Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FIIs hoje

Fundo imobiliário agro despenca 8% após revelar calote de inquilino que poderá ter impacto nos dividendos

As cotas do FII BTRA11 são penalizadas pela inadimplência de um dos inquilinos do portfólio de terras agrícolas

Fertilizantes Itaú (ITUB4) Plano Safra Fundo Imobiliário agro
Imagem: Divulgação

Quem procurar as maiores quedas entre os fundos imobiliários da B3 nesta terça-feira (25) verá que o BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRA11) ocupa um dos primeiros lugares do pódio ingrato. Por volta das 11h30, o FII operava em queda de 8,19%, cotado em R$ 76,32.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o motivo para a queda brusca está em um comunicado do próprio BTRA11, que informou ontem (24) ao mercado a respeito de um problema que enfrenta com um de seus inquilinos.

A Família Bergamasco, que loca fazendas de grãos do fundo localizadas em Tapurah e Nova Mutum, no Mato Grosso, está inadimplente. O calote gerará um impacto negativo de até R$ 0,33 por cota neste mês, de acordo com os cálculos da gestão.

Para evitar a queda nos dividendos, o BTG Pactual, gestor e administrador do fundo, informa que o BTRA11 está em “tratativas negociais” com o grupo para reestruturar as operações ligados aos ativos.

  • ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE: o Seu Dinheiro consultou uma série de especialistas do mercado financeiro e preparou um guia completo para te ajudar a montar uma carteira de investimentos estratégica para a segunda “pernada” de 2023. Baixe aqui gratuitamente.

Fundo imobiliário já sofreu com calotes no passado

Vale destacar que essa não é a primeira vez que o BTG Pactual Terras Agrícolas tem de lidar com atrasos nos pagamentos de locatários neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inadimplência do Grupo JR, outra fazenda de grãos no Mato Grosso, também penaliza os dividendos do FII.

Leia Também

OTIMISMO SELETIVO

Onde os gestores estão colocando dinheiro? Pesquisa da Empiricus aponta os setores favoritos da bolsa

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Imune às eleições e à guerra: gestores abrem carteira e indicam suas apostas vencedoras para ações e renda fixa

De acordo com o último relatório gerencial, o BTRA11 segue com o processo de formalização da rescisão do contrato de direito real de superfície do Grupo JR, e "busca a cobrança das multas e encargos estipulados" no acordo.

"A Gestora continua focada na reintegração da posse direta da propriedade – atualmente com terceiro não autorizado pelo Fundo – com o objetivo de reposicioná-la no mercado o mais rapidamente possível", esclarece o documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
B3, bolsa de valores brasileira 10 de junho de 2026 - 19:52
Miniatura de casa e moedas representando o investimento e os dividendos de fundos imobiliários 9 de junho de 2026 - 12:15
Representação de fundo imobiliário negociado em bolsa 9 de junho de 2026 - 11:14
Imagem criada por inteligência artificial para ilustrar o logo da Axia Energia (ex-Eletrobras) à frente de uma linha de transmissão. 8 de junho de 2026 - 10:03
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 2 de junho de 2026 - 14:27
Montagem do touro dourado encarando urso dourado na frente da B3 | Ibovespa 1 de junho de 2026 - 18:08
1 de junho de 2026 - 10:54
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar