🔴VEM AÍ ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE – DE 1 A 4 DE JULHO – INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ELEIÇÕES 2022

A 100 dias das eleições, veja quem já desistiu e quem ainda está no páreo na disputa contra Lula e Bolsonaro

Confira um panorama do que você precisa saber sobre a votação que pode mudar o destino do Brasil

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
24 de junho de 2022
14:33
urnas eletrônicas
Imagem: Shutterstock

Foi num piscar de olhos. Se até outro dia a TV bombardeava os jovens com campanhas para tirar o título para as eleições deste ano, agora chegou a hora de acompanhar as pesquisas de intenção de voto, os pré-candidatos e as diretrizes de programas de governo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destacou nesta quinta-feira (23) que faltam 100 dias para que os brasileiros compareçam às urnas. Embora a campanha só comece oficialmente em agosto, a contagem regressiva tem caráter simbólico. 

Conforme se aproxima o prazo da ida às urnas, a disputa se torna cada vez mais acirrada. Vários pretendentes a quebrar a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deixaram o páreo da corrida eleitoral. 

Durante abertura da sessão no TSE, o ministro Edson Fachin lembrou do marco dos 100 dias e afirmou que a “Justiça Eleitoral está pronta para realizar eleições transparentes, limpas e seguras, como tem feito ao longo de 90 anos”. 

De acordo com o ministro, a 100 dias das eleições é tempo de brasileiras e brasileiros conhecerem e avaliarem os feitos e as propostas daquelas e daqueles que desejam se submeter ao julgamento popular.

Quem é quem nas eleições deste ano

O calendário eleitoral determina que os partidos têm até 15 de agosto para oficializar os registros das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o dia 16 de junho, havia 12 pré-candidatos na disputa ao Palácio do Planalto. 

Leia Também

Apesar de tantas alternativas se desenharem para a corrida presidencial deste ano, quatro pré-candidatos chamam mais atenção neste momento: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).  

A partir dos dados contabilizados pelo agregador de pesquisas do Estadão, atualizados com o levantamento do Datafolha divulgado de ontem, o cenário da corrida presidencial no momento traz Lula à frente com 47% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (PL), com 30%.

A média mostra ainda Ciro Gomes em terceiro lugar, com 8%, e Tebet e Janones empatados na quarta posição, com 2% cada. 

Os índices correspondem aos dados agregados das mais recentes pesquisas eleitorais registradas por 14 empresas no TSE.

Se considerados apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos, Lula venceria as eleições em primeiro turno se o pleito ocorresse hoje, com 53% contra 34% de Bolsonaro. 

Para que não haja segundo turno para presidente, o primeiro colocado tem de alcançar mais de 50% dos votos válidos nas urnas.

Vale lembrar que além do presidente, os eleitores também escolherão no dia 2 de outubro novos senadores, deputados federais e estaduais. O segundo turno, se houver, está marcado para 30 de outubro. 

Quem já desistiu?

Até agora oito nomes cogitados para disputar as eleições presidenciais deste ano se retiraram da disputa:

  • Alessandro Vieira, senador
  • Cabo Daciolo, ex-deputado e candidato em 2018
  • João Amoêdo, ex-presidente do partido Novo e fundador da sigla
  • João Doria, ex-governador de São Paulo
  • José Luiz Datena, jornalista e apresentador
  • Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde
  • Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
  • Sergio Moro, ex-juiz federal

Quando a campanha começa pra valer?

Como a campanha eleitoral começa oficialmente apenas em agosto, quem vai disputar a presidência é conhecido até lá como pré-candidato. 

No dia 12 de agosto, prazo final estabelecido pelo TSE, será definido o tempo de cada um no horário eleitoral gratuito em rede nacional — com base na representatividade de cada coligação no Congresso.

A partir daí, os candidatos poderão realizar comícios, divulgar números nas urnas, distribuir panfletos e publicar material de propaganda na internet. 

Quem vencer a corrida ao Planalto —  assim como os vencedores das eleições para  governador —, será diplomado pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro de 2022. 

Eleições 2022: números que impressionam

Todos os esforços são empregados para assegurar que logística e pessoal estejam prontos para atuar nos dias 2 e 30 de outubro próximos. 

Os números da estrutura montada para a eleição deste ano impressionam: estão mobilizados cerca de 22 mil servidoras e servidores da Justiça Eleitoral em todo o país, atuando no  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e nas 2.625 zonas, onde 3 mil juízes e 3 mil promotores exercem suas funções.

Para realizar o trabalho nas cerca de 460 mil seções eleitorais, um exército de cerca de 2 milhões de mesários foi mobilizado e está sendo capacitado para atender cerca de 152 milhões de eleitores credenciados para votar. 

Mais de 577 mil urnas eletrônicas estarão prontas para receber a manifestação da vontade soberana dos brasileiros sobre os rumos do seu estado e do país nos próximos quatro anos. 

Transparência nas eleições

Uma preocupação das eleições é assegurar que o voto seja registrado na urna eletrônica e contado na totalização da apuração. 

Para isso, a cada pleito, são aprimoradas as possibilidades de auditoria das urnas e dos votos nelas depositados e ainda são desenvolvidas outras etapas de auditoria.

Entre as mudanças dessa eleição está a determinação para que os códigos-fonte da urna eletrônica e do sistema de votação sejam disponibilizados com um ano de antecedência — antes esse prazo era de seis meses. 

Também foram criados a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), composta por 17 representantes de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação e representantes da sociedade civil; e o Observatório de Transparência das Eleições (OTE), que conta com a participação de 62 organizações e instituições públicas e privadas com notória atuação nas áreas de tecnologia, direitos humanos, democracia e ciência política.

A comissão apresentou ao tribunal 44 sugestões de melhorias para a transparência e a auditoria das eleições deste ano, com 32 implementadas integral ou parcialmente. 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Bolsonaro diz que vai ‘passar a faixa’ e se aposentar caso não consiga se reeleger

13 de setembro de 2022 - 5:47

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Abre o olho, presidente! Lula e Marina Silva se unem para atrair voto de Bolsonaro, Ciro e Tebet — saiba mais sobre essa aproximação

12 de setembro de 2022 - 16:46

Marina Silva deixou o PT em 2009, mas disse que, de alguma maneira, sempre esteve próxima de Lula. Agora juntos, eles querem conquistar os votos de quem acredita que Bolsonaro pode ser uma alternativa para o Brasil

ELEIÇÕES 2022

Avanço de Ciro e Simone na pesquisa BTG/FSB ajuda Bolsonaro a forçar segundo turno contra Lula

12 de setembro de 2022 - 10:35

Em segundo turno, porém, enquanto Lula venceria em todos os cenários, Bolsonaro sairia derrotado em todas as simulações da pesquisa BTG/FSB

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Lula segue 13 pontos à frente de Bolsonaro no 2º turno na pesquisa BTG/FSB

12 de setembro de 2022 - 7:14

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Propaganda barrada: ministro do TSE atende pedido de Lula e proíbe Bolsonaro de usar imagens do 7 de setembro em campanha; veja qual foi o argumento

11 de setembro de 2022 - 16:43

O ministro viu favorecimento eleitoral do candidato e atendeu a um pedido da coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para barrar as imagens

DE OLHO NAS REDES

Lula vs. Bolsonaro: no ‘vale tudo’ das redes sociais, quem está vencendo? Descubra qual dos candidatos domina a batalha e como isso pode influenciar o resultado das eleições

11 de setembro de 2022 - 7:00

A corrida eleitoral começou e a batalha por votos nas redes sociais está à solta; veja quem está ganhando

ELEIÇÕES 2022

‘Bolsonaro não dormiu ontem’: Lula comemora liderança nas pesquisas e atribui assassinato de petista a presidente ‘genocida’

10 de setembro de 2022 - 15:01

O candidato do PT afirmou que o presidente não consegue convencer a população mesmo com gastos eleitoreiros altos

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro é o candidato com maior número de processos no TSE — veja as principais acusações contra o presidente

10 de setembro de 2022 - 10:37

Levantamento mostra que o candidato à reeleição é alvo de quase 25% das ações em tramitação na Corte até o início de setembro

ELEIÇÕES 2022

7 de setembro ajudou? A distância entre Lula e Bolsonaro é a menor desde maio de 2021, segundo pesquisa Datafolha

9 de setembro de 2022 - 20:21

Levantamento foi feito após as manifestações do Dia da Independência, feriado usado pelo atual presidente para atos de campanha, algo que nunca tinha acontecido na história recente do Brasil

DINHEIRO PARA AS BASES

Decreto de Bolsonaro libera mais recursos do ‘orçamento secreto’ às vésperas da eleição

9 de setembro de 2022 - 10:58

O presidente da Câmara, Arthur Lira, e outros líderes do Centrão pressionavam Bolsonaro a liberar os pagamentos até a data das eleições

ELEIÇÕES 2022

Um novo significado de ‘imbrochável’: Jair Bolsonaro explica coro em discurso de 7 de setembro

9 de setembro de 2022 - 9:48

Em transmissão nas redes sociais, Jair Bolsonaro explicou que o coro seria uma alusão ao fato de resistir a supostos ataques diários contra seu governo

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Lula tem 45% das intenções de voto e Bolsonaro 34% — confira os novos números do Datafolha

9 de setembro de 2022 - 8:58

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: “Trump tropical”— ex-presidente dos EUA declara apoio a Bolsonaro; veja o que ele falou

8 de setembro de 2022 - 7:17

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Eleição ou Independência?

Bolsonaro faz discurso de campanha em evento do Bicentenário da Independência e, sem citar Lula, diz que Brasil terá “luta do bem contra o mal”

7 de setembro de 2022 - 12:50

Ao lado do empresário Luciano Hang, o “Véio da Havan”, e da primeira-dama, Michelle, o presidente Bolsonaro dirigiu-se aos seus apoiadores

Eleições 2022

Lula para de subir e Bolsonaro oscila para cima na nova pesquisa Quaest

7 de setembro de 2022 - 10:09

Num eventual segundo turno, Lula continua em vantagem em relação a Bolsonaro, mas estagnou em 51% nas últimas quatro pesquisas

ELEIÇÕES 2022

Questionado sobre compras de imóveis, Bolsonaro responde a jornalista: “você é casada com uma pessoa que vota em mim”

6 de setembro de 2022 - 11:58

A jornalista afirmou que a vida particular dela não estava em pauta, e lembrou que os negócios dos familiares do presidente entraram na discussão pelo fato de Bolsonaro ser uma figura pública

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Super trunfo na Economia? Marcos Lisboa é a carta namanga de Lula e do PT para conseguir o apoio da Faria Lima e de empresários

6 de setembro de 2022 - 6:39

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Apenas um candidato à Presidência tem motivos para comemorar a última pesquisa BTG/FSB

5 de setembro de 2022 - 9:50

Simone Tebet (MDB) foi a única a crescer nas intenções de voto em primeiro turno e venceria Bolsonaro em um eventual segundo turno

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Lula volta a abrir vantagem sobre Bolsonaro na BTG/FSB

5 de setembro de 2022 - 7:04

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

AGENDA CHEIA

Eleições 2022: confira como foi o domingo dos presidenciáveis e as declarações polêmicas

4 de setembro de 2022 - 16:14

Lula esteve em São Bernardo do Campo, Ciro Gomes participou de caminha em Alfenas e Simone Tebet esteve em Aparecida. Bolsonaro não divulgou a agenda do dia, mas esteve em solenidade em Brasília

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar