🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

INVASÃO EM BRASÍLIA

AO VIVO: Após quatro horas de invasão terrorista, segurança retoma prédios da Praça dos Três Poderes

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
8 de janeiro de 2023
17:00 - atualizado às 19:03

RESUMO: Na tarde deste domingo (08), manifestantes radicais bolsonaristas acabam de invadir os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. O ato pede a intervenção das Forças Armadas e até mesmo a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL O IMPACTO DA INVASÃO EM BRASÍLIA? ESPECIALISTAS DIVERGEM

Nos últimos dias, mais precisamente desde os primeiros passos do governo de transição e a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente, o mercado financeiro foi pauta dentro e fora da bolha de especialistas e investidores que acompanham o dia a dia da bolsa de valores, do câmbio e da curva de juros. 

Isso porque, para muitos, a “entidade Mercado” não estaria em sintonia com as demandas da economia real — e, por isso, foi acusada por muitos de certo exagero nas preocupações que trouxeram pressão aos ativos domésticos na semana passada. 

Em meio às cenas de terrorismo que tomaram conta de Brasília nesta tarde (8) e que se seguiram por horas, não é exagero dizer que a reação do mercado financeiro na segunda-feira (9) será acompanhada de perto por especialistas, curiosos e leigos. 

Com as imagens de depredação e vandalismo frescas na memória — e com as forças de segurança ainda tentando recuperar o controle do Congresso e demais palácios da República — a reportagem do Seu Dinheiro procurou diversos gestores do mercado para sentir a temperatura do que se deve esperar para os ativos brasileiros logo na abertura das negociações. 

Leia mais.

ARTHUR LIRA CONVOCA REUNIÃO DOS TRÊS PODERES

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sugeriu neste domingo (08) uma reunião entre os Três Poderes após grupos radicais invadirem os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Eu me coloco à disposição de todos os Chefes de Poderes para fazermos uma reunião para deixar absolutamente inquestionável que os três Poderes estão mais unidos do que nunca a favor da Democracia", escreveu Lira no Twitter.

E acrescentou: "Neste encontro, claro, poderemos discutir, na mais absoluta amplitude possível, todas as medidas necessárias para fortalecer nossas instituições."

Mais cedo, Lira havia defendeu que os responsáveis por promover e acobertar ataques à democracia brasileira sejam identificados e punidos.

*Com informações do Estadão Conteúdo

STF NÃO SERÁ INTIMIDADO POR GOLPISTAS, DIZ ROSA WEBER

Presidente do STF, Ministra Rosa Weber, diz que Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao estado democrático de direito.

Em nota publicada nas redes sociais da Suprema Corte, a ministra escreve que o STF atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos.

"O prédio histórico será reconstruído", diz.

PAZ RETORNA À PRAÇA DOS TRÊS PODERES

A polícia militar do Distrito Federal retomou a Praça dos Três Poderes na noite deste domingo. Após mais de quatro horas, prédios do Congresso, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram depredados pelos vândalos.

A PM ainda informou que foram 150 prisões em flagrante durante os atos terroristas que se sucederam na tarde de hoje.

O número deve crescer ao longo da noite após pedidos de prisão dos manifestantes por parte de políticos e da Advocacia Geral da República (AGU).

VEJA REPERCUSSÃO INTERNACIONAL DA INVASÃO À PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Golpes de Estado ao redor do mundo dificilmente prosperam sem que haja apoio externo ou, no mínimo, omissão por parte das grandes potências.

E, no que depender das grandes potências ocidentais e da Organização das Nações Unidas (ONU), os pedidos de "intervenção militar" feitos por bolsonaristas radicais no ataque de hoje à Praça dos Três Poderes devem cair em ouvidos moucos.

"Condenamos os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal hoje", escreveu o secretário do Estado dos EUA, Anthony Blinken.

"Usar a violência para atacar as instituições democráticas é sempre inaceitável. Nós estamos ao lado de @lulaoficial pelo fim imediato dessas ações."

Leia mais.

AGU PEDE PRISÃO DE TERRORISTA E DE ANDERSON TORRES, AGORA EX-SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO DF

A Advocacia Geral da União (AGU) ingressou há pouco com uma petição junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo uma série de medidas judiciais em resposta aos atos criminosos ocorridos na tarde deste domingo (8) na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Dentre os pedidos, figuram a prisão em flagrante do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, exonerado na tarde de hoje, e de demais agentes públicos responsáveis por atos e omissões.

Além disso, a AGU solicitou a imediata desocupação de todos os prédios públicos federais em todo o país, e a dissolução dos atos antidemocráticos realizados nas imediações de quartéis e outras unidades militares.

O pedido dirigido ao Supremo requer que, para tais medidas, sejam utilizadas todas as Forças de Segurança Pública do Distrito Federal e dos estados.

*Com informações da AGU

DOCUMENTOS DO STF E CONGRESSO SÃO DESTRUÍDOS POR VÂNDALOS

Imagens da Globo e Globo News mostraram uma série de documentos rasgados pelos terroristas que hoje invadiram a Praça dos Três Poderes.

Além da destruição do patrimônio público utilizado pelos funcionários do governo, vidraças e outros materiais foram destruídos.

Outras imagens de antes da manifestação mostram a polícia militar do Distrito Federal escoltando os terroristas em direção à sede do governo. Em pronunciamento hoje, o presidente Lula falou em identificar e responsabilizar esses policiais.

PM RETIRA TERRORISTAS DA RAMPA DO PALÁCIO DO PLANALTO

A Polícia Militar do Distrito Federal começou a agir pela retirada de vândalos dos Três Poderes em Brasília neste domingo (8). Já no final da tarde, a PM retirou os invasores da rampa do Palácio do Planalto.

Conforme mostrou o Broadcast, a PM afirmou que todo o efetivo foi acionado, inclusive a cavalaria. De acordo com o órgão, só não está se apresentando quem está sob restrição médica.

Os manifestantes, em atos violentos, já invadiram o Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que as forças de segurança estão agindo e que o governo do Distrito Federal prometeu reforços.

LULA ESTABELECE GLO ATÉ O FINAL DE JANEIRO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal no Governo do Distrito Federal.

A intervenção vai durar até 31 de janeiro e será limitada à área de segurança pública. O interventor será o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, e estará subordinado diretamente ao presidente da República.

O decreto vem à tona em meio à invasão da Praça dos Três Poderes por bolsonaristas radicais. Durante a invasão, passaram a circular vídeos nos quais agentes policiais do DF observavam passivamente enquanto o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF eram depredados.

Lula fez o anúncio em Araraquara, onde prestava solidariedade às vítimas das fortes chuvas na cidade nos últimos dias.

LULA FALA À NAÇÃO

O presidente Luis Inácio Lula da Silva se pronuncia sobre atos antidemocráticos. Veja discurso completo aqui, ou acompanhe ao vivo:

EXÉRCITO ESTÁ PREPARADO PARA PEDIDO DE GLO

O Exército colocou tropas prontidão para um possível decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

O objetivo seria conter os bolsonaristas radicais que invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal) neste domingo.

De acordo com o jornal Folda de S. Paulo, generais também discutem uma possível mudança de postura depois de terem atuado com perceptível condescendência em relação aos bolsonaristas acampados em frente aos quartéis.

Entretanto, um eventual decreto de GLO teria que ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), algo que não foi feito até agora.

UMA SEMANA APÓS SER EMPOSSADO, LULA FARÁ PRONUNCIAMENTO SOBRE INVASÃO DO PLANALTO

O presidente Luis Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento neste domingo sobre a invasão de terroristas ao Palácio do Planalto.

Lula foi empossado na rampa do mesmo prédio há exatamente uma semana. Ele cumpre agenda com a primeira dama, Janja, em Araraquara. A cidade sofre com as constantes chuvas em São Paulo.

POLÍCIA CHEGA COM JATOS DE ÁGUA PARA RETOMAR PLANALTO

A polícia do Distrito Federal e as forças de segurança do governo federal tentam retomar o Palácio do Planalto, ocupada por terroristas. Os manifestantes bolsonaristas invadiram e depredaram prédios da Praça dos Três Poderes.

O prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) foi retomado pelas forças de segurança mais cedo.

POLÍCIA DO DISTRITO FEDERAL IGNOROU PEDIDO DE SENADOR PARA REFORÇAR SEGURANÇA

A Secretaria de Polícia do Senado Federal pediu à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal que promovesse um reforço policial em torno do Parlamento.

De acordo com Monica Bérgamo, colunista da Folha de S. Paulo, o pedido foi ignorado pelo governo distrital.

O órgão havia recebido informações de que bolsonaristas acampados em frente ao Exército preparavam uma invasão do Congresso, numa tentativa de emulara invasão do Capitólio dos EUA, pouco mais de dois anos atrás.

O reforço foi pedido pelo fato de nem o Senado nem a Câmara dos Deputados disporem de efetivo em número suficiente para debelar uma ação do gênero.

POLÍCIA É FLAGRADA PREVARICANDO DURANTE INVASÃO AO CONGRESSO

Agentes da Polícia Militar do Distrito Federal foram flagrados fazendo imagens e conversando com bolsonaristas enquanto o Congresso Nacional era invadido.

A cena foi divulgada em primeira mão pela jornalista Ana Flor, da GloboNews.

No vídeo, um militar aparece filmando enquanto outro, a seu lado, conversa com três homens — dois deles, vestidos com a bandeira brasileira — enquanto a invasão ocorria.

O não impedimento de depredações ao patrimônio público por parte das forças de segurança é considerado prevaricação. No caso de funcionários públicos, passível de exoneração do cargo.

LÍDER DO GOVERNO LULA QUER INTERVENÇÃO FEDERAL NO DISTRITO FEDERAL

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo de Luíz Inácio Lula da Silva no Congresso, entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República para que seja decretada uma intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal.

Randolfe também protocolou pedido no mesmo sentido ao Supremo Tribunal Federal.

"Estamos protocolando agora dois pedidos ao ministro Alexandre de Moraes: 1 - Prorrogação do inquérito dos atos antidemocráticos a partir dos acontecimentos de hoje. 2 - Impedimento de posse e, em caso de posse, afastamento do Sr Anderson Torres, da Secretaria de Justiça do DF", escreveu Randolfe.

Para integrantes do governo atual, houve omissão do governo do Distrito Federal, de Ibaneis Rocha (MDB), com os manifestantes golpistas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Torres foi exonerado há pouco.

PRESIDENTES DO CONGRESSO SE PRONUNCIAM SOBRE ATOS DE TERRORISMO EM BRASÍLIA

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, escreveu em suas redes sociais que repudia os atos antidemocráticos que culminaram nas cenas de terrorismo em Brasília.

As forças de segurança do Distrito Federal e do governo federal estão retomando aos poucos a Praça dos Três Poderes.

IBANEIS DEVE SER RESPONSABILIZADO POR ATOS TERRORISTAS EM BRASÍLIA

Autoridades do Judiciário e políticos apontam a necessidade de responsabilizar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no caso da invasão da Praça dos Três Poderes.

Os extremistas não aceitaram o resultado das eleições e vandalizaram os prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

Segundo fontes, Rocha já havia sido informado da mudança de tom dos manifestantes nos últimos dias.

Após a eleição do presidente Lula, bolsonaristas radicais acamparam na frente do Quartel General do exército, pedindo intervenção das Forças Armadas. Vale lembrar que atentar contra a democracia, como querem os radicais, é crime, previsto na Constituição.

PRÉDIO DO SFT É RETOMADO POR FORÇAS DE SEGURANÇA

As forças de segurança do governo federal conseguiram retomar o prédio tomado por manifestantes neste domingo (08).

Até o momento, não se sabe o dano total causado à construção.

ANDERSON TORRES É EXONERADO

Em meio a invasão da Praça dos Três Poderes, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, acaba de exonerar o secretário de Segurança, Anderson Torres.

Torres está nos Estados Unidos, em viagem, e até poucas horas atrás, estava incomunicável. Há expectativa de que o governo federal assuma as forças de segurança do Distrito Federal.

PRIMEIRAS HORAS: A INVASÃO À PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Manifestantes radicais bolsonaristas acabam de invadir o Congresso Nacional na tarde deste domingo (08). O ato pede a intervenção das Forças Armadas e até mesmo a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também se dirigiam ao Palácio do Planalto e à Praça dos Três Poderes, sede do Supremo Tribunal Federal (STF). O discurso dos manifestantes tem caráter golpista, pedindo claramente a intervenção militar, o que é ilegal de acordo com a constituição.

A polícia local usou gás de pimenta para dissolver as manifestações. O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que está em Brasília acompanhando a situação, ao mesmo tempo que mantém o diálogo com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Os manifestantes já haviam invadido o prédio do Congresso, do Palácio do Planalto e do STF. No entanto, vale lembrar que hoje não há expediente e os ambientes estão majoritariamente vazios.

Leia mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LONGE DO IDEAL

Al Gore lamenta postura “esquizofrênica” dos EUA sobre crise climática

16 de agosto de 2025 - 15:41

País norte-americano tem alternado posição sobre Acordo de Paris nos últimos anos

Alckmin lamenta “trabalho contra o Brasil” após encontro de Eduardo Bolsonaro com secretário dos EUA

16 de agosto de 2025 - 15:05

Vice-presidente critica manobra de Bolsonaro nos EUA e reforça diálogo por tarifaço

ELEIÇÕES 2026

Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República

16 de agosto de 2025 - 14:10

Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo

TRAMA GOLPISTA

Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro

14 de agosto de 2025 - 12:53

Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro

MANDOU RECADO

“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump

13 de agosto de 2025 - 15:01

O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA

À PROVA DE ESPIONAGEM?

WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar

12 de agosto de 2025 - 15:27

Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’

DIA D

Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?

6 de agosto de 2025 - 14:51

Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores

VAI CEDER?

O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas

5 de agosto de 2025 - 18:02

Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global

SOCORRO INTERNO

Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis

5 de agosto de 2025 - 17:08

A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios

DECISÃO DO STF

O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente

5 de agosto de 2025 - 9:05

A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?

DECISÃO DO STF

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular

4 de agosto de 2025 - 18:26

O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro

ENCONTRO NACIONAL DO PT

As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas

3 de agosto de 2025 - 16:49

Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira

ALÔ, TRUMP!

O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar

3 de agosto de 2025 - 16:18

Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais

PESQUISA

Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha

3 de agosto de 2025 - 15:47

O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País

SEM GANHO EXTRA

Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha

2 de agosto de 2025 - 13:59

Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%

PRESSÃO NORTE-AMERICANA

Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF

31 de julho de 2025 - 16:48

Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado

O ANTICABO ELEITORAL

Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa

31 de julho de 2025 - 12:43

O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula

NA MIRA DO STF

Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada

30 de julho de 2025 - 16:53

Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar

PRESSÃO PELA ANISTIA

Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky

30 de julho de 2025 - 16:17

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia

NEGOCIAÇÃO

Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA

27 de julho de 2025 - 15:45

Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.

JULGAMENTO DO 8 DE JANEIRO

General do Exército assume autoria do plano para matar Moraes, Lula e Alckmin; confira os detalhes do depoimento

25 de julho de 2025 - 12:07

O réu no processo sobre a tentativa de golpe de Estado também revelou que chegou a comparecer entre cinco e sete vezes nos acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis

BARREIRA PARA NEGOCIAÇÃO

Haddad diz que família Bolsonaro está dificultando comunicação com os EUA e pede: “Sai do caminho e deixa o governo negociar”

24 de julho de 2025 - 18:10

Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda afirmou que os Bolsonaros são “especialistas em lascar o povo”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar