🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ELEIÇÕES 2022

Lula intensifica busca por voto útil na reta final — confira a reação de Simone Tebet e Ciro Gomes

A campanha do ex-presidente aposta em quatro frentes para atrair o eleitor indeciso antes do primeiro turno: ampliação da frente ampla pró-Lula, mobilizações de rua no sudeste, ato com artistas e entrevistas para fora da bolha petista

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
19 de setembro de 2022
18:00 - atualizado às 17:12
Lula Queda Baixa Mercados
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz, na reta final da campanha, um forte apelo ao voto útil contra o presidente Jair Bolsonaro, na tentativa de desidratar os demais candidatos e resolver a disputa eleitoral já no dia 2 de outubro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A campanha do ex-presidente aposta em quatro frentes para atrair o eleitor indeciso nos últimos dias antes do primeiro turno: ampliação da frente ampla pró-Lula, mobilizações de rua no sudeste, ato com artistas e entrevistas para fora da bolha petista.

O evento desta segunda-feira (19), com ex-candidatos à Presidência, é considerado pelos petistas como um dos movimentos em busca dos eleitores que hoje ainda preferem Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). 

A tentativa é mostrar que há uma frente ampla contra Bolsonaro, em torno do nome de Lula. 

O agregador de pesquisas eleitorais do Estadão Dados apontou nesta segunda-feira (19) que Lula tem 50% dos votos válidos, reflexo do que pode ser o primeiro movimento de migração de votos dos candidatos de terceira via para Lula. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ferramenta foi atualizada hoje, com a pesquisa FSB que mostra crescimento de Lula, que passou a 44% das intenções de voto, ante oscilação para baixo de Simone e Ciro. 

Leia Também

Na rodada anterior, em 12 de setembro, o ex-governador do Ceará tinha 9% e foi a 7%; a senadora tinha 7%, agora tem 5%. Bolsonaro se manteve estacionado em 35%.

Diante de oito ex-candidatos à Presidência, Lula reforçou a intenção de ganhar no primeiro turno.

 "Obviamente é uma eleição atípica, porque todos os candidatos estão numa briga mais forte contra mim do que contra o próprio presidente, porque eles não querem que eu ganhe no primeiro turno", declarou Lula. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tebet e Ciro tentam reagir à estratégia de Lula

Tebet afirmou hoje que esta "não pode ser uma eleição do voto útil". 

"Tem que ser uma eleição de votarmos no primeiro turno, como a própria constituição determina, naquele ou naquela que nós achamos que seja o melhor para o Brasil e deixar o segundo turno para ser discutido no momento oportuno", disse a senadora.

Já Ciro atacou no sábado (17) a campanha de Lula pelo voto útil e disse que o petista "passa a se achar todo poderoso e deixa de ouvir o povo". 

"Quem mais perde é o país e seu povo porque perdem a oportunidade de debater novas ideias e de avaliar novos caminhos", afirmou o pedetista. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma ala formada por integrantes e ex-integrantes do seu próprio partido, no entanto, já defendem o voto útil em Lula no primeiro turno.

Os argumentos de Lula

O argumento central dos petistas para atrair mais personalidades políticas para a campanha de Lula é de que a fatura precisa ser liquidada agora para evitar acirramento da violência política no período de um eventual segundo turno, com a temperatura da polarização elevada.

"Continuamos buscando pessoas que com certeza entrarão nessa foto", afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos coordenadores da campanha.

Nesta segunda-feira, a novidade foi a presença de Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central no evento do PT. A presença de Meirelles, o pai do teto de gastos que agora Lula pretende revogar, é também um aceno dos petistas ao mercado financeiro e ao empresariado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A campanha petista espera ter o apoio de tucanos históricos na disputa contra Bolsonaro, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra. 

No entanto, a avaliação corrente é que a candidatura de Simone Tebet, apoiada pelo PSDB, impede um movimento público em nome de Lula por parte dos principais quadros do partido ainda no primeiro turno. 

Serra foi procurado para o evento de hoje, segundo integrantes da campanha petista, mas afirmou que não poderia anunciar apoio a Lula enquanto Simone for candidata.

Os petistas acreditam que a própria senadora Simone Tebet engrossará a lista dos apoiadores de Lula em eventual segundo turno. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda no primeiro turno, a campanha espera conseguir declaração de voto de personalidades da vida política como o ex-ministro Gilberto Kassab.

A bancada dos ex-candidatos que apoiaram Lula nesta segunda-feira foi composta por: 

  • Geraldo Alckmin (PSB)
  • Fernando Haddad (PT) 
  • Marina Silva (Rede)
  • Guilherme Boulos (PSOL)
  • Cristovam Buarque (Cidadania)
  • Luciana Genro (PSOL)
  • João Goulart Filho (PCdoB)
  • Henrique Meirelles (União Brasil)

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que também apoia Lula, não participou do ato.

No tête-à-tête com eleitores

Lula dará entrevistas ao Programa do Ratinho, no SBT, e ao Canal Rural, nesta semana, para falar a públicos que ainda não o apoiam. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No tête-à-tête com eleitores, fará atos em Minas Gerais na sexta-feira (23), na zona leste de São Paulo, no sábado (24), e no Rio de Janeiro, no domingo (25). O último ato de campanha, na véspera da eleição, será também na capital paulista. 

Os aliados do petista cogitam fazer um evento na Avenida Paulista, que tem sido palco de atos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, como uma demonstração de força antes da ida às urnas.

Antes disso, a campanha articula um ato com artistas para ampliar a ofensiva pelo voto útil já no primeiro turno. 

Liderada pela esposa de Lula, a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, a iniciativa é planejada para o dia 26, próxima segunda-feira, na semana da ida às urnas, em formato híbrido — ou seja, alguns artistas in loco, provavelmente no Complexo do Anhembi, em São Paulo, e parte remotamente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula sonha com Anitta

O sonho do PT é ter a cantora Anitta de cabo eleitoral, seja no ato, seja em vídeos de campanha.

A ideia é trazer às eleições presidenciais um clima "We Are The World pela democracia", segundo um integrante da campanha. 

A referência é a famosa canção de Lionel Richie e Michael Jackson gravada em 1985 por 45 cantores americanos para arrecadar recursos para o combate à fome no continente africano.

Para evitar a configuração de showmício, os artistas, no entanto, não poderão cantar suas próprias músicas. Além de Anitta, serão convidados artistas com ligações históricas com a esquerda, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Lula tem recebido forte apoio da classe artística.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

FRAUDE BILIONÁRIA

“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões

12 de setembro de 2025 - 11:34

Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias

BOLSONARO CONDENADO

STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente

11 de setembro de 2025 - 17:18

Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

PESQUISA

Aprovação de Lula sobe para 33% e chega ao maior nível desde dezembro de 2024, diz Datafolha

11 de setembro de 2025 - 16:41

O índice de reprovação do petista ainda é um dos maiores entre presidentes desde a redemocratização a esta altura do mandato, mas, na comparação direta, Bolsonaro sai perdendo

ACORDOS NOS BASTIDORES

Debêntures incentivadas devem continuar isentas de IR, mas LCI e LCA seguem na mira da MP que muda a tributação dos investimentos, diz jornal

10 de setembro de 2025 - 13:05

Texto deve manter mudanças na alíquota única de IR para ativos tributáveis e na compensação de créditos tributários, pontos que despertam preocupação no mercado

ALTAS TEMPERATURAS

Governo Trump sobe o tom contra o Brasil, e Itamaraty condena ameaças dos EUA de usar “poder militar”

10 de setembro de 2025 - 10:03

O documento do Itamaraty foi publicado após a porta-voz da Casa Branca ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro

JULGAMENTO NO STF

Bolsonaro era líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado, diz Moraes — Dino acompanha o relator e vota por condenação

9 de setembro de 2025 - 18:58

Ministros destacaram provas de uma trama articulada desde 2021 e pediram condenação dos sete réus. Dino, entretanto, vê diferentes níveis de culpa

TOUROS E URSOS #238

O julgamento de Bolsonaro e o xadrez eleitoral com Lula e Tarcísio: qual é o futuro do Brasil?

9 de setembro de 2025 - 11:31

O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, analisa o impacto da condenação de Jair Bolsonaro, a estratégia de Tarcísio de Freitas e as dificuldades de Lula em chegar com força para as eleições de 2026

ALUCINAÇÃO?

Pedimos para a inteligência artificial da Meta produzir imagens de Lula, Trump, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e outros — e o resultado vai te surpreender (ou não)

9 de setembro de 2025 - 8:16

A inteligência artificial da Meta entregou resultados corretos em apenas duas das seis consultas feitas pela redação do Seu Dinheiro

SEGUNDO DIA

STF encerra primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; confira os principais pontos do segundo dia

3 de setembro de 2025 - 20:36

A sessão será retomada na próxima terça-feira (9), às 9 horas, com o voto do relator e ministro do STF, Alexandre de Moraes

DE NOVO

A suspeita de rombo nos cofres que levou ao afastamento do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, pelo STJ

3 de setembro de 2025 - 15:14

Investigado na Operação Fames-19, Barbosa é suspeito de participar de um esquema de R$ 73 milhões em contratos emergenciais durante a pandemia

ENTRE FAMA E CRIME

Filho de ourives e clientes como Neymar, Vini Jr e Ludmilla: quem é TH Joias, deputado preso por suspeita de negociar armas com o Comando Vermelho

3 de setembro de 2025 - 11:43

Investigado por suposta ligação com o Comando Vermelho, o parlamentar conhecido como TH Joias já havia sido preso em 2017 por acusações semelhantes

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar