Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
BATALHA JUDICIAL

Banco do Brasil (BBAS3) dá ultimato que pode derrubar 55% das receitas de um fundo imobiliário; veja qual

A instituição financeira comunicou a intenção de desocupar 100% de um dos imóveis do FII em questão nos próximos 30 dias.

Fachada de unidade do Banco do Brasil (BBAS3) bbse3
Imagem: Reprodução

O Banco do Brasil (BBAS3) trava uma batalha judicial há quase três anos com o fundo imobiliário BB Progressivo (BBFI11) a respeito a renovação do aluguel de um centro administrativo no Rio de Janeiro. Mas, ao que parece, o banco decidiu que não irá mais esperar o fim da tramitação do processo e deu um ultimato no FII.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo comunicado enviado ao mercado na última terça-feira (8), a instituição financeira comunicou a intenção de desocupar 100% do imóvel nos próximos 30 dias. De acordo com o fundo, a saída do BB teria um impacto de 55% em suas receitas e derrubaria de 60,9% para 14% a taxa de ocupação do portfólio, composto por dois empreendimentos.

A notícia assusta os mais de 8.400 cotistas do BB Progressivo e provoca uma queda brusca nas negociações do fundo no mercado de balcão da B3. Por volta das 12h45, as cotas BBFI11B despencavam 20,8%, a R$ 1.620,00

VEJA TAMBÉM - Rainha da renda fixa: BB seguridade (BBSE3) tem resultados incríveis e dividendos gordos

Entenda o impasse judicial e financeiro entre o Banco do Brasil e o FII

O contrato original entre as partes, que envolve a locação de nove blocos do imóvel, foi firmado em 2015 e encerrou-se em outubro de 2020. Cinco meses antes do prazo final, o banco ajuizou uma ação com o objetivo de renovar o aluguel de apenas dois blocos do conjunto. Já o fundo defende a renovação nos termos originais.

O processo ainda tramita na Justiça, o BBFI11 já sofre os efeitos negativos em suas finanças desde 2021, quando o Banco do Brasil alegou que, em seu entendimento, o índice de reajuste daquele ano não seria devido e passou a pagar um valor menor que o previsto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, em complemento ao Fato Relevante divulgado no dia 28/06/2022, bem como aos demais
Fatos Relevantes divulgados mensalmente no dia da divulgação da distribuição do Fundo,

Leia Também

SETOR AGRÍCOLA

Deu um passo atrás? SLC Agrícola (SLCE3) fecha compra de terras no Mato Grosso e ação sobe, mas XP e JP Morgan fazem um alerta

MERCADOS HOJE

“Vamos atingi-lo com força”: ameaça de Trump faz petróleo subir quase 10%, derruba bolsas e pode chegar ao seu bolso (de novo)

O FII obteve um parecever favorável sobre o tema na Justiça e considera a instituição financeira inadimplente, cobrando o valor total devido. "A administradora [do fundo] informa que fará todos os esforços para fazer jus aos valores inadimplidos parcialmente pelo locatário desde 05/10/2021 no âmbito da ação renovatória", diz o comunicado.

Vale destacar que o outro imóvel que compõe o portfólio do BBFI1, um prédio em Brasília, também está parcialmente locado para o Banco do Brasil, com contrato válido até janeiro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de usina da Gerdau (GGBR4). 6 de julho de 2026 - 13:20
microchips semicondutores 4 de julho de 2026 - 14:00
petrobras estatal lucro investimentos 4 de julho de 2026 - 9:00
Painel de ações do Onde Investir no Segundo Semestre, evento promovido pelo Seu Dinheiro 3 de julho de 2026 - 6:01
BlackRock Brasil 2 de julho de 2026 - 14:02
Imagem criada por IA traz um mapa mundi, um binóculo saindo dos EUA, com corações no visor, e uma seta vermelha apontando para o Brasil 1 de julho de 2026 - 19:04
FIIs; fundos imobiliários 29 de junho de 2026 - 16:57
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar