Empolgou: XP projeta Ibovespa em 130 mil pontos no final do ano; veja recomendações
Expectativa reflete a melhora nas perspectivas das taxas de juros futuras

A XP Investimentos revisou suas estimativas para o desempenho do Ibovespa no final de 2023, projetando um cenário mais otimista para o principal índice da Bolsa brasileira. De acordo com a instituição financeira, o Ibovespa deve atingir a marca dos 130 mil pontos até o final deste ano, acima da projeção anterior de 128 mil pontos.
A revisão reflete a melhora nas perspectivas das taxas de juros futuras e reforça a confiança no potencial de valorização dos ativos brasileiros.
A XP destacou que setores sensíveis às taxas de juros, como Educação, Construção e Varejo, tiveram bom desempenho em maio. Mas a confiança de que haverá um rali na bolsa veio das Small Caps, ou seja, as empresas de baixa capitalização de mercado.
- Leia mais: Magazine Luiza: é o momento de virada? Os dias de ‘patinho feio da bolsa’ pode estar contados para MGLU3; descubra se é hora de comprar
As ações dessas empresas começaram a apresentar uma performance melhor, superando até mesmo as de maior porte. De acordo com a XP, o índice Small Caps registrou um aumento de 20% desde as mínimas, em comparação com os 9% do índice Mid-Large Caps das empresas maiores.
"O desempenho sólido das Small Caps, assim como do Ibovespa, é explicado pelas taxas de juros futuras menores", afirmou a XP em relatório.
A empresa destaca, ainda, que embora o valuation das Small Caps tenha apresentado alta, ele ainda se mantém abaixo das médias históricas. Com um P/L (preço/lucro) em 10,8x, as Small Caps são negociadas com um desconto em relação à média histórica.
Leia Também
Em comparação, o índice Mid-Large Caps atualmente possui um P/L de 7,0x. Embora essa diferença indique que as Small Caps estão relativamente "mais caras" que as empresas de maior porte, ela está em linha com a média histórica.
Diante desse cenário, a XP defende que as ações brasileiras continuam atrativas para os investidores. A relação de P/L das ações brasileiras está em 7,4x, abaixo da média histórica de 11,0x, o que sugere que ainda existe um potencial de valorização.
Carteiras da XP com mais risco
Considerando esses dados, a XP Investimentos decidiu adicionar mais risco em suas carteiras para o mês de junho, reduzindo posições em ações defensivas.
Mas a cautela continua, pois, na avaliação da XP, as taxas de juros ficarão em dois dígitos por um tempo, o que significa que empresas altamente alavancadas podem continuar sofrendo.
"Além disso, o ruído político continua no radar, com a reforma tributária potencialmente sendo discutida no segundo semestre de 2023", ressaltou a XP.
Na Carteira Top 10 XP, a empresa fez três trocas e rebalanceou os pesos para junho. Confira:
| COMPANHIA | PESO |
| Banco do Brasil (BBAS3) | 10% |
| Copel (CPLE6) | 10% |
| Grupo Mateus (GMAT3) | 10% |
| Iguatemi (IGTI11) | 10% |
| Itaú Unibanco (ITUB4) | 15% |
| Localiza (RENT3) | 10% |
| Petrobras (PETR4) | 10% |
| PetroRio (PRIO3) | 5% |
| Rumo (RAIL3) | 10% |
| Vale (VALE3) | 10% |
Na Carteira Top Small Caps XP, também foram realizadas três mudanças:
| COMPANHIA | PESO |
| Alupar (ALUP11) | 10% |
| Cury (CURY3) | 10% |
| Oncoclínicas (ONCO3) | 10% |
| Orizon (ORVR3) | 10% |
| PetroReconcavo (RECV3) | 10% |
| Randoncorp (RAPT4) | 10% |
| Santos Brasil (STBP3) | 10% |
| Vivara (VIVA3) | 10% |
| Vulcabras (VULC3) | 10% |
| Yduqs (YDUQ3) | 10% |
EM BUSCA DA ESTABILIDADE
Da Petrobras (PETR4) ao BTG (BPAC11) e Embraer (EMBJ3): as ações que o Citi escolheu para enfrentar a montanha-russa das eleições
15 de setembro de 2026 - 11:17INVESTIMENTO ESG
Energia limpa na Bolsa: novo ETF da Galapagos amplia aposta em empresas brasileiras e tem apoio do BNDES
14 de setembro de 2026 - 19:47PARA ONDE VAI A BOLSA
BofA está otimista e tem nova projeção para a Selic; banco já elegeu suas ações preferidas para investir em cenário mais positivo para juros
14 de setembro de 2026 - 19:07DÍVIDA NA CARTEIRA
FIIs de tijolo estão de olho na alavancagem e reduzem endividamento — mas um segmento vai na contramão; entenda o motivo
14 de setembro de 2026 - 17:10MERCADOS HOJE
Sangria na bolsa: Ibovespa perde mais de 3 mil pontos e dólar sobe; juro do Treasury passa de 5%
14 de setembro de 2026 - 12:32MEXENDO NA CARTEIRA
TRXF11 vai às compras de novo, e mercado torce o nariz: cotas caem após FII desembolsar R$ 340 milhões por ativos corporativos
14 de setembro de 2026 - 11:06BOLSA EM DÓLARES
Ibovespa mais acessível para o gringo? Novidade na B3 a partir de hoje pode ajudar o índice
14 de setembro de 2026 - 10:01REPORTAGEM ESPECIAL
Trade eleitoral: como os tubarões do mercado estão se posicionando para ganhar com as eleições — e limitar o prejuízo se a aposta der errado
14 de setembro de 2026 - 6:12SOBE E DESCE DAS AÇÕES
Alívio nos juros favorece Assaí (ASAI3), enquanto Direcional (DIRR3) amarga a pior queda do Ibovespa. O que aconteceu?
13 de setembro de 2026 - 13:06GIGANTE DA BOLSA
Petrobras (PETR4) está mais forte nessas eleições e pode saltar 32%, diz BTG – mas 4 gatilhos podem levar a ação além
11 de setembro de 2026 - 12:46IBOV MAIS COMPLETO
BDRs de Nubank, XP, Inter e JBS podem ganhar espaço no Ibovespa; entenda por que isso importa
10 de setembro de 2026 - 15:01MAIS INTERNACIONAL
B3 muda regra do Ibovespa e BDRs de brasileiras poderão entrar no índice já a partir da próxima edição
9 de setembro de 2026 - 17:02IÇANDO AS VELAS
Por que o Bank of America voltou a recomendar a compra de ações brasileiras na contramão de JP Morgan e Morgan Stanley
8 de setembro de 2026 - 14:06MERCADOS
O combo que fez o Ibovespa saltar mais de 4.000 pontos em 50 minutos na volta do feriado
8 de setembro de 2026 - 13:12NOVA ESCALAÇÃO
Tenda (TEND3) ganha vaga no Ibovespa — mas duas ações ficaram pelo caminho; veja a nova carteira do índice
8 de setembro de 2026 - 12:46MERCADOS HOJE
Petróleo fecha em alta e se aproxima de US$ 100, e China aumenta reservas cambiais e em ouro; veja o dia nos mercados globais
7 de setembro de 2026 - 17:47TROCA-TROCA
Dividendos para setembro: Itaú (ITUB4) e Vale (VALE3) saem da carteira da Rico; veja quem entrou
7 de setembro de 2026 - 16:10SETOR DE CONSTRUÇÃO
Não é MRV (MRVE3) nem Direcional (DIRR3): Itaú BBA acredita que outra ação pode valorizar até 107%
7 de setembro de 2026 - 12:17RENDA PASSIVA
Quem mais pagou dividendos em 2026? Veja o ranking das 10 maiores pagadoras no 2º trimestre
5 de setembro de 2026 - 17:45ESTRATÉGIA DO GESTOR