Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2022-01-05T11:32:35-03:00
Ricardo Gozzi
O FUTURO É AGORA

Muito além do Walkman: Sony entra de vez no jogo dos carros elétricos e ações disparam em Tóquio

Conglomerado japonês lança novo carro-conceito com a intenção de aproveitar as vantagens de suas próprias tecnologias de inteligência artificial e robótica

5 de janeiro de 2022
11:32
Sony VISION-S 02
Sony VISION-S 02 - Imagem: Divulgação

A crescente procura por carros elétricos pelo mundo levou o conglomerado japonês Sony a anunciar a criação de uma unidade exclusiva de EVs.

O anúncio da Sony veio à tona em conjunto com a revelação do segundo protótipo de automóvel elétrico da empresa.

Em reação às notícias, as ações da Sony saltaram cerca de 5% na bolsa de Tóquio.

Carro-conceito é similar a um SUV

O presidente e CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, apresentou o VISION-S 02 em evento de tecnologia realizado na noite de ontem em Las Vegas, nos EUA.

O VISION-S 02 é um carro-conceito de sete lugares, semelhante a um SUV movido exclusivamente a eletricidade.

Ele se junta ao VISION-S 01, um carro-conceito elétrico revelado ano passado pela empresa japonesa.

A Sony Mobility entra em cena

Mais importante que o carro-conceito, porém, é a criação da Sony Mobility.

No Brasil, a Sony é mais conhecida por suas avançadas tecnologias de áudio. Por décadas, ela dominou os corações e as mentes dos jovens com seus cobiçados Walkmans e aparelhos de som. Até surgirem a música digital e o iPod. Mas a empresa japonesa vai muito além disso.

A unidade de carros elétricos sob o guarda-chuva do Grupo Sony reposiciona o conglomerado na construção de um cenário ainda embrionário no qual os motores elétricos devem acabar por substituir os motores a combustão.

Por meio de nota, o conglomerado japonês informou que a Sony Mobility “terá como objetivos fazer o melhor uso das tecnologias de inteligência artificial e robótica [desenvolvidas internamente], ajudar a concretizar um mundo onde todos possam viver em harmonia com robôs diariamente, encher as pessoas de emoção e contribuir para a sociedade”.

Primeiros passos

Ainda não está claro se os veículos serão produzidos em grande escala. “Estamos explorando um lançamento comercial do EV da Sony”, disse Yoshida durante entrevista coletiva.

No momento, a Sony realiza testes de pista na Europa com vistas a lançar sistemas avançados de assistência ao motorista.

Vendas de carros elétricos em crescimento

O fato é que a Sony entra no jogo dos carros elétricos em um momento no qual as vendas desse tipo de automóvel crescem em todo o mundo.

No início da semana, a Tesla informou ter entregado 936 mil veículos elétricos ao longo do ano passado. Isso representa um aumento cerca de 87% em 2021 na comparação com cerca de meio milhão de entregas em 2020.

Ontem, as ações da Ford atingiram a cotação mais alta em 20 anos depois de a montadora ter anunciado a duplicação da capacidade de produção da linha de montagem da F-150 Lightning, picape elétrica desenvolvida pela empresa norte-americana.

Na China, maior mercado de carros elétricos da atualidade, a Evergrande aposta nos EVs para tentar sair da crise – apesar de ainda não ter colocado nenhum de seus carros-conceito no mercado.

E o Brasil?

Nesse contexto, o Brasil ainda está bastante atrás das principais economias do mundo.

No fim do ano passado, nossa repórter Lucia Camargo Nunes esmiuçou o cenário dos EVs no Brasil e explicou tudo o que é necessário levar em conta para se ter um carro elétrico por aqui – além de explicar se compensa ou não.

Ela também descobriu qual o modelo de carro elétrico mais barato à venda no Brasil e quanto custa ter um Tesla na garagem.

O fato é que o carro elétrico pode até parecer, hoje, componente de um cenário demasiadamente futurista. Mas, com montadoras novas e tradicionais se posicionando para esse futuro, o mais provável é que mais cedo ou mais tarde você venha a precisar se informar sobre isso, seja por questões ambientais, financeiras ou mero status social.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

MÚSICA NO FANTÁSTICO

Unilever recebe mais um não da Glaxo para oferta de US$ 68 bilhões por divisão que produz Advil; entenda o caso

Se fosse concretizado, o acordo seria o maior em termos globais desde o início da pandemia de covid-19

EFEITOS COLATERAIS

Ômicron e seus investimentos: variante do coronavírus terá efeitos distintos sobre empresas de saúde na bolsa; saiba quais são eles

Planos de saúde devem enfrentar um cenário menos favorável dado o aumento dos índices de sinistralidade e pressão sobre os custos

FOI DADA A LARGADA

Petrobras (PETR4) e Novonor iniciam oficialmente processo para vender participações na Braskem; veja quanto a operação bilionária pode levantar

O pedido de registro para a oferta pública secundária, que será realizada no Brasil e no exterior, foi publicado na madrugada deste sábado (15) na CVM

INCENTIVO À MUDANÇA

Meca das criptomoedas? Estado americano tenta atrair trabalhadores com pagamento em bitcoin (BTC)

Iniciativa acontece em meio a explosão de crescimento no setor de tecnologia, especificamente naquelas habilitadas para blockchain

HEY, BROTHERS!

BBB é ‘fábrica de milionários’: prêmio de R$ 1,5 milhão é fichinha perto da fortuna que ex-participantes constroem; veja como Juliette, Gil do Vigor e outros ficaram ricos após reality

A edição de 2022 do BBB começa na próxima segunda e pode conceder o título de milionário a mais pessoas; veja quem já conseguiu se consagrar com a participação na casa mais vigiada do Brasil

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies