🔴 ‘O MELHOR TRADER DO MUNDO’ VAI AJUDAR INVESTIDORES COMUNS NA BUSCA PELAS MELHORES CRIPTOMOEDAS – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Rodolfo Amstalden: os gatos nascem pobres e livres

Se você não for capaz de viver igual a um gato, ao menos tente manter um alto grau de distração em suas tarefas cotidianas, correndo atrás de dinheiro ou de poder, lendo as notícias do jornal ou apaixonando-se como um adolescente

Imagem de um gato preto em cima de um tronco de árvore sob a luz da lua
Imagem: Pixabay

"O meu mundo era o apartamento,
detefon, almofada e trato.
Todo dia filé mignon
ou mesmo um bom filé de gato.
Me diziam, todo momento
Fique em casa, não tome vento.
Mas é duro ficar na sua
quando, à luz da lua,
tantos gatos pela rua
toda noite vão cantando assim".
- Chico Buarque

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Começo agradecendo a todos os leitores pelas mensagens gatunas que invadiram minha caixa de entrada desde a última quarta-feira.

A princípio, eu tinha me planejado para dar o presente "quase perfeito" do Felipe apenas para o topo do pódio, mas fui obrigado a reconhecer o mérito de três emails recebidos, dos criativos autores Jonas M., Marco S. e Renan K.

Os três fugiram elegantemente do maniqueísmo, conferindo aos gatos avaliações compatíveis com a ambivalência de Schrödinger.

Sem mais delongas aos curiosos, o livro em questão é "Filosofia Felina", de John Gray.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora o autor claramente goste de gatos, trata-se de um belo livro de filosofia, capaz de combinar profundidade epistemológica com uma leitura prazerosa.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?

Assim como em outro best-seller de Gray ("Cachorros de Palha"), a figura do animal é usada como metáfora.

No caso, a metáfora de um ser vivo que vive em paz consigo mesmo, contente com as atribuições cotidianas do ofício gatuno.

Os gatos não estão em busca de um sentido da vida, pois a vida deles já vem plenamente imbuída de sentido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, os animais vivenciam algo bem diferente da condição humana – imposta pela autoconsciência –, de permanente insatisfação em relação ao que se é.

As forças naturais (ou seriam antinaturais?) que nos empurram rumo à vontade de enriquecer e "melhorar de vida" são aquelas mesmas que ameaçam nossa saúde mental e o equilíbrio ecológico do planeta.

Existe solução para esse aparente paradoxo?

John Gray não tem a pretensão de propor soluções definitivas, mas podemos seguir as marcas de pegadas que ele deixa pelas 126 páginas do livro: "esqueça a busca da felicidade e, com alguma sorte, talvez você a encontre".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você não for capaz de viver igual a um gato, ao menos tente manter um alto grau de distração em suas tarefas cotidianas, correndo atrás de dinheiro ou de poder, lendo as notícias do jornal ou apaixonando-se como um adolescente. 

Rosnados e lambidas eliminarão qualquer sentimento de vazio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 12 de outubro de 2026 - 8:01
9 de outubro de 2026 - 8:47
8 de outubro de 2026 - 8:54
Touro da bolsa de valores surfando 7 de outubro de 2026 - 19:51

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Upside de 50% à frente, mas nunca vem de graça 

7 de outubro de 2026 - 19:51
corte selic copom 7 de outubro de 2026 - 8:38
Montagem que traz um fundo de gráficos de ações. Do lado direito, uma lupa e dentro da lupa, urna eletrônica 6 de outubro de 2026 - 7:22

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Eleições: o pêndulo virou e o fiscal entrou no preço

6 de outubro de 2026 - 7:22
5 de outubro de 2026 - 8:19
2 de outubro de 2026 - 8:24
imagem gerada por inteligência artificial mostra uma vila colorida de casas, com um barril no meio, e diversos boletos de aluguel em atraso 1 de outubro de 2026 - 8:31
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 30 de setembro de 2026 - 20:01

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não acorde pelado depois do 1º turno

30 de setembro de 2026 - 20:01
30 de setembro de 2026 - 8:34
29 de setembro de 2026 - 8:17
eleições urna eletrônica 29 de setembro de 2026 - 7:10

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição: o voto útil entrou na curva

29 de setembro de 2026 - 7:10
28 de setembro de 2026 - 8:09
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar