Com o apoio de jovens e de mulheres, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo levantamento da empresa PoderData divulgado nesta quarta-feira (22).
O petista tem 52% das intenções de voto em um embate direto com o chefe do Executivo, que tem 35%, de acordo com a pesquisa.
Essa é a primeira vez em quatro meses que a diferença de Lula para Bolsonaro cresce fora da margem de erro de dois pontos e também é a maior diferença entre os dois presidenciáveis no segundo turno desde janeiro deste ano, quando a vantagem de Lula era de 22 pontos.
Na sondagem de 13 a 15 de fevereiro, o ex-presidente tinha 50% das intenções e Bolsonaro, 35%.
A partir daí, a distância vinha sendo encurtada — chegou ao mínimo de 9 pontos percentuais nas pesquisas de 10 e 12 de abril e de 24 e 26 de abril.
Entre o fim de agosto e o começo de setembro de 2021, o ex-presidente chegou a ter 25 pontos a mais que Bolsonaro, também de acordo com o PoderData.
Lula e Bolsonaro no primeiro turno
Quanto ao primeiro turno, Lula e Bolsonaro registraram oscilações dentro da margem de erro. Segundo a pesquisa, o petista tem hoje 44% das intenções de voto ante 34% do presidente.
A diferença em relação à rodada anterior do levantamento é que o pré-candidato do PT variou um ponto para cima, e o do PL, um ponto para baixo.
Ciro Gomes (PDT) tem 6% da preferência; André Janones (Avante), 2%; Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e Eymael (DC) empatam em 1%.
Com 44%, Lula tem um ponto percentual a menos do que todos os demais candidatos somados (45%), segundo a pesquisa.
Embora haja um empate técnico, a margem indica que o ex-presidente fica mais próximo da vencer as eleições de outubro no primeiro turno.
A vitória no dia 2 de outubro exige pelo menos 50% mais 1 dos votos válidos. Votos brancos e nulos não são considerados nessa conta.
Faixa etária e região
O desempenho de Lula no primeiro turno é melhor na faixa etária de 16 a 24 anos (46%), entre o público feminino (49%) e com quem recebe até dois salários mínimos (47%).
Bolsonaro pontua mais entre os homens, com 43% das preferência; com os que têm entre 45 e 59 anos (38%) e com os que cursaram até o ensino médio (39%).
Por região, o petista lidera com ampla vantagem no Nordeste (58% a 25%). No Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, Lula e Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados.
Auxílio Brasil favorece Lula?
O PoderData também apontou que Lula tem 45% das intenções de voto entre quem recebe o Auxílio Brasil.
Bolsonaro está insatisfeito com a campanha de comunicação envolvendo o benefício e quer emplacar melhor o seu nome como criador do programa.
A empresa consultou 3 mil eleitores por telefone entre os dias 19 e 21 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-07003/2022.