🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-06-22T13:55:37-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
ELEIÇÕES 2022

Lula disparando? Com apoio de jovens e mulheres, o petista cresce e abre mais vantagem sobre Bolsonaro

Pesquisa do PoderData mostra que, pela primeira vez em quatro meses, a diferença de Lula para Bolsonaro cresce fora da margem de erro de dois pontos

22 de junho de 2022
13:55
Lula vs Bolsonaro em uma corrida de Kart
Lula vs Bolsonaro em uma corrida de Kart. - Imagem: Shutterstock / Alan Santos-PR / Montagem Brenda Silva

Com o apoio de jovens e de mulheres, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo levantamento da empresa PoderData divulgado nesta quarta-feira (22). 

O petista tem 52% das intenções de voto em um embate direto com o chefe do Executivo, que tem 35%, de acordo com a pesquisa.

Essa é a primeira vez em quatro meses que a diferença de Lula para Bolsonaro cresce fora da margem de erro de dois pontos e também é a maior diferença entre os dois presidenciáveis no segundo turno desde janeiro deste ano, quando a vantagem de Lula era de 22 pontos. 

Na sondagem de 13 a 15 de fevereiro, o ex-presidente tinha 50% das intenções e Bolsonaro, 35%. 

A partir daí, a distância vinha sendo encurtada — chegou ao mínimo de 9 pontos percentuais nas pesquisas de 10 e 12 de abril e de 24 e 26 de abril.

Entre o fim de agosto e o começo de setembro de 2021, o ex-presidente chegou a ter 25 pontos a mais que Bolsonaro, também de acordo com o PoderData.

Lula e Bolsonaro no primeiro turno

Quanto ao primeiro turno, Lula e Bolsonaro registraram oscilações dentro da margem de erro. Segundo a pesquisa, o petista tem hoje 44% das intenções de voto ante 34% do presidente.

A diferença em relação à rodada anterior do levantamento é que o pré-candidato do PT variou um ponto para cima, e o do PL, um ponto para baixo.

Ciro Gomes (PDT) tem 6% da preferência; André Janones (Avante), 2%; Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e Eymael (DC) empatam em 1%.

Com 44%, Lula tem um ponto percentual a menos do que todos os demais candidatos somados (45%), segundo a pesquisa.

Embora haja um empate técnico, a margem indica que o ex-presidente fica mais próximo da vencer as eleições de outubro no primeiro turno. 

A vitória no dia 2 de outubro exige pelo menos 50% mais 1 dos votos válidos. Votos brancos e nulos não são considerados nessa conta. 

Faixa etária e região

O desempenho de Lula no primeiro turno é melhor na faixa etária de 16 a 24 anos (46%), entre o público feminino (49%) e com quem recebe até dois salários mínimos (47%). 

Bolsonaro pontua mais entre os homens, com 43% das preferência; com os que têm entre 45 e 59 anos (38%) e com os que cursaram até o ensino médio (39%). 

Por região, o petista lidera com ampla vantagem no Nordeste (58% a 25%). No Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, Lula e Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados. 

Auxílio Brasil favorece Lula?

O PoderData também apontou que Lula tem 45% das intenções de voto entre quem recebe o Auxílio Brasil. 

Bolsonaro está insatisfeito com a campanha de comunicação envolvendo o benefício e quer emplacar melhor o seu nome como criador do programa.

A empresa consultou 3 mil eleitores por telefone entre os dias 19 e 21 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-07003/2022.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies