🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

TOP 10 NA AMÉRICA LATINA

Tchau, CTEEP (TRPL4)! Por que o BofA recomenda a venda de uma das principais pagadoras de dividendos da bolsa?

O Bank of America soltou relatório com 10 ideias de investimento para a América Latina — são sete recomendações de compra e três de venda

Torres de transmissão de energia
BofA recomenda a venda de CTEEP (TRPL4). Imagem: Shutterstock

A Isa CTEEP (TRPL4) está na lista das grandes pagadoras de dividendos da bolsa brasileira. Mas fazer chover proventos na carteira dos acionistas todo fim de trimestre não é o suficiente para o Bank of America indicar a compra das ações da transmissora de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do robusto balanço da CTEEP, os analistas do BofA recomendam a venda das ações da empresa, por projetarem que a companhia terá um desempenho mais fraco em 2022.

O que fez o BofA recomendar a venda de CTEEP (TRPL4)?

A análise considera dois pontos. O primeiro deles é o ambiente altamente competitivo no setor de transmissão de energia, ao mesmo tempo que a CTEEP (TRPL4) tem planos ambiciosos de crescimento em 2022.

“Acreditamos que as ações devem ter um desempenho inferior nos próximos meses, combinada a um valuation esticado e uma visão mais construtiva sobre a situação no Brasil”, diz o relatório.

Dito isso, o BofA projeta que duas das principais empresas do setor de energia, a CTEEP e a Taesa, vão negociar com um prêmio em relação aos títulos públicos atrelados à inflação (NTN-B) de longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Menos dividendos da CTEEP (TRPL4) em 2022

Os dividendos também entraram como um critério para os analistas. 

Leia Também

PERDEU O ENTUSIASMO

Intelbras (INTB3): ação ainda pode subir 22%, mas JP Morgan já não recomenda compra; confira os motivos

GORDURA NO CAPITAL?

Méliuz (CASH3) diz que tem capital demais e quer ‘cortar’ R$ 160 milhões da própria conta; entenda

O BofA espera que a CTEEP seja a transmissora de energia com a menor taxa de dividendo (dividend yield) na média de 2022 e 2023, com um percentual de apenas 5%.

Enquanto isso, a expectativa é que as rivais Taesa (TAEE11) e Alupar (ALUP11) cheguem a um dividend yield de 8,1% e 7,4%, respectivamente.

Isso porque, quanto menor for a taxa, menos atrativa será a ação para o investidor com foco no recebimento de proventos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que, no exercício de 2021, a companhia distribuiu cerca de R$ 1,31 bilhão em dividendos e juros sobre capital próprio (JCP), sem considerar os dividendos intermediários sobre reservas.

No período, a empresa teve um dividend yield de 8,2%, considerando o preço de fechamento da ação do último pregão do ano passado.

Se formos considerar todos os proventos distribuídos pela CTEEP, a taxa de dividendos chegaria a 11,5%.

As ideias do BofA para a América Latina

A carteira de ideias do BofA para a América Latina nos próximos quatro meses inclui sete recomendações de compra e três de venda. Do total, quatro das ações recomendadas para compra são brasileiras, enquanto duas de venda são do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a carteira do Bank of America:

CompraVenda
Bajio (MXN: BBAJIOO) — MéxicoIsa CTEEP (TRPL4) — Brasil
Eletrobras (ELET6) — BrasilPorto Seguro (PSSA3) — Brasil
Itaú (ITUB4) — BrasilSouthern Copper (NYSE: SCCO) — EUA
GCC (MXN: GGC) — México
Petrorio (PRIO3) — Brasil
Tenaris (NYSE: TS) - Luxemburgo
Suzano (SUZB3) — Brasil
Fonte: BofA

Leia também:

MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabesp pressão da água 4 de setembro de 2026 - 10:30
Revolut. 3 de setembro de 2026 - 16:24
Escritório do Banco Master. 3 de setembro de 2026 - 12:42
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Bandeira de Minas Gerais, do Brasil e da Cemig em prédio 31 de agosto de 2026 - 10:52
Logo Natura (NATU3) e gráfico de ações ao fundo 31 de agosto de 2026 - 9:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar