🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-06-06T21:41:24-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
FII SUMMIT

Quer investir em fundos imobiliários? Gestores e especialistas debatem as perspectivas para os FIIs no maior evento da indústria

Nunca é tarde para aprender e, mesmo quem já trabalha com FII há anos pode se beneficiar ao ouvir os conselhos de grandes nomes do setor

2 de junho de 2022
11:04 - atualizado às 21:41
Imagem mostra pequenas casas de brinquedo sobre pilhas de moedas, representando os dividendos pagos mensalmente pelos fundos imobiliários (FIIs)
Imagem: iStock

Pandemia, inflação, aperto nos juros e ameaças aos dividendos: não foram poucos os obstáculos que os fundos imobiliários enfrentaram nos últimos dois anos e meio. Alguns deles, como o cenário macroeconômico desfavorável, ainda são uma pedra no sapato da indústria.

Mas, ainda assim, os FIIs não deixaram de atrair novos investidores nesse período. O número de investidores com posição em custódia saltou dos 645 mil para 1,648 milhão — uma alta de 155,5% — entre dezembro de 2019 e abril deste ano, de acordo com dados da B3.

Com tanta gente chegando em um período turbulento, o desempenho dos fundos na bolsa não deixou de refletir a inexperiência dos novos cotistas. Mas a boa notícia é que nunca é tarde para aprender e, mesmo quem já trabalha com FII há anos, pode se beneficiar ao ouvir os conselhos de grandes nomes do setor.

Cota caiu: é hora de vender?

Para quem se assusta ao ver as cotas caindo e já pensa desmontar a posição no ativo, Juliano Custódio, CEO da EQI Investimentos, aconselha: “trace paralelos com o investimento tradicional em imóveis”.

Durante sua participação no evento FII Summit, Custódio deu um exemplo: se não é hora de vender uma sala comercial quando o preço está baixo, também não é recomendado desfazer-se de fundos imobiliários só porque estão em queda.

Pelo contrário: o movimento pode ser uma oportunidade de comprar mais cotas com desconto, disse ele na última quarta-feira (1), no painel “Perspectivas do setor imobiliário brasileiro pós-pandemia”. 

Reunindo os gigantes dos fundos imobiliários

Esta e outras lições foram absorvidas por quem compareceu ao primeiro dia do evento, que é promovido pela assessoria de investimentos em parceria com a Monett e a Exame. A segunda edição do FII Summit reuniu alguns dos maiores estrategistas de fundos para debater as perspectivas para diversos segmentos.

Além do CEO da EQI, outros especialistas abordaram as particularidades e previsões para fundos de papel, que investem em títulos atrelados ao setor imobiliário, e de tijolo, cujo patrimônio está em ativos reais.

Essa última classe, aliás, foi a que mais sofreu desde o início da pandemia. Com shoppings fechados e empresas entregando escritórios para cortar custos, os fundos desse tipo despencaram na B3 e, mesmo após a reabertura, seguem com as cotas descontadas.

“O mercado está ruim para tijolo, mas tem muito tijolo abaixo do valor patrimonial”, destacou o CEO da EQI. De volta ao exemplo da sala comercial, Custódio explicou que quando está mais barato adquirir um novo imóvel do que construir outro igual, é hora de comprar.

Para quem seguir o conselho, Giancarlo Nicastro, CEO da Siila e outro participante do painel, apontou uma direção: “escritório foi o segundo segmento mais afetado pela pandemia, mas eu aposto muito nos offices. Acho que eles ainda surpreenderão muito”.

Os REITS, “primos” norte-americanos dos FIIs, também entraram na agenda, assim como os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) — classe que, por ter se popularizado recentemente, atrai, e, ao mesmo tempo, confunde os investidores.

Ainda dá tempo de participar

“Desde a versão online no ano passado, que atingiu mais de 30 mil pessoas, o FII Summit já tinha se consolidado como o maior evento de fundos imobiliários do país. Ele acompanha a trajetória do número de investidores da indústria, que, de 2018 pra cá, se multiplicou em quase dez vezes”, declara Felipe Paletta, sócio e analista de FIIs da Monett.

Neste ano, o evento aposta no formato híbrido para superar o público alcançado. Quem não pôde comparecer ao primeiro dia, que foi presencial, poderá assistir à gravação dos painéis e outros conteúdos inéditos nesta quinta-feira (2) e na próxima sexta-feira (3).

Para fazer a inscrição e acompanhar a parcela online da segunda edição do FII Summit, basta acessar este link.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies