezembro

SINAIS CONFUSOS

Ações de IA em alta, dólar em queda, ouro forte: o que esses movimentos revelam sobre o mercado dos EUA

9 de dezembro de 2025 - 9:32

Segundo especialistas consultados pelo Seu Dinheiro, é preciso separar os investimentos em equities de outros ativos; entenda o que acontece no maior mercado do mundo

NOVOS HORIZONTES

TRX Real Estate (TRXF11) abocanha novos imóveis e avança para o setor de educação; confira os detalhes das operações

8 de dezembro de 2025 - 10:17

O FII fez sua primeira compra no segmento de educação ao adquirir uma unidade da Escola Eleva, na Barra da Tijuca (RJ)

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O estouro da bolsa brasileira: gestor rebate tese de bolha na IA e vê tecnologia abrindo janela de oportunidade para o Brasil

8 de dezembro de 2025 - 6:31

Em entrevista exclusiva ao Seu Dinheiro, Daniel Popovich, gestor da Franklin Templeton, rebate os temores de bolha nas empresas de inteligência artificial e defende que a nova tecnologia se traduzirá em crescimento de resultados para as empresas e produtividade para as economias

PEQUENA E PODEROSA

Aura (AURA33): small cap que pode saltar 50% está no pódio das ações para investir em dezembro segundo 9 analistas

7 de dezembro de 2025 - 14:06

Aura Minerals (AURA33) pode quase dobrar a produção; oferece exposição ao ouro; paga dividendos trimestrais consistentes e negocia com forte desconto.

ILEGAIS

CVM suspende 6 empresas internacionais por irregularidades na oferta de investimentos a brasileiros; veja quais são

6 de dezembro de 2025 - 12:39

Os sites, todos em português, se apresentam como plataformas de negociação em mercados globais, com ativos como moedas estrangeiras, commodities, metais, índices, ETFs, ações, criptoativos e outros

QUANTO MAIOR A ALTA...

Bolsa perdeu R$ 183 bilhões em um único dia; Itaú Unibanco (ITUB4) teve maiores perdas

6 de dezembro de 2025 - 11:23

Essa é a maior queda desde 22 de fevereiro de 2021, ainda período da pandemia, e veio depois que Flávio Bolsonaro foi confirmado como candidato à presidência pelo PL

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Do céu ao inferno: Ibovespa tem a maior queda desde 2021; dólar e juros disparam sob “efeito Flávio Bolsonaro”

5 de dezembro de 2025 - 16:44

Até então, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, era cotado como o mais provável candidato da direita, na avaliação do mercado, embora ele ainda não tivesse anunciado a intenção de concorrer à presidência

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar