O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-03-31T08:50:59-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Eleições 2022

João Doria deve anunciar hoje desistência de candidatura à Presidência

Doria fez a revelação a aliados e auxiliares na manhã desta quinta-feira, de acordo com as notícias que acabaram de sair; anúncio oficial deve sair ainda hoje

31 de março de 2022
8:16 - atualizado às 8:50
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB)
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) - Imagem: Governo do Estado de São Paulo

A corrida eleitoral de 2022 pode ter uma reviravolta importante nesta quinta-feira. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar a desistência da candidatura à Presidência da República, segundo informações da imprensa.

O tucano fez a revelação a aliados e auxiliares na manhã desta quinta-feira, de acordo com as notícias que acabaram de sair. O anúncio oficial deve sair hoje à tarde, durante um encontro do governador com prefeitos.

  • MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui.

Caso confirmada, a saída de Doria abre espaço para a candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que perdeu a disputa nas prévias tucanas no fim do ano passado.

Além de desistir da corrida presidencial, Doria não deve se candidatar à reeleição ao governo de São Paulo e ainda deve anunciar a saída do PSDB, de acordo com os relatos da imprensa.

Doria e Bolsonaro

A trajetória política de Doria ganhou corpo em 2016, quando foi eleito prefeito de São Paulo, com o apoio do então governador Geraldo Alckmin.

Doria deixou o cargo dois anos depois para disputar — e vencer — a disputa para o governo paulista. Na campanha, acabou se afastando de Alckmin, que patinava nas pesquisas, para colar na figura de Jair Bolsonaro, que foi eleito presidente.

De aliados, Doria e Bolsonaro viraram rivais declarados após a pandemia da covid-19. Os dois entraram em choque depois das medidas de restrição à circulação determinadas pelo governador em São Paulo para conter a disseminação do coronavírus.

Doria acabou ganhando os holofotes nacionais na campanha de vacinação contra a covid. O tucano encampou a produção da Coronavac, imunizante chinês produzido em parceria com o Instituto Butantan. Já Bolsonaro se mostrava resistente à adoção das vacinas e defendia tratamentos alternativos, como o uso da cloroquina.

A Coronavac então ajudou a desacelerar a curva de mortes pela covid-19 no país. No início, era o único imunizante disponível para a população, já que as vacinas da Pfizer e outros fabricantes demoraram a chegar.

Mas nem o antagonismo a Bolsonaro nem a vacinação ajudaram o nome de Doria a emplacar na corrida presidencial. Nas pesquisas, o nome do governador de São Paulo nunca chegou aos dois dígitos. Nos últimos levantamentos, o tucano aparecia com, no máximo, 5% das intenções de voto.

Leia também:

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CSNA3) vão recomprar até 164 milhões de ações; veja o que muda para os acionistas

As duas companhias aproveitam o momento descontado na B3 para encerrar os programas atuais e iniciar novas operações com duração de um ano

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Inflação derruba bolsas, Hapvida vai às compras e a varejista que ameaça o Magalu; confira os destaques do dia

Depois de um dia de animação, preocupações com o movimento dos preços e a atividade econômica pelo mundo estragaram o humor dos investidores

FECHAMENTO DO DIA

Inflação americana come margem de grandes empresas e derruba bolsas globais; Ibovespa cai mais de 2% e dólar cola em R$ 5

Com inflação pressionando e China voltando a fechar cidades, o Ibovespa caiu menos que as bolsas em Wall Street, mas ainda assim amargou fortes perdas

BR Properties (BRPR3) vende 80% do portfólio para fundo canadense, em transação de quase R$ 6 bilhões

Além de representar um movimento importante no atual cenário macroeconômico brasileiro, a transação marca a saída de boa parte do capital do fundo soberano de Abu Dhabi (ADIA) da empresa

CAMINHO ABERTO

TCU aprova privatização da Eletrobras (ELET3); fique por dentro da decisão do tribunal

Uma das prioridades do governo federal, privatização da Eletrobras ainda enfrenta outros obstáculos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies