🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
ELEIÇÕES 2022

A 100 dias das eleições, veja quem já desistiu e quem ainda está no páreo na disputa contra Lula e Bolsonaro

Confira um panorama do que você precisa saber sobre a votação que pode mudar o destino do Brasil

urnas eletrônicas
Imagem: Shutterstock

Foi num piscar de olhos. Se até outro dia a TV bombardeava os jovens com campanhas para tirar o título para as eleições deste ano, agora chegou a hora de acompanhar as pesquisas de intenção de voto, os pré-candidatos e as diretrizes de programas de governo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destacou nesta quinta-feira (23) que faltam 100 dias para que os brasileiros compareçam às urnas. Embora a campanha só comece oficialmente em agosto, a contagem regressiva tem caráter simbólico. 

Conforme se aproxima o prazo da ida às urnas, a disputa se torna cada vez mais acirrada. Vários pretendentes a quebrar a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deixaram o páreo da corrida eleitoral. 

Durante abertura da sessão no TSE, o ministro Edson Fachin lembrou do marco dos 100 dias e afirmou que a “Justiça Eleitoral está pronta para realizar eleições transparentes, limpas e seguras, como tem feito ao longo de 90 anos”. 

De acordo com o ministro, a 100 dias das eleições é tempo de brasileiras e brasileiros conhecerem e avaliarem os feitos e as propostas daquelas e daqueles que desejam se submeter ao julgamento popular.

Quem é quem nas eleições deste ano

O calendário eleitoral determina que os partidos têm até 15 de agosto para oficializar os registros das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o dia 16 de junho, havia 12 pré-candidatos na disputa ao Palácio do Planalto. 

Apesar de tantas alternativas se desenharem para a corrida presidencial deste ano, quatro pré-candidatos chamam mais atenção neste momento: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).  

A partir dos dados contabilizados pelo agregador de pesquisas do Estadão, atualizados com o levantamento do Datafolha divulgado de ontem, o cenário da corrida presidencial no momento traz Lula à frente com 47% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (PL), com 30%.

A média mostra ainda Ciro Gomes em terceiro lugar, com 8%, e Tebet e Janones empatados na quarta posição, com 2% cada. 

Os índices correspondem aos dados agregados das mais recentes pesquisas eleitorais registradas por 14 empresas no TSE.

Se considerados apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos, Lula venceria as eleições em primeiro turno se o pleito ocorresse hoje, com 53% contra 34% de Bolsonaro. 

Para que não haja segundo turno para presidente, o primeiro colocado tem de alcançar mais de 50% dos votos válidos nas urnas.

Vale lembrar que além do presidente, os eleitores também escolherão no dia 2 de outubro novos senadores, deputados federais e estaduais. O segundo turno, se houver, está marcado para 30 de outubro. 

Quem já desistiu?

Até agora oito nomes cogitados para disputar as eleições presidenciais deste ano se retiraram da disputa:

  • Alessandro Vieira, senador
  • Cabo Daciolo, ex-deputado e candidato em 2018
  • João Amoêdo, ex-presidente do partido Novo e fundador da sigla
  • João Doria, ex-governador de São Paulo
  • José Luiz Datena, jornalista e apresentador
  • Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde
  • Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
  • Sergio Moro, ex-juiz federal

Quando a campanha começa pra valer?

Como a campanha eleitoral começa oficialmente apenas em agosto, quem vai disputar a presidência é conhecido até lá como pré-candidato. 

No dia 12 de agosto, prazo final estabelecido pelo TSE, será definido o tempo de cada um no horário eleitoral gratuito em rede nacional — com base na representatividade de cada coligação no Congresso.

A partir daí, os candidatos poderão realizar comícios, divulgar números nas urnas, distribuir panfletos e publicar material de propaganda na internet. 

Quem vencer a corrida ao Planalto —  assim como os vencedores das eleições para  governador —, será diplomado pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro de 2022. 

Eleições 2022: números que impressionam

Todos os esforços são empregados para assegurar que logística e pessoal estejam prontos para atuar nos dias 2 e 30 de outubro próximos. 

Os números da estrutura montada para a eleição deste ano impressionam: estão mobilizados cerca de 22 mil servidoras e servidores da Justiça Eleitoral em todo o país, atuando no  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e nas 2.625 zonas, onde 3 mil juízes e 3 mil promotores exercem suas funções.

Para realizar o trabalho nas cerca de 460 mil seções eleitorais, um exército de cerca de 2 milhões de mesários foi mobilizado e está sendo capacitado para atender cerca de 152 milhões de eleitores credenciados para votar. 

Mais de 577 mil urnas eletrônicas estarão prontas para receber a manifestação da vontade soberana dos brasileiros sobre os rumos do seu estado e do país nos próximos quatro anos. 

Transparência nas eleições

Uma preocupação das eleições é assegurar que o voto seja registrado na urna eletrônica e contado na totalização da apuração. 

Para isso, a cada pleito, são aprimoradas as possibilidades de auditoria das urnas e dos votos nelas depositados e ainda são desenvolvidas outras etapas de auditoria.

Entre as mudanças dessa eleição está a determinação para que os códigos-fonte da urna eletrônica e do sistema de votação sejam disponibilizados com um ano de antecedência — antes esse prazo era de seis meses. 

Também foram criados a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), composta por 17 representantes de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação e representantes da sociedade civil; e o Observatório de Transparência das Eleições (OTE), que conta com a participação de 62 organizações e instituições públicas e privadas com notória atuação nas áreas de tecnologia, direitos humanos, democracia e ciência política.

A comissão apresentou ao tribunal 44 sugestões de melhorias para a transparência e a auditoria das eleições deste ano, com 32 implementadas integral ou parcialmente. 

Compartilhe

VOTO ÚTIL OU INÚTIL?

Apoiadores de Lula voltaram a se animar com chance de vitória em primeiro turno. Mas isso é realmente possível?

14 de setembro de 2022 - 14:26

O petista está a menos de 3 pontos porcentuais de vencer em primeiro turno — e o número de eleitores de Ciro e Simone dispostos a mudar o voto é maior que isso

ELEIÇÕES 2022

14 empresários fizeram doações individuais de mais de R$ 1 milhão a partidos; veja quem mais doou (e também quem recebeu)

14 de setembro de 2022 - 9:28

Puxadas por pesos-pesados do PIB, as doações de pessoas físicas a partidos e campanhas neste ano superam R$ 246 milhões

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Vitória de Lula em 1º turno é possível? Descubra aqui

14 de setembro de 2022 - 6:00

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

O que Bolsonaro, Lula e Ciro querem para o Brasil? Confira o programa de governo dos presidenciáveis

13 de setembro de 2022 - 19:21

Os três já apresentaram seus planos para o país: um prioriza transformar o Brasil em uma potência econômica, o outro foca na restauração das condições de vida da população e o terceiro destaca aspectos econômicos e educacionais

ELEIÇÕES 2022

Vão fatiar: Lula e Bolsonaro querem desmembrar Economia e ressuscitar ministérios de outras áreas — veja a configuração

13 de setembro de 2022 - 14:11

Caso o petista vença, a ideia é que o número de ministérios passe dos atuais 23 para 32. Já Bolsonaro, que na campanha de 2018 prometeu ter apenas 15 ministérios e fazia uma forte crítica ao loteamento de cargos, hoje tem 23 e também deu pastas ao Centrão

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Bolsonaro diz que vai ‘passar a faixa’ e se aposentar caso não consiga se reeleger

13 de setembro de 2022 - 5:47

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Abre o olho, presidente! Lula e Marina Silva se unem para atrair voto de Bolsonaro, Ciro e Tebet — saiba mais sobre essa aproximação

12 de setembro de 2022 - 16:46

Marina Silva deixou o PT em 2009, mas disse que, de alguma maneira, sempre esteve próxima de Lula. Agora juntos, eles querem conquistar os votos de quem acredita que Bolsonaro pode ser uma alternativa para o Brasil

ELEIÇÕES 2022

Avanço de Ciro e Simone na pesquisa BTG/FSB ajuda Bolsonaro a forçar segundo turno contra Lula

12 de setembro de 2022 - 10:35

Em segundo turno, porém, enquanto Lula venceria em todos os cenários, Bolsonaro sairia derrotado em todas as simulações da pesquisa BTG/FSB

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Lula segue 13 pontos à frente de Bolsonaro no 2º turno na pesquisa BTG/FSB

12 de setembro de 2022 - 7:14

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Propaganda barrada: ministro do TSE atende pedido de Lula e proíbe Bolsonaro de usar imagens do 7 de setembro em campanha; veja qual foi o argumento

11 de setembro de 2022 - 16:43

O ministro viu favorecimento eleitoral do candidato e atendeu a um pedido da coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para barrar as imagens

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies