Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA
Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu seu maior nível em 2025, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8). O levantamento ouviu 2.004 pessoas presencialmente, entre 2 e 5 de outubro, com nível de confiança de 95%.
De acordo com o estudo, 48% dos entrevistados aprovam a gestão, enquanto 49% a desaprovam. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, os índices entram em empate técnico.
- CONFIRA: Grandes especialistas revelam onde estão as melhores oportunidades do momento no podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro; veja agora
O melhor desempenho de Lula no ano havia sido registrado em janeiro, com 47% de aprovação. Nos meses seguintes, houve queda significativa, chegando a 41% em março e 40% em maio. A partir de julho, a aprovação voltou a subir: 43% em julho e 46% em agosto e setembro.
Já a desaprovação atingiu seu pico em maio (57%) e começou a cair nos meses seguintes: 53% em julho e 51% em agosto e setembro.
Avaliação positiva da reação do governo federal à taxação imposta pelos EUA
Como aponta a pesquisa, nos últimos dois meses, a reação do governo federal à taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros contribuiu para a melhora da avaliação.
A medida foi anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, em parte devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por participação em um plano de golpe de Estado em 2022.
Em pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e televisão no dia 17 de julho, Lula havia chamado de chantagem as tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros.
Leia Também
Em seguida, ele afirmou que o Brasil sempre esteve aberto ao diálogo.
"Fizemos mais de 10 reuniões com o governo dos EUA e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos".
Segundo a pesquisa Genial/Quaest, 46% acreditam que Lula deveria se esforçar para manter reuniões com Trump, enquanto 44% defendem que ele deve agir com cautela e aguardar. Em relação à postura de Lula frente às ações de Trump contra o Brasil, 65% consideraram sua atitude “amigável” e 25% a classificaram como “dura”.
Lula e Trump na Assembleia da ONU
O encontro entre Lula e Trump na Assembleia da ONU, em 23 de setembro, foi um dos eventos analisados pela pesquisa. Quase metade dos entrevistados (49%) avaliou que o presidente brasileiro saiu do encontro “mais forte politicamente”.
Na ocasião, Lula havia defendido a soberania brasileira e foi classificado por Trump como “um cara legal”.
A fala do chefe do Executivo brasileiro abordou a defesa da democracia e da soberania, com críticas às tarifas unilaterais dos EUA e ao que chamou de aumento do autoritarismo internacional.
O presidente destacou a resistência do Brasil em defender sua democracia, reconquistada há 40 anos, mesmo "sob ataques sem precedentes". Segundo ele, a soberania brasileira é "inegociável".
Por sua vez, o presidente dos EUA, Donald Trump, havia adotado um tom amistoso ao falar de seu homólogo brasileiro em seu pronunciamento na ONU.
“Encontrei o líder do Brasil ao entrar aqui e falei com ele. Nos abraçamos. As pessoas não acreditaram nisso. Nós concordamos que devemos nos encontrar na próxima semana”, disse Trump.
Já nesta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com direito a troca de telefones “para estabelecer via direta de comunicação” e marcar um encontro presencial.
APÓS DECISÃO HISTÓRICA
“Temos absoluta segurança de todo o processo eleitoral”, diz Nunes Marques em declaração no TSE após eleições
25 de outubro de 2026 - 22:58ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro diz que vai questionar resultado da eleição após derrota para Lula: “é inaceitável”
25 de outubro de 2026 - 22:54ELEIÇÕES 2026
O que tirou votos de Flávio Bolsonaro e colocou Lula na Presidência, segundo especialista
25 de outubro de 2026 - 22:52ELEIÇÕES 2026
“Zanin criou um monstro jurídico”: o que a decisão do STF de estender a votação pode significar para a eleição de 2026
25 de outubro de 2026 - 20:40ELEIÇÕES 2026
Mudança no horário das eleições por Zanin abre discussão sobre limites do STF, avalia advogado
25 de outubro de 2026 - 20:18ELEIÇÕES 2026
Seis estados escolhem seus governadores; confira os candidatos eleitos
25 de outubro de 2026 - 20:13RESULTADOS DAS URNAS GRINGAS
Lula ou Flávio? Saiba quem leva a maioria dos votos entre brasileiros no exterior
25 de outubro de 2026 - 20:05DECISÃO HISTÓRICA
Eleição será anulada? Especialista vê decisão do STF como excepcional e avalia os riscos eleitorais
25 de outubro de 2026 - 19:34ELEIÇÕES 2026
Urnas fechadas, votação prorrogada: o impasse que marcou o 2º turno das eleições 2026
25 de outubro de 2026 - 19:01DISPUTA NAS URNAS
Bolsa, dólar e juros: como a incerteza na apuração afeta os mercados, segundo Matheus Spiess
25 de outubro de 2026 - 18:56ELEIÇÕES 2026
Urnas podem ser reabertas para cumprir decisão de prorrogar votação? Saiba o que acontece
25 de outubro de 2026 - 18:12ELEIÇÕES 2026
Lula é reeleito e conquista quarto mandato inédito em votação histórica; entenda o que está em jogo agora
25 de outubro de 2026 - 17:01ELEIÇÕES 2026
Zanin prorroga votação até 19h em todo o país após problemas com transporte
25 de outubro de 2026 - 16:55ELEIÇÕES 2026
Ônibus parados no 2º turno: caos no transporte leva a pedidos de prisão e multa milionária
25 de outubro de 2026 - 16:48ELEIÇÕES 2026
Mais de mil urnas trocadas: alguma seção eleitoral voltou a usar cédula de papel na votação?
25 de outubro de 2026 - 16:37SEM AMPLA MAIORIA, NÃO HÁ MANDATO CLARO
Por que uma eleição apertada manteria investidores em alerta, seja qual for o resultado, segundo o Goldman Sachs?
25 de outubro de 2026 - 11:59ELEIÇÕES 2026
Lula agradece apoio no segundo turno antes de votar: “nunca vi alguém ser tratado com tanto carinho”
25 de outubro de 2026 - 10:00ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro vota no Rio de Janeiro, diz que país precisa mudar e encerra campanha com chamado às urnas
25 de outubro de 2026 - 9:31ELEIÇÕES 2026
Pesquisas BTG Pactual/Nexus e Datafolha mostram empate técnico, mas com um detalhe
24 de outubro de 2026 - 19:03ELEIÇÕES 2026