Vladimir Putin, presidente da Rússia, encurralou a Europa ao restringir o fornecimento de gás natural como resposta às sanções internacionais derivadas da guerra na Ucrânia. Para você ter uma noção, os preços do gás natural no mercado europeu já são mais de 10 vezes superiores ao observado no início de 2021.
Dada a grande dependência europeia do gás russo — em 2021, Moscou forneceu cerca de 40% da demanda global de gás da União Europeia — a Rússia não só fez o continente mergulhar em uma crise energética, como colocou o Reino Unido para pedir ‘socorro’.
A Terra da Rainha teve que quebrar um ‘jejum’ de 6 anos e solicitar o envio de gás de um país a mais de 15 mil km de distância. O ato inglês está sendo classificado como medida de desespero. Até porque o caminho que a carga vai percorrer é complexo e envolve uma transferência de navio para navio na Malásia.
Em uma publicação no nosso grupo do Telegram nós falamos sobre isso e apontamos o que está em jogo no tabuleiro internacional após o ‘ataque’ do Kremlin. Clique aqui e entre no nosso grupo para entender mais detalhes.
Se depender de Putin, a Europa vai congelar no inverno — mas isto pode ser a ‘salvação’ do continente
A Europa está contra a parede e procura por soluções rápidas para ‘se livrar’ da dependência do gás russo e cessar — ou pelo menos amenizar — a crise energética. Assim, diante da restrição russa de gás natural e a iminência de um inverno que tem tudo para ser intenso, os países procuram por alternativas.
A primeira coisa que vem à mente é a reativação de usinas termelétricas movidas a carvão, o que atrasaria os países na busca por atingir as metas de redução da emissão dos gases causadores de efeito estufa.
Mas existe uma alternativa que pode ser a ‘salvação’ da Europa. Em uma publicação na nossa página do Instagram, nós revelamos qual é. Veja abaixo e aproveite para nos seguir por lá (basta clicar aqui).
Ver essa foto no Instagram
Quem ‘sai ganhando’ com as restrições de Putin?
Em seu mais recente vídeo para o canal do Youtube do Seu Dinheiro, a analista da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, Larissa Quaresma, revela quais são as ações que ‘saem ganhando’ com a disparada no preço do gás causada pelas restrições. Veja o vídeo a seguir e descubra: