🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ELEIÇÕES 2022

Lula com o microfone: os cinco pontos mais importantes da entrevista para o UOL — e o que ele não disse

Preços dos combustíveis, Petrobras, salário mínimo, teto de gastos, próximo ministro da Economia. Todos esses assuntos não escaparam ao petista, que mostrou o que pensa sobre o futuro do Brasil

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
27 de julho de 2022
13:52
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva -

Foram quase 2 horas de entrevista ao portal UOL. Nesse período, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou tudo o que pretende fazer se for eleito em outubro, inclusive que não tem a intenção concorrer à reeleição pela idade avançada — ele terá 81 anos em 2026, quando acontece a próxima disputa presidencial.

Preços dos combustíveis, Petrobras, salário mínimo, teto de gastos, próximo ministro da Economia: todos esses assuntos não escaparam ao petista, que mostrou o que pensa sobre o futuro do Brasil.

Lula também falou que não acredita em um possível golpe de Estado, comentou a participação em debates — e reiterou a proposta de pool de emissoras, com apenas três programas —, criticou empresários que só pensam na questão fiscal e não no social e defendeu a atuação dos bancos públicos brasileiros, afirmando que foram eles que salvaram o País nos momentos de crise. 

Destacamos tudo o que você precisa saber sobre o que Lula falou nesta quarta-feira (27) ao UOL.

Como fica a  Petrobras (PETR4)?

Lula voltou a defender a revogação do Preço de Paridade Internacional (PPI) da Petrobras (PETR4) — uma política de preços implementada em 2016, ainda no governo de Michel Temer, e que segue a cotação do petróleo no mercado internacional.

O PPI tornou-se alvo de críticas de outros presidenciáveis, como Jair Bolsonaro (PL).

Leia Também

Lula disse que a atual política de preços da Petrobras (PETR4) visa agradar os acionistas em detrimento dos 220 milhões de brasileiros. 

O petista prometeu fazer mudanças para que o preço dos combustíveis seja calculado em função dos custos nacionais.

Lula também afirmou que vai investir para aumentar a capacidade de refino do país e prometeu trabalhar para tornar a Petrobras "se não a primeira, a segunda maior petroleira do mundo".

Lula e o teto de gastos

Lula também afirmou que o Brasil não precisa de um teto de gastos, mas de um governo que tenha credibilidade e previsibilidade, bandeiras que tem defendido em sua proposta de governo.

“Eu não preciso de lei de teto de gastos. Quando você faz uma lei de teto de gastos é porque você é irresponsável, porque você não confia em você, não confia no seu taco”, afirmou.

Segundo o petista, a âncora fiscal, criada pelo governo Michel Temer (MDB), foi idealizada para o sistema financeiro “garantir o seu ”.

“Quem obrigou o governo a fazer o teto de gastos? Foi a Faria Lima? Foi o sistema financeiro que queria garantir o seu sem se importar que o povo tem direito a uma parte?”, disse Lula.

O petista voltou a defender que educação, saúde, ciência e tecnologia não são gastos, mas investimentos.

"Precisamos parar de discutir o quanto vamos gastar e temos que responder quanto custou a esse País não fazer as coisas na hora certa”, continuou.

Reforma tributária e reservas cambiais

Lula defendeu ainda a implementação de uma reforma tributária que diminua impostos e reduza a burocratização do sistema, sem descartar a adoção de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), modelo de unificação de tributos. 

"Política tributária pode ser um IVA", disse.

O ex-presidente afirmou que vai convidar empresários, trabalhadores e políticos para discutir uma política tributária definitiva, em um sistema que tenha tributação sobre lucros e dividendos e garanta maior cobrança sobre ricos e menor sobre pobres.

Em relação às reservas cambiais, que são os ativos do Brasil em moeda estrangeira e que garantem segurança ao País em no exterior, o petista disse que “não pretende mexer nesse dinheiro”.

Veja também: Lula x Bolsonaro, inflação, juro e recessão nos EUA — os riscos para a economia no segundo semestre

Lula e o salário mínimo

Lula disse ainda que, se eleito, vai adotar a política de correção do salário mínimo pela inflação.

“Nós aumentamos o salário mínimo em 74% no meu governo e não houve aumento da inflação. Vamos continuar do mesmo jeito. A inflação será reposta para o salário mínimo, todo o trabalhador terá direito a reposições inflacionárias”, disse. 

O Bolsa Família vai voltar?

O ex-presidente voltou a dizer que vai adotar políticas "que foram sucesso” em gestões petistas, como o programa Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, que deve ser mantido em R$ 600. 

O petista afirmou, no entanto, que deve ter critérios para receber o valor completo. 

"Mudar o nome foi bobagem. Vamos retomar o Bolsa Família a R$ 600. Tem que levar em conta o número de pessoas por família, não pode ser igual para todo mundo", disse.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também deve ser retomado.

O que ele não falou?

Apesar de tratar de muitos assuntos durante a entrevista, teve um assunto que Lula preferiu não abrir o jogo: quem será o ministro da Economia caso seja eleito.

Sobre isso, o petista disse que priorizará a escolha de alguém com perfil mais político do que técnico. 

“Quero sempre a pessoa com a cabeça política. Ele pode ser advogado, médico, empresário, catador de material reciclável, o que eu quero é que ele tenha a cabeça política”, disse. 

“Se ele pensar politicamente correto, se ele tiver bastante versatilidade política, esse cara pode ser o ministro da Economia. E ele pode ser economista. O que eu não quero é fazer um governo burocrata, um governo só de técnicos”, acrescentou.

Lula afirmou ainda que, se eleito, recriará os ministérios que já existiam durante suas gestões passadas. 

“Os ministérios que eu tinha eu vou recriá-los. Ministério da Igualdade Social, Ministério dos Direitos Humanos, Ministério da Pesca. Vou criar o Ministério das Causas Indígenas e terá um Índio no Ministério”, afirmou.

Sobre o Ministério do Planejamento, extinto no governo de Bolsonaro, o petista afirmou que “o País do tamanho do Brasil” não pode deixar de tê-lo”. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Guerra comercial abre oportunidade para o Brasil — mas há chance de transformar Trump em cabo eleitoral improvável de Lula?

8 de abril de 2025 - 6:37

Impacto da guerra comercial de Trump sobre a economia pode reduzir pressão inflacionária e acelerar uma eventual queda dos juros mais adiante no Brasil (se não acabar em recessão)

PETRÓLEO NO RADAR

Petrobras (PETR4) avança em processo para tirar ‘novo pré-sal’ do papel

6 de abril de 2025 - 14:42

Petrobras recebeu permissão para operar a Unidade de Atendimento e Reabilitação de Fauna. O centro é uma exigência do Ibama para liberar a busca de petróleo no litoral do Amapá

EM RECUPERAÇÃO

Com eleições de 2026 no radar, governo Lula melhora avaliação positiva, mas popularidade do presidente segue baixa

5 de abril de 2025 - 17:58

O governo vem investindo pesado para aumentar a popularidade. A aposta para virar o jogo está focada principalmente na área econômica, porém a gestão de Lula tem outra carta na manga: Donald Trump

START NO 'TARIFAÇO'

Tarifas gerais de Trump começam a valer hoje e Brasil está na mira; veja como o governo quer reagir

5 de abril de 2025 - 10:48

Além do Brasil, Trump também impôs tarifa mínima de 10% a 126 outros países, como Argentina e Reino Unido

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell

4 de abril de 2025 - 8:16

Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem

MAIS QUE FRIENDS, HERMANOS

Lula reclama e Milei “canta Queen”: as reações de Brasil e Argentina às tarifas de Trump

3 de abril de 2025 - 16:13

Os dois países foram alvo da alíquota mínima de 10% para as exportações aos EUA, mas as reações dos presidentes foram completamente diferentes; veja o que cada um deles disse

DE OLHO NAS URNAS

Eleições 2026: Lula tem empate técnico com Bolsonaro e vence todos os demais no 2º turno, segundo pesquisa Genial/Quaest

3 de abril de 2025 - 12:02

Ainda segundo a pesquisa, 62% dos brasileiros acham que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais

3 de abril de 2025 - 8:14

Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA

DIA 73

A resposta de Lula às tarifas de Trump: Brasil pode pegar pesado e recorrer à OMC

2 de abril de 2025 - 20:54

O governo brasileiro estuda todas as opções para se defender das medidas do governo norte-americano e, embora prefira o diálogo, não descarta acionar os EUA na Organização Mundial do Comércio

EM BAIXA

Genial/Quaest: Aprovação do governo Lula atinge pior nível desde janeiro de 2023 e cai inclusive no Nordeste e entre mulheres

2 de abril de 2025 - 9:20

As novas medidas anunciadas e o esforço de comunicação parecem não estar gerando os efeitos positivos esperados pelo governo

E AGORA, LULA

O Brasil pode ser atingido pelas tarifas de Trump? Veja os riscos que o País corre após o Dia da Libertação dos EUA

2 de abril de 2025 - 6:29

O presidente norte-americano deve anunciar nesta quarta-feira (2) as taxas contra parceiros comerciais; entenda os riscos que o Brasil corre com o tarifaço do republicano

DIA 72

Brasil não aguarda tarifas de Trump de braços cruzados: o último passo do Congresso antes do Dia da Libertação dos EUA

1 de abril de 2025 - 19:32

Enquanto o Ibovespa andou com as próprias pernas, o Congresso preparava um projeto de lei para se defender de tarifas recíprocas

CLASSE MÉDIA NA MIRA

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida deve impulsionar construtoras no curto prazo — mas duas ações vão brilhar mais com o programa, diz Itaú BBA

27 de março de 2025 - 16:33

Apesar da faixa 4 trazer benefícios para as construtoras no curto prazo, o Itaú BBA também vê incertezas no horizonte

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

DA TECNOLOGIA AO MEIO AMBIENTE

Lula firma acordos com Japão, mas frustração do mercado ajuda a derrubar as ações dos frigoríficos na bolsa

26 de março de 2025 - 16:45

Em rara visita de Estado ao Japão, o presidente brasileiro e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, firmaram nesta quarta-feira (26) dez acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom

25 de março de 2025 - 8:13

Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Inocentes ou culpados? Governo gasta e Banco Central corre atrás enquanto o mercado olha para o (fim da alta dos juros e trade eleitoral no) horizonte

25 de março de 2025 - 6:39

Iminência do fim do ciclo de alta dos juros e fluxo global favorecem, posicionamento técnico ajuda, mas ruídos fiscais e políticos impõem teto a qualquer eventual rali

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ainda sobe antes de cair: Ibovespa tenta emplacar mais uma alta após decisões do Fed e do Copom

20 de março de 2025 - 8:18

Copom elevou os juros por aqui e Fed manteve a taxa básica inalterada nos EUA durante a Super Quarta dos bancos centrais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De volta à Terra: Ibovespa tenta manter boa sequência na Super Quarta dos bancos centrais

19 de março de 2025 - 8:35

Em momentos diferentes, Copom e Fed decidem hoje os rumos das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos

O QUE SABEMOS ATÉ AGORA

Isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil: o que muda para cada faixa de renda se proposta de Lula for aprovada

18 de março de 2025 - 18:43

Além da isenção para quem ganha até R$ 5 mil por mês, governo prevê redução de imposto para quem ganha entre R$ 5 mil e R$ 7 mil; já quem ganha acima de R$ 50 mil deve pagar mais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar