Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
MAIS UM “PERDÃOZINHO” DA BOLSA

Menos Multilaser (MLAS3) em circulação! Empresa ganha aval da B3 para diminuir free float e recomprar ações na bolsa; entenda o que isso significa

Regra do Novo Mercado da B3 exige pelo menos 25% das ações da companhia em circulação, mas a bolsa permitiu que a Multilaser opere com apenas 17% em negociação no mercado

Multilaser MLAS3
Multilaser - Imagem: Divulgação

Quem não tem planos para o futuro, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de empresas na bolsa, novos projetos para conquistar investidores fazem parte do dia a dia das companhias, e não é exceção com a Multilaser (MLAS3). Mas a empresa precisou de um “perdãozinho” da B3 para colocar os planos em prática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vamos por partes. Quando uma companhia decide abrir capital no Novo Mercado — o segmento com regras mais rigorosas de governança corporativa da B3 —, existe um percentual mínimo de 25% de papéis que devem circular no mercado, também chamado de free float

Mas a Multilaser está de olho em gerar valor para os acionistas e planeja fazer uma recompra de ações. Por isso, a companhia pediu um “tratamento excepcional” para a B3 para diminuir esse percentual temporariamente — e a bolsa decidiu aprovar o pedido.

O aval da B3 também vai permitir aos controladores da empresa de eletroeletrônicos e informática comprarem ações no mercado — um aparente sinal de confiança na companhia.

Menos ações da Multilaser (MLAS3) em circulação

A Multilaser já atua fora dos padrões exigidos pela bolsa desde que fez seu IPO em julho do ano passado, quando conseguiu que apenas 21% das suas ações circulassem no mercado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a companhia teve que solicitar uma permissão para continuar operando com esse número temporariamente, o que já havia sido aprovado pela B3.

Leia Também

REAÇÃO AO RESULTADO

Banco do Brasil (BBAS3): se pode piorar, vai piorar? Balanço acende alerta sobre crédito — e risco agora não está só no agro

BUSCA DE OPORTUNIDADES

Edge é arma secreta da Compass (PASS3) com alta de preços de combustíveis pela guerra

Agora, a empresa tem novos planos e quer recomprar parte de suas ações no mercado, o que diminuirá ainda mais a quantidade de papéis em circulação.

Por isso, a Multilaser atualizou o seu pedido para a B3 para encolher ainda mais o free float. 

A solicitação basicamente consiste em manter um percentual mínimo de 17% do seu capital social durante um período de tempo para tornar possível essa recompra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que, quanto menor o free float, menor será a liquidez e maior a volatilidade do ativo, uma vez que temos menos papéis em circulação e uma maior concentração das ações.

Recompra de ações da Multilaser

A menor liquidez com a redução do percentual de ações em circulação pode não ser uma boa notícia para o acionista da Multilaser (MLAS3). Mas a recompra de ações, por outro lado, costuma ter um efeito positivo sobre os papéis. 

Não existe só um motivo que leva uma empresa a anunciar um programa de recompra. Entre eles, estão:

  • A empresa acredita que suas ações estão baratas ou mal avaliadas pelo mercado;
  • A companhia precisa distribuir ações aos executivos como bônus e não quer emitir novos papéis;
  • Ela quer gerar valor ao acionista que continua em sua base, apesar da instabilidade do mercado.

Quando uma empresa lança um programa desse tipo, os papéis que são adquiridos deixam de circular na bolsa de valores e passam a ser mantidos em tesouraria. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, existe um limite de ativos que podem ficar em tesouraria, que corresponde a 10% do total de ações em circulação no mercado.

No pedido de perdão à B3, a Multilaser também obteve aval para os próprios controladores  comprarem ações da companhia além da quantidade máxima permitida pela bolsa. Ou seja, os donos da empresa de eletrônicos aparentemente também veem o preço atual como atrativo.

No pregão de hoje, as ações da Multilaser (MLAS3) eram negociadas em alta de 0,98% por volta das 11h05, a R$ 6,20. Desde o IPO, os papéis acumulam desvalorização de mais de 52% na bolsa.

Condições da B3 para diminuir o free float da empresa

A B3 autorizou a Multilaser a ficar fora das regras do Novo Mercado, com algumas condições. A primeira delas é que a empresa deve voltar ao mínimo de 25% até 23 de fevereiro de 2023. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda é que, enquanto a companhia mantiver o percentual abaixo de 25%, ela deverá divulgar até 31 de julho de cada ano um relatório com informações ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).

Além disso, a Multilaser terá que contratar um formador de mercado, que nada mais é do que uma corretora que vai manter ofertas de compra e venda regulares durante as negociações na bolsa.

A empresa informou que já está acertando os termos com o formador, que deve começar a prestar seus serviços entre os dias 11 e 15 de abril de 2022.

A justificativa da bolsa foi justamente possibilitar que a companhia execute os planos corporativos que ela tinha em mente: a recompra de ações e a aquisição do excedente do limite de ações que a empresa pode manter em tesouraria.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lançamento da Azzas 2154 na B3 13 de maio de 2026 - 15:50
petrobras petr4 dividendos ações 13 de maio de 2026 - 15:01
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 12 de maio de 2026 - 16:00
Magda Chambriard em primeiro plano com painel branco atrás, com os dizeres Petrobras 12 de maio de 2026 - 15:39
12 de maio de 2026 - 12:56
12 de maio de 2026 - 11:37
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia