🔴 COPOM À VISTA: RECEBA EM PRIMEIRA MÃO 3 TÍTULOS PARA INVESTIR APÓS A DECISÃO – ACESSE GRATUITAMENTE

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

ATRÁS DAS TRINCHEIRAS

Chance de trégua? Hamas entrega dois reféns aos EUA; confira o 14º dia da guerra com Israel

Israel, no entanto, não cedeu à entrega dos capturados e continua preparando os próximos passos no confronto

Carolina Gama
20 de outubro de 2023
17:40 - atualizado às 19:38
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. - Imagem: Alexandros Michailidis/Shutterstock

As cerca de 200 pessoas capturados pelo Hamas a Israel há duas semanas alimentam a incerteza em torno de um possível desfecho do conflito. Até agora não se sabe o que o grupo militante palestino pode fazer com os reféns ou se vai usá-los como moeda de troca como já aconteceu no passado. 

Nesta sexta-feira (20), no entanto, deu moveu uma peça nesse tabuleiro e libertou dois reféns norte-americanos, uma mãe e uma filha, de acordo com a NBC News.

O presidente dos EUA, Joe Biden, agradeceu aos governos do Catar e de Israel por ajudarem na libertação dos reféns pelo Hamas.

  • [Conflito Israel-Hamas] ‘Boom’ do petróleo pode fazer essa ação do setor disparar até 70% na Bolsa; conheça gratuitamente aqui

“Nossos concidadãos passaram por uma provação terrível nos últimos 14 dias e estou muito feliz por eles se reunirem em breve com sua família, que está assolada pelo medo”, escreveu Biden em um comunicado.

Citando uma fonte próxima da situação, a Reuters informou que os reféns libertados foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha. 

Segundo o Hamas, mais 50 reféns estão com outros grupos armados próximos e mais de 20 foram mortos por ataques aéreos israelenses.

Leia Também

O grupo militante palestino emitiu um comunicado logo após a libertação dos reféns norte-americanos, dizendo que está trabalhando com mediadores no Egito, Catar e outros “países amigos”.

“Este compromisso permanece firme enquanto nos esforçamos para promulgar a nossa decisão de libertar indivíduos de nacionalidade estrangeira sob custódia temporária, como e quando as circunstâncias de segurança o permitirem”, diz o comunicado.

A invasão por terra vem aí?

A libertação dos dois reféns, no entanto, não vai parar Israel no front da guerra. 

As Forças de Defesa de Israel (FDI) estão se preparando para os próximos estágios na luta contra o Hamas, segundo o porta-voz das FDI, Daniel Hagari.

“A principal prioridade do país é devolver todos os sequestrados e localizar os desaparecidos, de todas as formas possíveis: civil, de inteligência e militar”, disse Hagari durante uma conferência de imprensa em Tel Aviv.

“Ao mesmo tempo, continuamos a guerra contra o Hamas e nos preparando para as próximas etapas da guerra. Neste momento, as passagens estão fechadas e nenhum equipamento (ajuda) entra na Faixa (de Gaza)”, continuou.

A resposta de Hagari veio depois que ele foi questionado sobre futuras negociações sobre a libertação de reféns, dizendo que as FDI estão fazendo um “grande esforço e priorizando o retorno de todos os reféns”.

PODCAST TOUROS E URSOS - Israel em chamas: o impacto do conflito com Hamas nos investimentos

Líbano x Israel

O ministro das Relações Exteriores do Líbano, Abdallah Bou Habib, está pedindo a Israel que declare um cessar-fogo de 48 horas, dizendo à CNN que "então saberemos exatamente quem está começando o quê".

Habib disse que seu país está muito preocupado com a possibilidade de a guerra se espalhar pela região.

"Realmente não queremos a guerra. O governo não quer a guerra. Estamos dialogando com os vários grupos. Mas é incontrolável porque tudo depende do que aconteceu em Gaza", disse Bou Habib.

Enquanto Israel se prepara para a próxima fase da guerra com o Hamas em Gaza, o grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, tem entrado em confronto com as forças israelenses através da fronteira no norte de Israel e no sul do Líbano.

*Com informações da CNBC e da Reuters

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VALE OURO

O visto de US$ 5 milhões: EUA abrem inscrição para quem quer ter um Trump card

12 de junho de 2025 - 12:54

Se você não tem essa quantia, calma — o governo norte-americano tem outra opção, mas as exigências são elevadas

AMIGOS OU RIVAIS

Vão voltar às boas? A nova declaração de Elon Musk que pode mudar os rumos da briga pública com Donald Trump

11 de junho de 2025 - 18:54

Há quem diga que um deles pode retomar a amizade depois de declarar arrependimento das declarações recentes

AGORA VAI?

Trump anuncia conclusão de acordo entre EUA e China: ‘O relacionamento está excelente!’

11 de junho de 2025 - 10:56

Tarifas, no entanto, permanecem; veja o que disse o presidente americano na sua rede social, Truth Social

EM BUSCA DA TRÉGUA

Sem prazo para acabar, mas com estratégia sem precedentes: os bastidores das negociações entre EUA e China em Londres

9 de junho de 2025 - 14:56

As negociações entre os representantes dos dois países acontecem depois que Trump manteve uma longa conversa por telefone com o presidente chinês, Xi Jinping

EXPERIÊNCIA NOS RINGUES

Elon Musk que se cuide! No hall da fama da WWE: a saga de Donald Trump nos ringues

7 de junho de 2025 - 14:00

O bilionário sul-africano talvez não saiba, mas a briga que ele está puxando é com uma verdadeira lenda certificada dos ringues

LINHA DIRETA WASHINGTON-PEQUIM

Bastidores revelados: o que Trump e Xi conversaram por mais de uma hora em meio à guerra de tarifas

5 de junho de 2025 - 18:46

Após meses sem contato direto, presidentes da China e dos EUA conversam por telefone sobre comércio entre as duas potências — mas não foi só isso

MUSK VS. TRUMP - DIA 3

Presidente dos EUA quebra o silêncio e Musk dispara: “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”

5 de junho de 2025 - 16:52

Briga entre Elon Musk e Donald Trump esquenta nesta quinta-feira (5); acusações envolvem subsídios para veículos elétricos, comando da Nasa e suposta “ingratidão” presidencial

CIRCULANDO, CIRCULANDO

A nova tacada de Milei para os argentinos tirarem o dólar debaixo do colchão

5 de junho de 2025 - 16:04

A grana guardada não é pouca: o Instituto Nacional de Estatística e Censo estima que US$ 246 bilhões estão fora do sistema bancário do país

KILL THE BILL

Em clima de guerra: Elon Musk se junta à oposição e intensifica ataques ao plano econômico de Donald Trump

4 de junho de 2025 - 19:22

Após deixar o governo, Musk amplia críticas ao pacote orçamentário de Trump; bilionário fala em “escravidão por dívidas” e confronta presidente dos Estados Unidos

DIVÓRCIO NA CASA BRANCA

‘Abominação repugnante’ — Elon Musk e Donald Trump, do ‘match’ político à lavação pública de roupa suja

3 de junho de 2025 - 16:33

Elon Musk detona projeto de Donald Trump menos de uma semana após deixar governo dos Estados Unidos

ALERTA PARA O TURISMO

Instabilidade no verão europeu: é seguro viajar para Itália, Turquia e Grécia após erupção do vulcão Etna e terremoto?

3 de junho de 2025 - 11:43

Fenômenos naturais atingiram alguns dos destinos mais populares para as férias de julho

AINDA É EXCEPCIONAL?

Por que o mercado erra ao apostar que Trump vai “amarelar”, segundo a Gavekal

2 de junho de 2025 - 16:55

Economista-chefe da consultoria avalia se o excepcionalismo norte-americano chegou ao fim e dá um conselho para os investidores neste momento

ANTES DAS NEGOCIAÇÕES

Rússia lança maior ataque com drones contra a Ucrânia desde o início da guerra — e tensão no Leste Europeu volta a subir

1 de junho de 2025 - 16:30

Segundo a Força Aérea Ucraniana, Moscou lançou 472 drones contra o território ucraniano

TENSÃO GEOPOLÍTICA

Trump dobra tarifas sobre aço e irrita aliados — UE ameaça retaliação, Canadá e Austrália reagem

1 de junho de 2025 - 15:15

A decisão norte-americana entra em vigor no dia 4 de junho e reacende as tensões com parceiros comerciais. Veja as reações

SEXTOU? NÃO NOS EUA

Trump encerra a semana com mais um anúncio polêmico: aumento das taxas sobre importações de aço de 25% para 50%

30 de maio de 2025 - 20:06

A afirmação foi feita durante um comício para trabalhadores da siderúrgica U.S. Steel em Pittsburgh, na Pensilvânia.

AS TARIFAS CONTINUAM

Casa Branca leva a melhor: justiça dos EUA suspende decisão que barrava tarifas de Trump; governo ganha tempo para reverter sentença

29 de maio de 2025 - 18:42

Corte de Apelações suspende liminar que derrubava tarifas impostas por Trump; ações são unificadas e prazo para novas manifestações jurídicas vai até 9 de junho

EXCEDEU A AUTORIDADE

Bolsas se animam com decisão de tribunal americano que barrou tarifas de Trump; governo já recorreu

29 de maio de 2025 - 10:04

Tribunal de Comércio Internacional suspendeu tarifas fixa de 10%, taxas elevadas e recíprocas e as relacionadas ao fentanil. Tarifas relacionadas a alumínio, aço e automóveis foram mantidas

EFEITO TRUMP

Na dúvida, fica como está: ata do Fed indica preocupação com as possíveis consequências das tarifas de Trump 

28 de maio de 2025 - 16:36

A decisão pela manutenção das taxas de juros passou pelo dilema entre derrubar a atividade econômica e o risco de aumento de inflação pelas tarifas

A MÃO QUE AFAGA…

“Estou decepcionado”: Elon Musk reclama de projeto de Trump sobre impostos e gastos nos EUA

28 de maio de 2025 - 15:38

O bilionário soltou o verbo em relação a um importante projeto de lei do presidente norte-americano, que pode dar fôlego à política de deportações

NEM SURPREENDE MAIS

Trump volta atrás de tarifa de 50% contra a UE; bolsas europeias recuperam fôlego com morde-assopra

26 de maio de 2025 - 10:42

Vale lembrar que, até então, as tarifas anunciadas para a UE incluíam apenas impostos de 20% sobre as importações do bloco

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar