🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

MANIPULAÇÃO DO ZUCK?

Até onde Mark Zuckerberg iria na disputa com o TikTok? Dona do Facebook está pagando para virar os americanos contra a rede social

Meta contratou uma das maiores empresas de consultoria do país para orquestrar uma campanha anti-TikTok nos EUA, incluindo fake news e notícias a favor do Facebook

Mark Zuckerberg
Entenda a estratégia da empresa de Zuckerberg contra o TikTokImagem: TIME

Não é novidade para ninguém que a crescente popularidade do TikTok vem assustando Mark Zuckerberg. Mas até onde o dono da Meta/Facebook (FBOK34) iria na competição pela posição de rede social favorita dos usuários? Ao que parece, a resposta é: longe, bem longe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Meta está mobilizando uma campanha nos Estados Unidos para convencer a população que a rede social rival é uma ameaça às crianças americanas e virar o público contra o TikTok, de acordo com informações do jornal The Washington Post.

O Facebook está tão determinado em reconquistar público jovem que está pagando — muito dinheiro, diga-se de passagem — a Targeted Victory, uma das maiores empresas de consultoria do país, para orquestrar a campanha nacional.

A campanha de Zuckerberg contra o TikTok

A campanha da Meta usa os veículos da imprensa dos Estados Unidos para espalhar as campanhas anti-TikTok — e a Targeted Victory contratou dezenas de empresas de relações públicas no país para ajudar a influenciar a opinião pública contra o TikTok.

Basicamente, os esforços consistem em levantar suspeitas sobre o aplicativo chinês através de artigos de opinião e cartas ao editor nos meios de comunicação norte-americanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As notícias destacavam o TikTok como um aplicativo estrangeiro extremamente ameaçador, que coletava e compartilhava os dados dos seus usuários, que são, na maioria, adolescentes e jovens.

Leia Também

AGENTES DE IA

O próximo concorrente de Visa e Mastercard pode não ser um banco, mas uma inteligência artificial

BENEFÍCIOS

A próxima batalha dos bancos é pelo mercado de vale-refeição (VR) e vale-alimentação (VA)

“A Targeted Victory precisa passar a mensagem que, embora a Meta hoje seja o saco de pancadas da população, o TikTok é a verdadeira ameaça, especialmente por ser um aplicativo de propriedade estrangeira que é o número 1 no compartilhamento de dados dos jovens que estão usando”, escreveu um diretor da empresa em um e-mail enviado em fevereiro.

Os profissionais de relações públicas que ajudaram nas campanhas contra o aplicativo chinês também conseguiram emplacar artigos de opinião contra o TikTok por todo o país.

Fake news e publicidade

Além disso, a campanha ligava a rede social a vídeos e desafios que incentivavam certos comportamentos perigosos para os adolescentes norte-americanos para representar os supostos danos gerados pelo aplicativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Algum exemplo local de tendências/histórias ruins do TikTok em seus mercados?”, questionou um funcionário da Targeted Victory por e-mail.

Um exemplo disso é a notícia sobre uma suposta “trend” de “dar um tapa no professor” — que, na verdade, nunca existiu na plataforma, e os rumores sobre isso começaram no próprio Facebook.

“O sonho seria obter histórias com manchetes como 'Das danças ao perigo: como o TikTok se transformou na rede social mais nociva para as crianças'”, disse o funcionário.

A ideia era justamente pressionar os repórteres de política, legisladores e políticos locais para ajudar a derrubar o maior concorrente de Zuckerberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também fazia parte das funções da Targeted Victory espalhar notícias e mensagens que beneficiassem a Meta e as empresas de sua propriedade em jornais locais, rádio e televisão.

Um dos exemplos foi a campanha do Facebook para apoiar negócios e empreendimentos de propriedade de negros.

“A Targeted Victory representa a Meta há vários anos e estamos orgulhosos do trabalho que fizemos”, afirmou a companhia.

A disputa entre o TikTok e a Meta por tempo de tela dos usuários

Não é à toa que Mark Zuckerberg está preocupado com a concorrência. Hoje, o Facebook é considerado “cringe” e deixado de lado por muitos jovens, com sua popularidade despencando entre os mais novos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, a briga de gigantes pela atenção do público jovem e pelo tempo de rolagem nas redes sociais está entre o Instagram e o maior rival de Zuck, o TikTok.

Mas o aplicativo chinês está crescendo cada vez mais e, de acordo com um relatório interno, os adolescentes passam em torno de 26 horas na rede social.

Isso significa que os jovens gastam cerca de duas a três vezes mais tempo nele do que no Instagram, que ficou com apenas 8 horas da atenção dos adolescentes.

“As pessoas têm muitas opções de como querem gastar seu tempo, e aplicativos como o TikTok estão crescendo muito rapidamente”, disse Mark Zuckerberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de The Washington Post

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem que traz ao fundo prédios da Casas Bahia, da Brakem, da Oi e do Pão de Açúcar. Ao centro, Tatiana Flores, advogada sócia do LDCM Advogados, e a frase: Epidemia de RJs na parte inferior da imagem 4 de setembro de 2026 - 15:33
Sede do IRB(Re) 4 de setembro de 2026 - 11:02
Sabesp pressão da água 4 de setembro de 2026 - 10:30
Revolut. 3 de setembro de 2026 - 16:24
Escritório do Banco Master. 3 de setembro de 2026 - 12:42
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar