🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

INVASÃO EM BRASÍLIA

AO VIVO: Após quatro horas de invasão terrorista, segurança retoma prédios da Praça dos Três Poderes

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
8 de janeiro de 2023
17:00 - atualizado às 19:03

RESUMO: Na tarde deste domingo (08), manifestantes radicais bolsonaristas acabam de invadir os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. O ato pede a intervenção das Forças Armadas e até mesmo a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

QUAL O IMPACTO DA INVASÃO EM BRASÍLIA? ESPECIALISTAS DIVERGEM

Nos últimos dias, mais precisamente desde os primeiros passos do governo de transição e a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente, o mercado financeiro foi pauta dentro e fora da bolha de especialistas e investidores que acompanham o dia a dia da bolsa de valores, do câmbio e da curva de juros. 

Isso porque, para muitos, a “entidade Mercado” não estaria em sintonia com as demandas da economia real — e, por isso, foi acusada por muitos de certo exagero nas preocupações que trouxeram pressão aos ativos domésticos na semana passada. 

Em meio às cenas de terrorismo que tomaram conta de Brasília nesta tarde (8) e que se seguiram por horas, não é exagero dizer que a reação do mercado financeiro na segunda-feira (9) será acompanhada de perto por especialistas, curiosos e leigos. 

Com as imagens de depredação e vandalismo frescas na memória — e com as forças de segurança ainda tentando recuperar o controle do Congresso e demais palácios da República — a reportagem do Seu Dinheiro procurou diversos gestores do mercado para sentir a temperatura do que se deve esperar para os ativos brasileiros logo na abertura das negociações. 

Leia mais.

ARTHUR LIRA CONVOCA REUNIÃO DOS TRÊS PODERES

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sugeriu neste domingo (08) uma reunião entre os Três Poderes após grupos radicais invadirem os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Eu me coloco à disposição de todos os Chefes de Poderes para fazermos uma reunião para deixar absolutamente inquestionável que os três Poderes estão mais unidos do que nunca a favor da Democracia", escreveu Lira no Twitter.

E acrescentou: "Neste encontro, claro, poderemos discutir, na mais absoluta amplitude possível, todas as medidas necessárias para fortalecer nossas instituições."

Mais cedo, Lira havia defendeu que os responsáveis por promover e acobertar ataques à democracia brasileira sejam identificados e punidos.

*Com informações do Estadão Conteúdo

STF NÃO SERÁ INTIMIDADO POR GOLPISTAS, DIZ ROSA WEBER

Presidente do STF, Ministra Rosa Weber, diz que Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao estado democrático de direito.

Em nota publicada nas redes sociais da Suprema Corte, a ministra escreve que o STF atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos.

"O prédio histórico será reconstruído", diz.

PAZ RETORNA À PRAÇA DOS TRÊS PODERES

A polícia militar do Distrito Federal retomou a Praça dos Três Poderes na noite deste domingo. Após mais de quatro horas, prédios do Congresso, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram depredados pelos vândalos.

A PM ainda informou que foram 150 prisões em flagrante durante os atos terroristas que se sucederam na tarde de hoje.

O número deve crescer ao longo da noite após pedidos de prisão dos manifestantes por parte de políticos e da Advocacia Geral da República (AGU).

VEJA REPERCUSSÃO INTERNACIONAL DA INVASÃO À PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Golpes de Estado ao redor do mundo dificilmente prosperam sem que haja apoio externo ou, no mínimo, omissão por parte das grandes potências.

E, no que depender das grandes potências ocidentais e da Organização das Nações Unidas (ONU), os pedidos de "intervenção militar" feitos por bolsonaristas radicais no ataque de hoje à Praça dos Três Poderes devem cair em ouvidos moucos.

"Condenamos os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal hoje", escreveu o secretário do Estado dos EUA, Anthony Blinken.

"Usar a violência para atacar as instituições democráticas é sempre inaceitável. Nós estamos ao lado de @lulaoficial pelo fim imediato dessas ações."

Leia mais.

AGU PEDE PRISÃO DE TERRORISTA E DE ANDERSON TORRES, AGORA EX-SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO DF

A Advocacia Geral da União (AGU) ingressou há pouco com uma petição junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo uma série de medidas judiciais em resposta aos atos criminosos ocorridos na tarde deste domingo (8) na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Dentre os pedidos, figuram a prisão em flagrante do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, exonerado na tarde de hoje, e de demais agentes públicos responsáveis por atos e omissões.

Além disso, a AGU solicitou a imediata desocupação de todos os prédios públicos federais em todo o país, e a dissolução dos atos antidemocráticos realizados nas imediações de quartéis e outras unidades militares.

O pedido dirigido ao Supremo requer que, para tais medidas, sejam utilizadas todas as Forças de Segurança Pública do Distrito Federal e dos estados.

*Com informações da AGU

DOCUMENTOS DO STF E CONGRESSO SÃO DESTRUÍDOS POR VÂNDALOS

Imagens da Globo e Globo News mostraram uma série de documentos rasgados pelos terroristas que hoje invadiram a Praça dos Três Poderes.

Além da destruição do patrimônio público utilizado pelos funcionários do governo, vidraças e outros materiais foram destruídos.

Outras imagens de antes da manifestação mostram a polícia militar do Distrito Federal escoltando os terroristas em direção à sede do governo. Em pronunciamento hoje, o presidente Lula falou em identificar e responsabilizar esses policiais.

PM RETIRA TERRORISTAS DA RAMPA DO PALÁCIO DO PLANALTO

A Polícia Militar do Distrito Federal começou a agir pela retirada de vândalos dos Três Poderes em Brasília neste domingo (8). Já no final da tarde, a PM retirou os invasores da rampa do Palácio do Planalto.

Conforme mostrou o Broadcast, a PM afirmou que todo o efetivo foi acionado, inclusive a cavalaria. De acordo com o órgão, só não está se apresentando quem está sob restrição médica.

Os manifestantes, em atos violentos, já invadiram o Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que as forças de segurança estão agindo e que o governo do Distrito Federal prometeu reforços.

LULA ESTABELECE GLO ATÉ O FINAL DE JANEIRO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal no Governo do Distrito Federal.

A intervenção vai durar até 31 de janeiro e será limitada à área de segurança pública. O interventor será o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, e estará subordinado diretamente ao presidente da República.

O decreto vem à tona em meio à invasão da Praça dos Três Poderes por bolsonaristas radicais. Durante a invasão, passaram a circular vídeos nos quais agentes policiais do DF observavam passivamente enquanto o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF eram depredados.

Lula fez o anúncio em Araraquara, onde prestava solidariedade às vítimas das fortes chuvas na cidade nos últimos dias.

LULA FALA À NAÇÃO

O presidente Luis Inácio Lula da Silva se pronuncia sobre atos antidemocráticos. Veja discurso completo aqui, ou acompanhe ao vivo:

EXÉRCITO ESTÁ PREPARADO PARA PEDIDO DE GLO

O Exército colocou tropas prontidão para um possível decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O objetivo seria conter os bolsonaristas radicais que invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal) neste domingo.

De acordo com o jornal Folda de S. Paulo, generais também discutem uma possível mudança de postura depois de terem atuado com perceptível condescendência em relação aos bolsonaristas acampados em frente aos quartéis.

Entretanto, um eventual decreto de GLO teria que ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), algo que não foi feito até agora.

UMA SEMANA APÓS SER EMPOSSADO, LULA FARÁ PRONUNCIAMENTO SOBRE INVASÃO DO PLANALTO

O presidente Luis Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento neste domingo sobre a invasão de terroristas ao Palácio do Planalto.

Lula foi empossado na rampa do mesmo prédio há exatamente uma semana. Ele cumpre agenda com a primeira dama, Janja, em Araraquara. A cidade sofre com as constantes chuvas em São Paulo.

POLÍCIA CHEGA COM JATOS DE ÁGUA PARA RETOMAR PLANALTO

A polícia do Distrito Federal e as forças de segurança do governo federal tentam retomar o Palácio do Planalto, ocupada por terroristas. Os manifestantes bolsonaristas invadiram e depredaram prédios da Praça dos Três Poderes.

O prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) foi retomado pelas forças de segurança mais cedo.

POLÍCIA DO DISTRITO FEDERAL IGNOROU PEDIDO DE SENADOR PARA REFORÇAR SEGURANÇA

A Secretaria de Polícia do Senado Federal pediu à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal que promovesse um reforço policial em torno do Parlamento.

De acordo com Monica Bérgamo, colunista da Folha de S. Paulo, o pedido foi ignorado pelo governo distrital.

O órgão havia recebido informações de que bolsonaristas acampados em frente ao Exército preparavam uma invasão do Congresso, numa tentativa de emulara invasão do Capitólio dos EUA, pouco mais de dois anos atrás.

O reforço foi pedido pelo fato de nem o Senado nem a Câmara dos Deputados disporem de efetivo em número suficiente para debelar uma ação do gênero.

POLÍCIA É FLAGRADA PREVARICANDO DURANTE INVASÃO AO CONGRESSO

Agentes da Polícia Militar do Distrito Federal foram flagrados fazendo imagens e conversando com bolsonaristas enquanto o Congresso Nacional era invadido.

A cena foi divulgada em primeira mão pela jornalista Ana Flor, da GloboNews.

No vídeo, um militar aparece filmando enquanto outro, a seu lado, conversa com três homens — dois deles, vestidos com a bandeira brasileira — enquanto a invasão ocorria.

O não impedimento de depredações ao patrimônio público por parte das forças de segurança é considerado prevaricação. No caso de funcionários públicos, passível de exoneração do cargo.

LÍDER DO GOVERNO LULA QUER INTERVENÇÃO FEDERAL NO DISTRITO FEDERAL

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo de Luíz Inácio Lula da Silva no Congresso, entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República para que seja decretada uma intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal.

Randolfe também protocolou pedido no mesmo sentido ao Supremo Tribunal Federal.

"Estamos protocolando agora dois pedidos ao ministro Alexandre de Moraes: 1 - Prorrogação do inquérito dos atos antidemocráticos a partir dos acontecimentos de hoje. 2 - Impedimento de posse e, em caso de posse, afastamento do Sr Anderson Torres, da Secretaria de Justiça do DF", escreveu Randolfe.

Para integrantes do governo atual, houve omissão do governo do Distrito Federal, de Ibaneis Rocha (MDB), com os manifestantes golpistas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Torres foi exonerado há pouco.

PRESIDENTES DO CONGRESSO SE PRONUNCIAM SOBRE ATOS DE TERRORISMO EM BRASÍLIA

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, escreveu em suas redes sociais que repudia os atos antidemocráticos que culminaram nas cenas de terrorismo em Brasília.

As forças de segurança do Distrito Federal e do governo federal estão retomando aos poucos a Praça dos Três Poderes.

IBANEIS DEVE SER RESPONSABILIZADO POR ATOS TERRORISTAS EM BRASÍLIA

Autoridades do Judiciário e políticos apontam a necessidade de responsabilizar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no caso da invasão da Praça dos Três Poderes.

Os extremistas não aceitaram o resultado das eleições e vandalizaram os prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

Segundo fontes, Rocha já havia sido informado da mudança de tom dos manifestantes nos últimos dias.

Após a eleição do presidente Lula, bolsonaristas radicais acamparam na frente do Quartel General do exército, pedindo intervenção das Forças Armadas. Vale lembrar que atentar contra a democracia, como querem os radicais, é crime, previsto na Constituição.

PRÉDIO DO SFT É RETOMADO POR FORÇAS DE SEGURANÇA

As forças de segurança do governo federal conseguiram retomar o prédio tomado por manifestantes neste domingo (08).

Até o momento, não se sabe o dano total causado à construção.

ANDERSON TORRES É EXONERADO

Em meio a invasão da Praça dos Três Poderes, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, acaba de exonerar o secretário de Segurança, Anderson Torres.

Torres está nos Estados Unidos, em viagem, e até poucas horas atrás, estava incomunicável. Há expectativa de que o governo federal assuma as forças de segurança do Distrito Federal.

PRIMEIRAS HORAS: A INVASÃO À PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Manifestantes radicais bolsonaristas acabam de invadir o Congresso Nacional na tarde deste domingo (08). O ato pede a intervenção das Forças Armadas e até mesmo a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também se dirigiam ao Palácio do Planalto e à Praça dos Três Poderes, sede do Supremo Tribunal Federal (STF). O discurso dos manifestantes tem caráter golpista, pedindo claramente a intervenção militar, o que é ilegal de acordo com a constituição.

A polícia local usou gás de pimenta para dissolver as manifestações. O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que está em Brasília acompanhando a situação, ao mesmo tempo que mantém o diálogo com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Os manifestantes já haviam invadido o prédio do Congresso, do Palácio do Planalto e do STF. No entanto, vale lembrar que hoje não há expediente e os ambientes estão majoritariamente vazios.

Leia mais.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SD ENTREVISTA

Diretor do Inter (INBR32) aposta no consignado privado para conquistar novos patamares de ROE e avançar no ambicioso plano 60-30-30

1 de maio de 2025 - 7:31

Em entrevista ao Seu Dinheiro, Flavio Queijo, diretor de crédito consignado e imobiliário do Inter, revelou os planos do banco digital para ganhar mercado com a nova modalidade de empréstimo

JUNTANDO OS TIJOLINHOS

Gafisa (GFSA3) recebe luz verde para grupamento de 20 por 1 e ação dispara mais de 10% na bolsa

30 de abril de 2025 - 13:57

Na ocasião em que apresentou a proposta, a construtora informou que a operação tinha o intuito de evitar maior volatilidade e se antecipar a eventuais cenários de desenquadramento na B3

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Alguém está errado: Ibovespa chega embalado ao último pregão de abril, mas hoje briga com agenda cheia em véspera de feriado

30 de abril de 2025 - 8:03

Investidores repercutem Petrobras, Santander, Weg, IBGE, Caged, PIB preliminar dos EUA e inflação de gastos com consumo dos norte-americanos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

PESQUISA

Desaprovação a Lula cai para 50,1%, mas é o suficiente para vencer Bolsonaro ou Tarcísio? Atlas Intel responde

28 de abril de 2025 - 18:13

Os dados de abril são os primeiros da série temporal que mostra uma reversão na tendência de alta na desaprovação e queda na aprovação que vinha sendo registrada desde abril de 2024

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

DEPOIS DO BALANÇO DO 1T25

Vale (VALE3) sem dividendos extraordinários e de olho na China: o que pode acontecer com a mineradora agora; ações caem 2%

25 de abril de 2025 - 13:14

Executivos da companhia, incluindo o CEO Gustavo Pimenta, explicam o resultado financeiro do primeiro trimestre e alertam sobre os riscos da guerra comercial entre China e EUA nos negócios da empresa

JÁ PODE PEDIR MÚSICA

Fernando Collor torna-se o terceiro ex-presidente brasileiro a ser preso — mas o motivo não tem nada a ver com o que levou ao seu impeachment

25 de abril de 2025 - 11:01

Apesar de Collor ter entrado para a história com a sua saída da presidência nos anos 90, a prisão está relacionada a um outro julgamento histórico no Brasil, que também colocou outros dois ex-presidentes atrás das grades

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Deixa a bolsa me levar: Ibovespa volta a flertar com máxima histórica em dia de IPCA-15 e repercussão de balanço da Vale

25 de abril de 2025 - 8:23

Apesar das incertezas da guerra comercial de Donald Trump, Ibovespa está a cerca de 2% de seu recorde nominal

A TECH É BIG

Dona do Google vai pagar mais dividendos e recomprar US$ 70 bilhões em ações após superar projeção de receita e lucro no trimestre

24 de abril de 2025 - 17:59

A reação dos investidores aos números da Alphabet foi imediata: as ações chegaram a subir mais de 4% no after market em Nova York nesta quinta-feira (24)

COMPRAR OU VENDER

Subir é o melhor remédio: ação da Hypera (HYPE3) dispara 12% e lidera o Ibovespa mesmo após prejuízo

24 de abril de 2025 - 16:06

Entenda a razão para o desempenho negativo da companhia entre janeiro e março não ter assustado os investidores e saiba se é o momento de colocar os papéis na carteira ou se desfazer deles

NÚMEROS DECEPCIONANTES

A culpa é da Gucci? Grupo Kering entrega queda de resultados após baixa de 25% na receita da principal marca

24 de abril de 2025 - 11:26

Crise generalizada do mercado de luxo afeta conglomerado francês; desaceleração já era esperada pelo CEO, François Pinault

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo tem um preço: Ibovespa tenta manter o bom momento, mas resposta da China aos EUA pode atrapalhar

24 de abril de 2025 - 8:11

China nega que esteja negociando tarifas com os Estados Unidos e mercados internacionais patinam

ILUMINADA

Ação da Neoenergia (NEOE3) sobe 5,5% após acordo com fundo canadense e chega ao maior valor em cinco anos. Comprar ou vender agora?

23 de abril de 2025 - 16:22

Bancos que avaliaram o negócio não tem uma posição unânime sobre o efeito da venda no caixa da empresa, mas são unânimes sobre a recomendação para o papel

MERCADOS HOJE

Bolsa nas alturas: Ibovespa sobe 1,34% colado na disparada de Wall Street; dólar cai a R$ 5,7190 na mínima do dia

23 de abril de 2025 - 12:44

A boa notícia que apoiou a alta dos mercados tanto aqui como lá fora veio da Casa Branca e também ajudou as big techs nesta quarta-feira (23)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Agora 2025 começou: Ibovespa se prepara para seguir nos embalos da festa do estica e puxa de Trump — enquanto ele não muda de ideia

23 de abril de 2025 - 8:06

Bolsas internacionais amanheceram em alta nesta quarta-feira diante dos recuos de Trump em relação à guerra comercial e ao destino de Powell

MERCADOS

Ibovespa pega carona nos fortes ganhos da bolsa de Nova York e sobe 0,63%; dólar cai a R$ 5,7284

22 de abril de 2025 - 17:20

Sinalização do governo Trump de que a guerra tarifária entre EUA e China pode estar perto de uma trégua ajudou na retomada do apetite por ativos mais arriscados

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Orgulho e preconceito na bolsa: Ibovespa volta do feriado após sangria em Wall Street com pressão de Trump sobre Powell

22 de abril de 2025 - 8:11

Investidores temem que ações de Trump resultem e interferência no trabalho do Fed, o banco central norte-americano

DIA 92

Trump x Powell: uma briga muito além do corte de juros

21 de abril de 2025 - 17:12

O presidente norte-americano seguiu na campanha de pressão sobre Jerome Powell e o Federal Reserve e voltou a derrubar os mercados norte-americanos nesta segunda-feira (21)

METAL MAIS QUE PRECIOSO

É recorde: preço do ouro ultrapassa US$ 3.400 e já acumula alta de 30% no ano

21 de abril de 2025 - 15:01

Os contratos futuros do ouro chegaram a atingir US$ 3.433,10 a onça na manhã desta segunda-feira (21), um novo recorde, enquanto o dólar ia às mínimas em três anos

MERCADO EXTERNO

A última ameaça: dólar vai ao menor nível desde 2022 e a culpa é de Donald Trump

21 de abril de 2025 - 10:26

Na contramão, várias das moedas fortes sobem. O euro, por exemplo, se valoriza 1,3% em relação ao dólar na manhã desta segunda-feira (21)

AVALIAÇÃO EM SP

Lula é reprovado por 59% e aprovado por 37% dos paulistas, aponta pesquisa Futura Inteligência

19 de abril de 2025 - 15:33

A condição econômica do país é vista como péssima para a maioria dos eleitores de São Paulo (65,1%), com destaque pouco satisfatório para o combate à alta dos preços e a criação de empregos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar