Mais problemas para Lemann? Bud Light perde liderança histórica no mercado de cervejas nos EUA
A cerveja da AB Inbev caiu para o segundo lugar no varejo norte-americano, com uma fatia de 7,3% em um mês, enquanto a mexicana Modelo foi responsável por 8,4% das vendas

O sonho grande de Jorge Paulo Lemann parece estar amargando — e os norte-americanos parecem prontos para adicionar ainda mais água no chope do bilionário. Os problemas do executivo vão para além da Americanas — que admitiu a existência de fraude contábil bilionária — e chegaram à AB Inbev, dona da Ambev.
Depois de mais de duas décadas de liderança, a Bud Light, fabricada pelo império de Lemann, perdeu o posto de cerveja mais vendida dos Estados Unidos — ao menos no mês de maio.
Quem aproveitou a oportunidade para assumir a posição no último mês foi a Modelo Especial, marca da cervejaria mais famosa do México, a Constellation Brands.
A Modelo foi responsável por 8,4% das vendas de cerveja no varejo dos Estados Unidos durante o período de quatro semanas encerradas em 3 de junho, segundo informações da empresa de dados NIQ enviadas à consultoria Bump Williams.
Enquanto isso, a Bud Light caiu para o segundo lugar, com uma fatia de 7,3% no mesmo período.
As vendas em dólar também representam um alerta para o conglomerado de Lemann: as vendas da Bud Light caíram 24,4% em um mês, enquanto as da Modelo cresceram 12,2%.
Leia Também
A derrocada da cerveja de Lemann
A queda da Bud Light do trono norte-americano é resultado de uma polêmica envolvendo a marca Anheuser-Busch e os clientes dos Estados Unidos.
O problema de Lemann começou no início de maio, quando a empresa enviou uma lata de Bud Light personalizada a uma influenciadora digital para comemorar o primeiro ano desde sua transição de gênero.
A ação da AB Inbev foi alvo de críticas de conservadores e gerou uma leva de consumidores insatisfeitos com a controvérsia, impactando diretamente as vendas do setor atacadista.
Na tentativa de amenizar a crise no consumo, o conglomerado teve uma resposta morna à controvérsia: o CEO anunciou que não ofereceu apoio à influenciadora ou à comunidade transgênero.
“Nunca pretendemos fazer parte de uma discussão que divide as pessoas. Nosso negócio é reunir as pessoas para tomar uma cerveja”, disse o CEO Brendan Whitworth.
A declaração acabou por incomodar não apenas os conservadores, como também os defensores da comunidade LGBTQIAP+.
VEJA TAMBÉM - A NETFLIX REALMENTE PODE TE PROIBIR DE COMPARTILHAR SUA SENHA? VEJA SE VOCÊ PODE IMPEDIR A COBRANÇA
Um futuro amargo para a Bud Light, de Lemann?
As vendas da Bud Light registraram fortes quedas nas semanas seguintes à polêmica, com recuos semanais em torno de 25%.
Para além da crise de imagem, a tendência de consumo também parece não favorecer a Bud, segundo a consultoria Bump Williams.
“A Modelo Especial parece estar aumentando seu crescimento de vendas a cada semana à medida que avançamos no verão”, disse a Bump Williams à CNN.
Segundo a empresa de consultoria, os consumidores de cerveja têm mudado sua preferência para produtos mexicanos, o que contribuiu para a liderança da Modelo no mercado dos EUA.
Enquanto a concorrente mexicana cresce no paladar norte-americano, a Bud Light e as suas “irmãs” parecem amargar cada vez mais.
As vendas de outras cervejas da família AB Inbev, como Michelob Ultra, Natural Light e Busch Light, também caíram no mesmo período em relação às semanas anteriores.
Vale destacar que, até o momento, a Bud Light continua sendo a cerveja mais vendida dos EUA no acumulado do ano.
*Com informações de CNN
PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO
JBS (JBSS32) ou MBRF (MBRF3): qual ação tem mais potencial para 2027? Itaú BBA elege sua favorita
4 de outubro de 2026 - 13:13MERCADOS
A ação que fez Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) comerem poeira e dobrou de preço com trade eleitoral de Flávio Bolsonaro
2 de outubro de 2026 - 19:49DE OLHO NAS RIVAIS
Os planos do novo CEO da B3 (B3SA3) para fortalecer a bolsa de valores diante do avanço da concorrência, segundo o BTG
2 de outubro de 2026 - 17:10A LISTA DE DESPEDIDAS VAI AUMENTAR
Mais um adeus à B3: Claro assume Desktop (DESK3) por R$ 1,75 bilhão e prepara OPA. O que muda para quem tem as ações?
2 de outubro de 2026 - 8:53RENDA EXTRA NA CONTA
Enquanto três gatilhos não fazem preço na CPFL (CPFE3), Itaú BBA defende a compra pelos dividendos
1 de outubro de 2026 - 17:45VIRADA À FRENTE
IRB Brasil (IRBR3): mudança tributária abre caminho para dividendos generosos; JP Morgan turbina preço-alvo para ação
1 de outubro de 2026 - 17:28CASA NOVA?
Tenda (TEND3) ‘pega as chaves’ da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida; o que a construtora busca no andar de cima
1 de outubro de 2026 - 14:15O QUE AINDA FALTA?
Queridinha do Barsi, Paranapanema (PMAM3) fecha acordo que acaba com boa parte da dívida bilionária, mas recuperação judicial segue
1 de outubro de 2026 - 13:03FUTURO DA 'FILHA DO DIVÓRCIO'
Todo mundo quer a Farm: ações da Azzas 2154 (AZZA3) lideram as altas no Ibovespa com chuva de propostas no radar
1 de outubro de 2026 - 12:38APOSTAS SAÍRAM DO CARRINHO
Com proibição das bets, duas ações do varejo podem ser as mais beneficiadas, mas Eleven faz alerta para a recuperação do setor
1 de outubro de 2026 - 12:12ROXINHO NÃO VAI ÀS COMPRAS?
Nubank (ROXO34) nega compra bilionária de fintech britânica Monzo após tombo em NY; ações sobem forte no pré-mercado
1 de outubro de 2026 - 9:35PANDA BONDS
A operação bilionária da Vale (VALE3) na China: mineradora conta os planos dessa estreia
30 de setembro de 2026 - 19:53BANCOS