Os “ajustes” no quadro de pessoal neste ano não aconteceram somente nas startups ou entre as gigantes de tecnologia, que protagonizaram grande parte das demissões recentes.
E, seguindo o mesmo caminho, a XP também entrou na lista de empresas que sofreram reduções no quadro de funcionários. Segundo relatos de ex-colaboradores no LinkedIn, diversas áreas foram afetadas, entre elas, experiência do usuário (UX), comunicações, engenharia de software e finanças.
“Devido ao cenário político-econômico mundial, o fantasminha do layoff [termo em inglês para demissão em massa] acabou passando por mim também.
Fui desligado no processo de reestruturação da XP”, relatou um dos ex-funcionários afetados na rede social.
Outras pessoas que também foram alvo da demissão afirmam que a “notícia era bem inesperada” e mencionam até enxugamento de equipes da empresa.
O movimento de demissões tem acontecido há, pelo menos, duas semanas e afetou funcionários em diferentes níveis de senioridade e anos de casa. Contudo, ainda não há informações de quantas pessoas foram desligadas.
A XP, segundo a página no LinkedIn, possui cerca de 9,6 mil funcionários.
Procurada pelo Seu Dinheiro, a assessoria da corretora afirmou que as demissões são pontuais e fazem parte de “um movimento natural” do mercado. A empresa não confirmou as áreas afetadas.
- De novo? Loft faz terceira demissão em massa somente neste ano — novo corte atinge mais de 300 funcionários
- Ninguém fica ileso: Morgan Stanley demite 2% da equipe global. Mas a queda da bolsa não é a única razão dos cortes
- É o fim das big techs? Saiba por que as gigantes de tecnologia estão demitindo
Antes das demissões: onda de contratações na XP
A XP, assim como outras empresas do setor financeiro, apostaram nas contratações, sobretudo, na área de tecnologia no último ano.
Em 2021, a corretora contratou mais de mil profissionais na área de tecnologia, o que correspondeu a 45% das admissões da empresa naquele período.
Somente a área de engenharia de software — uma das afetadas pelos cortes nas últimas semanas — foi responsável por adicionar 500 pessoas no quadro de colaboradores da XP.